sábado, 19 de dezembro de 2009

2009 - A Redenção do Futebol Carioca no Cenário Nacional.

Primeiramente como bom carioca quero dizer que 2009 foi um ano muito bom para os clubes da "Cidade Maravilhosa" e mesmo eu sendo um ... vascaíno convicto ... fiquei satisfeito com o título do "Urubu", porque assim foi quebrada a hegemonia do futebol paulista no Brasil. E São Paulo F.C, ganhar quatro campeonatos seguidos não seria justo, mesmo porque porque não mereciam. Na verdade, os três títulos da "Era Muricy", o São Paulo já não foi aquilo tudo, imaginem quatro vezes, seria algo assim insuportável, aturar aquela torcida pequeno burguesa do Morumbi e sem qualquer sombra de dúvida, eu fico muito mais feliz quando vence um time de massa, do povão, aí vale a pena, é um alento para os trabalhadores, para operariado que se vêem nos chamados clubes de massa, em meio a sua luta diária pela sobrevivência.

E o meu Vascão ... foi campeão da Série B e está retornando com força total para a Série A, sem dúvida foi ruim termos ido para a Segundona, mas era algo que já estava a acontecer a uns 03 ou 04 anos e acabou acontecendo justamente de 2008 para 2009. E agora o clube está se reestruturando e buscando os recursos necessários para novas e grandes conquistas.

Porém, o mais interessante é que em dado momento da Serie B, o Vasco, chegou a estar em 8o. lugar na e a nossa querida imprensa paulista, dizia que o Vasco não iria subir e ainda enchiam a boca para apostar nos seus representantes: Guarani, Ponte Preta, Portuguesa, Bragantino e São Caetano. Mas além disso contavam como certo com o descenso do Botafogo e do Fluminense. Mas como ... a Justiça é infinita ... o Vascão faturou a Série B e dos paulistas acima só o Guarani subiu e diga-se de passagaem o time de Campinas/SP, fez um excelente campeonato e mereceu o acesso com Louvor.

Fluminense, é um exemplo, uma história que deve inspirar cada brasileiro para lutar com mais afinco, garra e dedicação em meio aos seus problemas e dificuldades da vida. O time tinha 98% de chance de cair para a Segundona e com muita raça, foi ... matando um "Leão" por dia ... e na última rodada conseguiu o impossível e a grande Lição é: "O impossível é algo que vez por outra acontece".

E o Botafogo (Fogão), também se safou na última rodada eliminando o Palmeiras que tinha mais de 90% de chances de ser campeão, mas que no final das contas, não se classificou nem sequer para a Libertadores, o problema do Palmeiras, foi não ter efetivado o auxiliar técnico Jorginho, como treinador em definitivo e ter trazido o Muricy a "peso de ouro". E além disso, a contratação do Vágner Love, foi completamente infeliz, porque jogador de futebol, em sua grande maioria, mas com algumas honrosas exceções, é claro ... são egocêntricos, cheios de estrelismo e vaidades e quando o Vágner Love, chegou vindo da Rússia, ganhando uma bolada por mês, o time não jogou mais, a máquina alvi-verde, simplesmente parou!

E por último referente ao futebol carioca, a "cereja do bolo", o América F.C, o nosso querido "Amériquinha", o segundo time do coração de todo mundo do RJ, este foi campeão da 2a. Divisão do RJ e em 2010, volta para a primeira divisão do futebol carioca e conta com Romário como Managger do Clube e para o ano que vem  contratou o Bebeto, aquele do Tetra para ser o novo treinador.

Agora fica a expectativa que no ano novo, os times do Rio de Janeiro, façam bonito e conquistem a Libertadores, Copa do Brasil, o Brasileirão e tudo mais que for possível, mas para tanto precisam se estruturar melhor e ter uma gestão mais efetiva e funcional do futebol em 2010.

sábado, 12 de dezembro de 2009

"Tente outra vez ..."

Veja! Não diga que a canção está perdida, tenha em fé em Deus, tenha fé na vida, tente outra vez!... Tente! (Tente!) e não diga que a vitória está perdida. Se é de batalhas que se vive a vida Han!Tente outra vez!...

Há alguns dias atrás assisti um documentário na televisão sobre Raul Seixas com vários depoimentos sobre a vida dele e um que chamou muito a minha atenção e de várias pessoas também, foi um empresário que estava falido, entrou no quarto pegou uma arma ligou o rádio no último volume para então fazer o disparo fatal, mas estava tocando justamente ... Tente outra vez ... e aquilo mexeu com aquele homem que não perdeu a coragem de atirar e saiu dali diposto a tentar mais uma vez e deu certo na vida, tudo por causa de uma canção certa e na hora certa.

Neste exato momento eu passo por um momento de revés na minha vida, neste ano de 2009, fiz a minha quarta tentativa de entrar no mestrado em História da UFSC e mais uma vez, fui reprovado e nessas horas passa de tudo na cabeça da gente, não chega ao exagero do suicídio, mas deixa a gente frustrado, triste, chateado, aborrecido e descrente em muitas coisas, até na própria vida.

Em 2006 eu fui reprovado na língua estrangeira e naquela época valia somente o inglês e sem o certificado de Proficiência, mesmo com o projeto pronto, não pude nem me inscrever, a língua estrangeira me reprovou logo de saída. Em 2007, como não tinha condições de pagar um curso de inglês, comecei atrabalhar traduções de textos sozinho, assitir filmes com aúdio em inglês e legendas em português e me virei e consegui passar na prova de proficiência, mas quem disse que a vida é fácil ... o meu projeto sumariamente foi reprovado. Depois de um tempo compreendi que o meu tema sobre "Os Operários da Indústria Gráfica Juerp - a relação entre o protestantismo e a ditadura militar no Rio de Janeiro (1964 – 1982)"; este não seria viável porque os batistas não deixariam eu ter acesso as fontes e os pastores ligados a administração da gráfica de uma maneira hipócrita diziam ser idosos e não se lembrarem de nada daquela época porque não era interessante para eles, logos não haveria como este projeto ser aprovado, visto que eu não tinha de fato as fontes em mãos!

Mas em 2008 com um tema novo envolvendo a esquerda política na America do Sul, envolvendo os companheiros Lula, Hugo Chávez e Evo Morales e atual esquerda no contexto sul-americano, o projeto foi aprovado, mas como não estudei direito os livros da prova teórica e numa postura de exagerada auto-confiança, fui o primeiro a entregar a prova, mas ao término de tudo fui reprovado.

E por último em 2009, refiz o projeto de uma maneira impecável, bem, amarradinho, 100%, revisado por outras pessoas e tudo mais, estudei muito para a prova escrita e o que acontece ... me reprovam na prova escrita, na qual a nota mínima para aprovação é 7,0 e mediante as perguntas e o conteúdo que eu estudei não haveria como eu tirar menos do que isso na prova e o interessante é que eles não divulgam quanto cada um tirou na prova e nem dão o direito a revisão de prova ... muito estranho! De fato o Brasil é o país do Q.I (Quem indica), mas o que resta desta festa ... tentar outra vez conforme Raul Seixas.

Para 2010 irei reescrever mais uma vez o meu projeto, publicar vários artigos científicos, fazer muitos cursos de aperfeiçoamento e além de concorrer na UFSC de novo, vou preparar um projeto para concorrer na UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) e assim multiplico por dois as minhas possibilidades de passar!

Estou triste, arrasado e com coração pesado, mas só me resta ou sair de cena ou levntar do chão, sacudir a poeira e dar a volta por cima!!!

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PIB ou FIB: as lições do Butão.

PIB ou FIB: as lições do Butão
Susan Andrews - (Reportagem da Revista Época No.501)

Visualize um reino de deslumbrantes cumes nevados, com leopardos e iaques vagando pelas montanhas. Com vastas florestas intocadas, onde o contentamento é mais valorizado que o comércio, e um sábio rei que declara que a felicidade de seus súditos é mais importante que a produção econômica.

Um conto de fadas? Um sonho da imaginação? Um reino virtual no Second Life? Nada disso. Estou falando de um lugar real, com pessoas verdadeiras – o reino do Butão, no Himalaia.

O Butão tem capturado a atenção mundial por sua inovadora mensuração da FIB (Felicidade Interna Bruta), em vez de PIB (Produto Interno Bruto). Por décadas, o PIB, índice de progresso que soma todas as transações econômicas de uma nação, tem sido criticado, mais recentemente numa conferência da Comissão Européia, em Bruxelas. O PIB não somente falha em contabilizar os custos ambientais, mas também inclui formas de crescimento econômico que são prejudiciais ao bem-estar da sociedade. Por exemplo, despesas com atendimento médico, crime, divórcio e até desastres como o Katrina são computadas como um aumento do PIB!

A FIB vai um passo além. Ela situa a felicidade como o pivô do desenvolvimento. Desde a época de Aristóteles, e indo até a Declaração da Independência dos Estados Unidos, muitas sociedades consideraram a busca da felicidade um direito fundamental de todos os cidadãos. E agora, em pleno século XXI, o rei do Butão, Jigme Singye Wangchuk – uma das cem pessoas mais influentes do mundo, segundo a lista da revista Time –, disse que a FIB é o alicerce de todas as políticas de desenvolvimento do governo.
________________________________________

Na Edição No. 501 da revista consta esta reportagem sobre o Butão, um país asiático que está mais preocupado com a Felicidade da sua população do que toda a riqueza que o país pode produzir ao longo de 01 ano e isto é algo muito louvável!

Geralmente as pessoas em sua individualidade estão muito mais preocupadas em acumular bens e ganahar dinheiro, muito mais do que qualquer outra coisa nesta vida e em alguns casos, não é em todos os casos, mas nessa luta pela estabilidade financeira e pela aquisição de bens duráveis, nem sempre a Felicidade nem sempre encontra guarida neste coração que não está prioritariamente ... "A Procura da Felicidade", mas está literalmente correndo atrás do pote de ouro no final do arco íris.

Conforme no Filme do fantástico ator Will Smith, creio que a maior prioridade do ser humano deveria ser a Felicidade, assim como os butaneses já fazem, porque quem possui a Felicidade terá condições de reaçlizar-se muito mais facilmente, porque as pessoas são assim, quanto mais têm ... mais querem e entram num círculo vicioso que não tem fim, isso torna-se uma busca insaciável.

Não estamos combatendo uma estabilidade econômica, a riqueza, o conforto e a comodidade, mas alertando que a Felicidade está nas coisas mais simples da vida e com isso a tal felicidade acaba passando dasapercebida na vida de muita gente. Muitos viverem uma vida inteira correndo atrás de luxo, ouro e riquezas e não abriram espaço em seus corações para a FELICIDADE!!!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

2012

Nestes últimos dias entrou em cartaz mais um filme escatológico, intitulado:2012 que a partir de uma eventual profecia do povo Maia (México), o mundo teria o seu fim no ano de 2012 e a trama desta película funciona com catástrofes naturais que remetem ao fim do mundo.

Mas ... e se o mundo acabasse mesmo em 2012? O que mudaria hoje na sua vida??? Será que o ser humano teria uma postura melhor? Seria mais gentil, mais amigo, mais tolerante ou simpático para com os outros???

Isso porque em meio a correria da Pós-modernidade deparamo-nos em nosso cotidiano com muita gente grosseira, mal educada, stressados e agressivos, sendo que, com belíssimas e honrosas exceções.

No entanto acredito que seria uma oportunidade das pessoas em geral reverem a sua conduta, o seu estilo de vida, as suas prioridades e de alguma maneira melhorar a sua qualidade de vida e as suas relações humanas e prioridades.

Mas quem já está comprometido com o mal, a tendência é que fizessem as maiores atrocidades possíveis, crimes, delitos e atitudes cruéis e desonestas, considerando que seria o fim mesmo e que não teriam nada mais a perder.

Entretanto para as "pessoas de bem", aqueles que mesmo nessa sociedade que muitas das vezes nos surpreende negativamente pela sua hipocrisia, omissão e covardia, mas aqueles que ainda estão de alguma forma ligados ao bem, a ética, a dignidade humana e o respeito para consigo próprio e para com o próximo seria uma grande opoertunidade de aparar as arestas com os desafetos, perdoar os erros do passado, estender a mão aos necessitados, em casa fazer mais pelos seus e expressar os seus sentimentos aquelas pessoas que amamos de verdade que são a nossa família, os amigos e outros que passam pela nossa vida e assim creio faríamos muitas coisas boas que não fazemos cotidianamente.

E por que não termos essa postura no dia de hoje? Porque somente num eventual fim do mundo iríamos ser mais humanos, mais amigos e mais responsáveis de uma maneira em geral, mas na verdade hoje mesmo podemos muito bem sermos pessoas muito melhores do que somos hoje, só depende única e exclusivamente de você e de mais ninguém. Não espere pelo fim do mundo para promover essas mundanças para melhor em sua vida e na de quem está ao seu redor, daquelas pessoas que lhe são preciosas! E Boa sorte, ainda há muito que ser feito e melhorado em nossa vida e no mundo, pois a batalha ainda não está perdida!!!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O PAPEL DA AVALIAÇÃO EM NOSSA VIDA PRÁTICA

Desde quando nascemos já somos avaliados de alguma maneira, desde o padrão de beleza, o porte físico, a inteligência, capacidade motora e até a nossa simpatia ou antipatia é medida de alguma forma, e na vida adulta os níveis e critérios de avaliação tendem apenas a aumentar em todos os níveis.

Tem professor que estabelece tantos critérios de avaliação que ao final da fala do professor, o estudante não lembra nem da metada dos parâmetros estabelecidos pelo mestre. E se formos honestos com a gente mesmo, verificaremos que avaliar é uma tarefa muito difícil e que o grande desafio dos educadores é ter a sensibilidade de estabelecer critérios que sejam alcançáveis e acima de tudo, que sejam estes critérios sejam justos e que ao avaliar os professores em todos os momentos sejam honestos com os seus alunos.

Para conseguir tal proeza todo e qualquer profissional, seja ele um professor ou não, para desempenhar adequadamente a sua função necessita adotar padrões éticos em sua postura pessoal e praticar a auto-avaliação, pensar e repensar a sua prática em seu trabalho, manter uma busca pela inovação contínua, qualificação, treinamento e diariamente realizar a análise de seus erros e acertos, prós e contras em sua atividade profissional, a avaliação também deve estar presente muitas das vezes a começar em nós em nossa auto-avaliação, porque muitas das vezes existem profissionais que são licenciosos em sua prática e postura pessoal e extremamente exigentes ao cobrar aqueles que estão de alguma forma numa função subalterna ou que dependem do seu aval e da sua avaliação e isso algo desonesto e injusto.

Mas é na escola que vemos as maiores distorções na hora de avalaiar as nossas crianças e adolescentes porque em meio as muitas problemáticas do cotidiano escolar existem muitos professores que na hora de fechar uma média levam a questão para o lado pessoal e isso é o tipo de coisa que não se faz. Embora existam outros casos como professores que somam a média das provas e trabalhos e chegam a uma média matemática que nem sempre condiz com a realidade de cada aluno, creio que os professores precisam estar mais atentos aos talentos individuais dos seus alunos, seus dons naturais, talentos e habilidades e procurar de todas as formas potencializar a produção de cada um e estimular a curiosidade e o desejo de aprender dos seus alunos de modo que eles possam sentir satisfação em aprender e prazer na construção do seu próprio conhecimento, porém contando com a mediação dos seus professores.

Contudo, a avaliação também está presente na esfera das organizações, através da Avaliação institucional, que consiste em avaliar o desempenho de uma escola, uma empresa, indústria, negócio ou gestão (pública ou privada) e através de um processo de avaliação que seja coerente e bem estruturado poderá proporcionar a instituição ou organização as informações necessárias para melhorar diariamente a sua prática profissional.

Conclusivamente percebe-se que a avaliação estará presente em nossas vidas ao longo de toda a nossa existência e que as instituições e as pessoas em sua postura individual precisam conhecer melhor todo seu potencial, seus pontos fracos e buscar diariamente progredir e conforme diria o grande filósofo da antiguidade grega: "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os segredos do universo". (Sócrates).

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Queda do Muro de Berlim - (20 anos)

Em 2009 está completando os 20 anos da queda do "Muro da vergonha", que é como ficou o conhecido o muro que dividia a Alemanha em duas: Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (Socialista), no contexto da Guerra Fria que teve início em 1945 após a Segunda Guerra Mundial, criando duas áreas de influência, o Bloco Capitalista e o Bloco Socialista.

Em 1989, com a queda do muro, famílias separadas pela fronteira puderam ser unidas novamente e no aspecto econômico não foi preciso mais o povo do leste, tentar fugir para o lado ocidental, para o sistema capitalista na ânsia de melhores condições de vida, escapando das regras e do controle da Cortina de Ferro.

O "irmãozinho" mais rico ( lado ocidental), após a reunificação literalmente no aspecto econômico carregou nas costas, o outro irmão mais pobre (lado oriental), que mesmo num sistema rígido, existiam inúmeras dificuldades e problemas sociais e a única forma de escapar seria através da fuga do sistema socialista para o mundo capitalista que por sua vez também não é capaz de resolver todos os problemas sociais de qualquer ser humano, por ser um sistema extremamente desigual, excludente e perverso.

Na verdade nem capitalismo, nem socialismo e nem muito menos a social-democracia foi capaz de oferecer melhores condições de vida a quem quer que seja e nem muito menos o utópico anarquismo que nunca chegou a ser posto em prática seria capaz de resolver.

Mas nessa data os alemães comemoram a sua reunificação que consolidou-sem em 1990, quando estes venceram a Copa do Mundo, disputada na Itália e naquela ocasião brotou um forte sentimento nacionalista (volksgeist), entre os germânicos de todo o país.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O "Ser" Melhor

O ser humano em meio a Pós-modernidade, vive um tempo curioso, completamente diferente de tudo aquilo que já vivenciou em outras épocas. E por mais que todo mundo saiba que cada momento histórico têm as suas especificidades, a surpresa é a dimensão e a velocidade que as mudanças ocorrem e a nova mentalidade que choca profundamente aqueles cidadãos que possuem uma postura e visão de mundo mais conservadora e tradicional.

Neste novo tempo, o ser humano afirma que todos os corpotamentos são aceitáveis, que se pode tudo e praticamente mais nada pode ser considerado um tabu e com isso, afirmam: VIVA A PÓS-MODERNIDADE!!! E atitudes que eram totalmente reprováveis no Século XX enquanto comportamento social, é completamente aceito no Século XXI, sem maiores problemas e sem stress!!!

Mas o que percebo é que com tantos avanços tecnológicos e recursos inovadores e que sem dúvida trouxeram muito conforto e comodidade para as pessoas em geral, mas mesmo assim, o homem continua ... A PROCURA DA FELICIDADE!!!

Todavia apesar dos inúmeros avanços da ciência e tecnologia, o homem continua insatisfeito consigo mesmo, tendo que alterar isso ou aquilo no seu corpo, aumentar a sua massa muscular ou perder peso para para então poder sentir-se bem.

No plano material a questão do "Ser" mais uma vez passou longe, o negócio é ter e consumir: celular de R$ 1.000, carro novo, casa de campo, casa de praia, óculos escuros de R$ 500.00 e tudo aquilo que faz a pessoa estar inserida nessa sociedade de consumo, mas diga-se de passagem, em meio a atual crise econômica mundial, o capitalismo, ainda está em colapso e esse negócio de consumir 24h por dia de tudo, acabou chegando ao seu limite e o sistema deu um "Tilt".

Nunca antes na História da humanidade, vimos tantos casos de depressão, síndrome do pânico, compulsões (diversas), problemas emocionais e psiquicos, aumento no uso de drogas, conforme temos visto nesta primeira década do terceiro milênio.

Na realidade uma porcentagem muito grande da população quer ser percebida, notado, sentir-se valorizado e muita gente acaba se tornando como um verdadeiro "pavão" que quer aparecer de qualquer maneira ou tornar-se uma celebridade a qualquer custo. Porem, outros fazem a opção de tornar-se uma pessoa irritante para chamar a atenção e por trás do mais irrirtante dos comportamentos certamente existe uma pessoa carente pedindo socorro!,

Por último, acredito que para a sociedade opder viver de uma maneira mais harmônica e menos agressiva no dia-a-dia, devemos ter a ambição de sermos uma pessoa melhor a cada dia. Mas quando digo melhor, isso não significa, de uma maneira arrogante, se achar melhor do que os outros ... The best!!!! Mas ser a cada dia uma pessoa melhor do que ontem ... alguém ... mais educado ... mais gentil ... mais amigo ... mais companheiro ... que compreende as limitações do próximo ... que perdoa e que luta por um mundo melhor para si, para os seus e para toda a humanidade, um "Soldado da Paz" que luta pelo Bem comum.

domingo, 18 de outubro de 2009

Estado - RJ x Criminalidade

Neste último final de semana, na zona norte do Rio de Janeiro, ocorreu mais um conflito entre traficantes no Morro dos Macacos e neste conflito, além de causar mortes de cidadãos, marginais e policias, neste episódio, um helicóptero da Policia foi abatido e nos arredores ônibus foram queimados em mais uma tentativa dos delinquentes de espalhar o terror na cidade.

O governo do Estado do RJ, vem adotando uma política de repressão e de enfrentamento dos criminosos que ocupam a periferia e favelas da cidade, que na verdade já virou um guerra civil com baixas em ambos o lados, tanto nos que defendem a lei, na sociedade e entre os bandidos e quem mais sofre no meio desta guerra é a população carioca, que vive com medo e sob pressão durante as 24h por dia.

Dizem que o Brasil é um país pacífico e que não há guerras, mas na verdade o combate a criminaldade na cidade do Rio de Janeiro, virou uma verdadeira guerra civil, sendo que não declarada, que pode ser comparada a conflitos que acontecem no Iraque e no Afehanistão.

No campo, nas regiões mais interioranas, em virtude das ações do MST (Movimento sem Terra), temos uma outra guerra, sendo que este conflito é dos agricultores, fazendeiros e pecuaristas que tem de se defender das ações criminosas do MST que invadem terras produtivas de uma maneira violenta com depredações, ameaças e mortes. E em algumas ocasiões há conflito armado entre os sem terra e os seguranças das fazendas e as famílias que moram no interior do país que se vêem obrigados a defender as suas terras das invasões irresponsáveis do MST.

A saída para começar a solucionar os problemas sociais nas favelas cariocas, passa não somente por ações repressivas do Estado, mas principalmente por políticas públicas ligadas a inclusão social, humanização e urbanização das favelas, cursos de qualificação, oportunidades de emprego e programas sociais para atender as crianças e adolescentes de modo que possam ocupar o seu tempo ocioso, com atividades sócio-educativas.

Tais ações já estão sendo realizadas por meio de Ong ´s, pela iniciativa privada e em ações do governo (municipal, estadual e federal), mas estes programas necessitam ser melhorados e ampliados de maneira tal, que atenda a um número cada vez maior de pessoas.

Não dá para ficar simplesmente combatendo o crime 24h por dia, é necessário investir em infra-estrutura e principalemente nas pessoas, nos recursos humanos, de modo que a população mais humilde e que vive em áreas carentes possa ser bem assistida pelo Estado e este crie os meios necessários para criar oportunidades as mais diversas aos moradores das favelas de modo que possam ter um futuro melhor.

Sem dúvida a maioria maciça da população que vive em favelas são pessoas de bem, que anseiam por uma vida melhor, mais digna e próspera. Porém somente através de uma ação conjunta de toda a sociedade será possível reverter esse quadro que hoje é tão difícil em muitas comunidades do Rio de Janeiro.

A população do Rio de Janeiro que em sua região metropoliatna tem mais de 6 milhões de habitantes,  possui um povo alegre, acolhedor, dedicado e do Bem que é o povo carioca e que merecem uma melhor qualidade de vida, em todos os níveis e esferas da vida humana.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia do Professor

Nesta última quinta-feira dia 15/10/2009, comemorou-se mais um ... "Dia do Professor", no qual, são feitas homenagens nas escolas, as famílias e amigos dão os cumprimentos pela data e a mídia em geral, arranha um pouquinho mais a imagem do professor em suas matérias jornalísticas muitas delas, infelizes, porque o universo que é a Educação tem milhares de coisas boas a serem mostradas a sociedade, mas a imprensa em sua maioria e não na sua totalidade, acaba destacando o lado negativo, aquilo que não funcina as distorções, problemas e mazelas presentes em alguns aspectos que envolvem a Educação brasileira.

O ofício de professor caiu em descrédito, a sociedade não leva mais à sério este profissional que é tão importante na vida de todos os profissionais de hoje que um dia estudaram nos bancos da escola e hoje atuam nos mais diversos segmentos da sociedade.

A mídia acaba não contribuindo muito com a educação no Brasil quando através das suas reportagens acabam jogando os alunos e os pais contra os professores e destacando todo incidente ruim que ocorre dentro da escola como se fosse o padrão, como se na escola predominassem mais os aspectos negativos do que os positivos.

Na minha opinião dentro das escolas existem muito mais professores sérios e comprometidos com a Educação do que professores irresponsáveis e licenciosos. Tenho certeza que a grande maioria do professorado e dos diretores estão envolvidos com a construção de um país melhor e se esforçam ao máximo pelos seus alunos e tem uma relação digna, honesta, séria e responsável com as crianças e adolescentes que frequentam os bancos escolares.

Mas certamente existem casos omissos de violência, abuso e atitudes infelizes de alguns professores, mas isso na verdade são falhas que ocorrem em qualquer profissão e não são via de regra na verdade, são exceções que acabam tendo uma enorme visibilidade na mídia.

Então em vez da imprensa colaborar para que a instituição escolar possa melhorar a cada dia, acabam destacando o professor que num ato isolado agrediu um aluno, ou também o contrário o alunos que agrediu o professor e ainda há uma terceira modalidade que está infelizmente ocorrendo com mais frequencia em nossas escolas que são as mães que geralmente agridem as profesores e aí está uma questão de gênero, porque é sempre agressão a mulher, a mãe que agrediu a uma outra mulher a professora dos seus filhos e isso é uma vergonha, lamentável.

Então que em nossas reflexões sobre o "Dia do Professor" e sobre a Educação no Brasil, fica o meu protesto no sentido de que a mídia tem que trabalhar a favor da Educação e dos professores e contribuindo para que dentro das escolas haja uma maior harmonia entre: professores, pais e alunos.

E por último é necessário que não só a mídia mostre tudo aquilo que há de bom dentro das escolas, mas que os professores e a própria comunidade escolar abra as suas portas e mostre as muitas coisas boas que existem dentro das escolas.

Os nossos educadores e as unidades escolares têm milhares de coisas boas para mostrar a sociedade que por um motivo ou por outro acaba ficando dentro dos muros da escola ou num trabalho ou atividade fantástica que está num cantinho dentro de uma pequena sala de aula que ninguem enxerga nem dentro da própria escola e muito menos na comunidade na qual estão inseridos ou muito menos na mídia.

sábado, 10 de outubro de 2009

Barack Obama - (Prêmio Nobel da Paz - 2009).

Foi com grande surpresa que a comunidade internacional e até mesmo o próprio presidente da nação mais rica e poderosa do mundo, Barack Obama (EUA), recebeu a notícia de ter sido premiado com Nobel da Paz de 2009.

Na verdade Obama, está a aproximadamente 09 meses e neste curto espaço de tempo, não há como realizar grandes feitos no sentido de concretizar políticas para a efetização da paz mundial, isto é, sem realmente teremos condições de algum dia alcançar a paz mundial.

Depois de 08 anos do catastrófico governo republicano do ex-presidente George W. Bush, Obama (Partido Democrata), foi eleito para literalmente desfazer todas as "imperícias" que o seu antecessor fez durante os seus dois mandatos na Casa Branca.

Historicamente, os democratas, apesar de serem no âmbito econômico, extremamente protecionistas, na política internacional, são mais abertos ao diálogo e geralmente tem a missão de desfarem as guerras empreendidas pelos republicanos pelo mundo, trazerem os "filhos da América" de volta para casa, conforme acontece nos dias atuais em relação ao Iraque, que tem tudo para se tornar um "novo vietnã" para os estadunidenses e a guerra no Afeganistão.

Mas o Nobel foi entregue a Obama, por ter em tão pouco tempo de trabalho, caminhado na direção do desarmamento nuclear entre as nações que possuem maior número de armas nucleares no mundo como a Rússia, por exemplo.

Em relação a Ilha de Cuba, começam a ocorrer avanços no sentido de atenuar as sansões econômicas e sociais, impostas a única nação socialista em todo o continente americano e o principal, ter decidido pelo fechamento da base norte-americana de Guantánamo (Cuba).

Na política voltada ao Oriente Médio, Obama também tem buscado reestabelecer o dialógo entre árabes e palestinos, o que é uma atitude louvável e digna de nota, por mais difícil e árdua que seja tal tarefa, a paz entre judeus e palestinos.

O presidente Barack Obama, tem muito poder em mãos e a comissão que distribui este prêmio sabe muito bem disso, e a meu ver a idéia é manter o presidente, engajado na luta pela paz e pelo desarmamento, na verdade, este prêmio amarra Obama nas questões pacifistas e antes de qualquer iniciativa na geopolítica internacional, ele certamente estará pressionado pelo título Nobel da Paz de 2009, embora todos saibam que o presidente dos EUA, desde a sua campanha rumo a Casa Branca se comprometeu em assumir compromissos para pôr fim as guerras, estabelecer diálogo entre as nações e promover a Paz.

sábado, 3 de outubro de 2009

Olimpíadas - Rio 2016

Na última sexta-feira dia 02/10/2009 a cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro, foi escolhido para ser a sede das Olimpíadas de 2016, tendo superado cidades de países como: Chicago, Madri e Tóquio. O governo brasileiro na pessoa do Presidente Lula, Governador Sérgio Cabral, Prefeito Eduardo Paes, Carlos Arthur Nuzman (COB) e atletas do passado, como Pelé e outros do presente. Eles criaram uma comissão que lutou pela efetivação dos jogos e obtiveram êxito em sua empreitada.

Não só os cariocas, como todos os brasileiros estavam ansiosos por essa decisão do Comitê olímpico internacional que coroou a candidatura do Rio que recebeu com uma enorme festa e toda a satisfação do mundo, por essa escolha que trará inúmeros benefícios para a cidade e para o Brasil.

Em 2014 haverá a copa do mundo em praticamente todas as regiões do Brasil e logo em seguida, 2016, os jogos olímpicos, serão momentos inesquecíveis na história recente do nosso país, a julgar pelo grande sucesso que foi o Pan Rio 2007 e que certamente tudo aquilo que foi positivo naquela oportunidade será aperfeiçoado para esses eventos de grande porte que receberemos em breve.

Mas passada toda a euforia destes últimos dias festivos, agora começa o trabalho pra valer, no sentido do governo gerenciar todas as obras que necessitam ser desenvolvidas tanto para a Copa do Mundo, assim como nas olimpiadas, estádios, alojamentos e obras de infraestrutura como transporte urbano, hoteís, restaurantes, segurança pública, saúde e tudo que é necessário quando se quer promover eventos de tamanha magnitude.

O Brasil ganha com isso tudo prestígio no cenário internacional, obras que ficarão para a população após os jogos, empregos, renda e lembranças de momentos inesquecíveis na vida de cada cidadão brasileiro seja ele atleta, organizador, voluntário ou um simples torcedor anônimo.

Por último o carisma do presidente Lula foi um ponto-chave para a escolha da cidade do Rio de Janeiro, justamente ele que é tachado pelos seus opositores de "burro" e "ignorante", colocou no bolso em seu discurso um ex-aluno de Harvard, chamado Barack Obama, presidente da nação mais poderosa do mundo e o rei da Espanha, Juan Carlos. E digo mais nem mesmo um mestre, doutor (doutorado) ou um dos nossos "Ph. d euses", conseguiriam falar ao mundo com o coração, conforme o presidente Lula, fez! E foi emocionante ouvir o nosso presidente dizer ... sim, nós podemos, parafraseando o próprio Obama em sua campanha rumo a Casa Branca em 2008.

Na verdade esse discurso impressionou muito mais os próprios brasileiros do que os estrangeiros, que tambem foram tocados pelas palavras de Lula; mas aqui no Brasil, muitos depois de tantos anos reconheceram a sabedoria do presidente brasileiro que vai muito além de um título de mestre ou doutor, que evodentemente tem o seu devido valor e merece reconhecimento, mas que muitas das vezes se perdem em sua arrogância e em seus egos inflados.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Antítese do ônibus 174‏

Cabral: Autonomia da PM foi fundamental na ação para libertar refém em Vila Isabel

RIO - O governador Sérgio Cabral comentou pela primeira vez a ação da Polícia Militar que terminou com um bandido morto em vila isabel, na zona norte do rio . Para ele, a autonomia da PM foi fundamental no sucesso da operação, que aconteceu na manhã da sexta-feira, quando o assaltante Sérgio Ferreira Pinto Júnior manteve por 40 minutos a comerciante Ana Cristina Garrido como refém, na Rua Pereira Nunes, ameaçando explodir uma granada. O assaltante foi morto com um tiro de fuzil na cabeça por um sniper. Foi a antítese do 174.

Júlia Motta - (27/09 às 13h27)
_______________________

Na última sexta-feira a população brasileira assistiu em rede nacional uma cena muito forte, daquelas que deixam a todos literalmente, "chocados". Um bandido portando uma granada e ameaçando uma refém. E nestes momentos todo mundo fica apreensivo torcendo que o desfecho de tal situação, seja o melhor possível, com o sequestrador se entregando para a Polícia de uma maneira pacífica e a refém sendo liberta com sua integridade pessoal intacta.

Mas como as negociações não evoluíram, praticamente todas as emissoras de televisão exibiram o marginal levando um tiro certeiro de um experiente sniper na cabeça e inclusive o detalhe é que o boné do marginal saiu voando com o disparo e este caiu morto no chão, tendo a cena sido exibida em rede nacional de televisão. Sem dúvida uma cena muito violenta, mas que mediante o rumo que as negociações tomaram, foi algo que se tornou inevitável para PM, o sniper teve que entrar em ação e desta com sucesso, uma ação perfeita e pontual, com uma efieciência de 100%, parabéns ao policial e a polícia que obteve êxito e o principal a vítima saiu ilesa.

Sem dúvida é a antítese do ônibus 174, quando a alguns anos atrás o policial errou o disparo e matou a vítima e essa ação desastrosa da PM carioca foi exibida em todo o Brasil e correu o mundo. Porém depois deste episódio a PMRJ começou a se preparar mais adequedamente para lidar com situações desta natureza, tendo inclusive um grupo especializado em tal tipo de ação e o resultado pode ser visto em ações conforme vimos na última sexta-feira.

É uma pena que seres humanos busquem com as suas próprias forças o caminho do crime e encontrem a morte de uma maneira tão dura e violenta.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Futebol e Política

Nessas últimas semanas foi veiculado pela mídia a filiação dos ex-jogadores de Futebol, Romário e Edmundo a partidos políticos e pelo que parece, estes já irão concorrer em 2010 a uma vaga na ALERJ (Assembléia Legislislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Certamente não é a primeira vez e também não será a última que iremos ver jogadores de futebol e ex-jogadores se candidatando a algum cargo político e na grande maioria dos casos estes buscam uma cadeira no poder legislativo municipal ou estadual.

Nessa "célebre" lista constam nomes, como: Roberto Dinamite, João Leite, Reinaldo (Atlético-MG), Biro-biro, Geovani (Vasco), Túlio Maravilha, Nelinho, Mazaropi (goleiro do Grêmio e Vasco da Gama), Nelinho (Cruzeiro), Tarciso (Ex-Grêmio) e outros. E agora o "animal - Edmundo filiado ao PP (Partido progressista) e o "baixinho", Romário (PSB).

Não dá para avaliar até que ponto ex-jogadores tem ou não tem competencia para serem políticos, porque cada caso é um caso! E se intelectualidade fosse sinônimo de competência, o doutorado e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, teria sido o melhor presidente do país em todos os tempos e no entanto, não foi!!! Vimos na aliança já Tradicional entre PSDB e DEM (antigo PFL), um governo neoliberal que governou representando os interesses das elite burguesa deste país por oito anos.

Mas quando focando na questão futebolística, isso nos remete a paixão fanática dos torcedores pelos seus clubes e seus ídolos e na hora de uma eleição, muita gente não leva em consideração a capacidade do jogador, mas simplesmente a sua paixão pelo futebol e com isso existe uma imensa possibilidade deste eleitor e torcedor fazer uma escolha equivocada.

Em 2010 haverá eleições no Brasil para deputado (estadual e federal), senador, governador e presidenete e nesta hora não podemos ser irresponsáveis ao ponto de votar na pessoa pelo fato dela ser famosa, bonita ou pertencer ao nosso clube da coração, o critério deve ser bem diferente, na minha opinião possui uma relação direta com: honestidade, seriedade, senso de justiça, dignidade e caráter.

Sejamos responsáveis na escolha dos nossos candidatos para que o nosso país possa continuar progredindo e para que o nosso povo possa ter cada vez mais, uma melhor qualidade de vida em todos os níveis e felizmente ou infelizmente, isso passa pela Política.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Brasil dá adeus à crise econômica mundial

A divulgação pelo IBGE do PIB do segundo trimestre deste ano, um crescimento de 1,9% em relação ao primeiro trimestre, não deixa dúvidas: o Brasil deixou a crise econômica para trás e já vislumbra tempos de crescimento no horizonte. O presidente Lula comemorou o resultado durante evento em Pernambuco, afirmando que o resultado mostra que o País estava bem preparado para a crise e que o sucesso se deve em boa parte ao povo brasileiro, “que fez sacrifício quando tinha que fazer sacrifício e teve paciência quando tinha que ter paciência”.

Fonte: Blog do Planalto (11/09/2009).
_____________________________________

O Palácio do Planalto está divulgando e comemorando o fato de na opinião do governo o Brasil ter saído da crise econômica mundial, sendo assim um dos primeiros países do mundo a obter tal status.

Para mim ainda é muito cedo para fazer comemorações deste tipo, porque nestes tempos de economia globalizada, fatos novos podem surgir da noite para o dia, trazendo novas complicações ao cenário econômico mundial. Um exemplo disso é a notícia que foi veiculada no último fim-de-semana que na economia da China, existem bolhas especulativas, que poderão estourar a qualquer momento assim como aconteceu nos EUA, trazendo problemas gigantescos a economia mundial, em virtude do tamanho dos negócios que a China possui hoje em todo o mundo.

Mas de qualquer maneira o Brasil através do governo que de uma forma insdiscutível realizou o "dever de casa", em relação as medidas econômicas que vem realizando desde o final do ano passado e também a economia brasileira através dos empresários da população em geral que continou consumindo e não deixou a "roda da economia" parar de girar e todos aqueles produtos e serviços que deixaram de ser importados, passaram a ser consumidos aqui no Brasil.

Percebo este momento como um tempo muito favorável as economias dos chamados países emergentes que quando a crise chegar ao fim em todo o mundo terão uma melhor posição no cenário internacional e também a condição ecomômica e social dentro dos seus próprios países irá melhorar de uma maneira bastante satisfatória.

Por último o G-8 perdeu espaço, enquanto o G-20, sai fortalecido mesmo porque apenas as oito maiores economias do mundo perceberam que sozinhas não poderiam resolver o problema e com isso tiveram que sentar-se a mesa para discutir, negociar e trocar idéias com países emergentes e buscar alternativas que possibilitassem trabalharem em conjunto e buscar melhores alternativas que produzissem um efeito maior e mais eficiente na Economia mundial a qual sangrou nos dias mais agudos da crise, mas que aos poucos começa a apresentar melhores indicativos financeiros e melhores perspectivas para os próximos meses. Embora os países mais ricos do mundo como os EUA, Reino Unido, Japão e outros ainda sofrerão os efeitos diretos da crise por mais algum tempo.

sábado, 12 de setembro de 2009

A vida não é feita somente de momentos favoráveis, como por exemplo ser promovido de função em seu trabalho, obter um aumento salarial ou ainda vir a passar em um concurso público muito concorrido (Receita Federal, Banco do Brasil, TCU e outros).

Muita gente gostaria de ter o seu potencial reconhecido, ser aplaudido após um feito importante ou num discurso público.Se publica poemas, pensamentos, frases, tem um Blog, escreve contos ou um livros, certamente espera a oportunidade de publicar o seu material e vê-lo sendo vendido e o seu trabalho ficando conhecido, mas e quando nada disso acontece?

Anualmente você espera que o time do seu coração, seja ele qual for seja campeão de alguma coisa. Em seu futebol com os amigos no fim-de-semana, você espera ter um bom desempenho e fazer os seus "golzinhos" e se pintar algum campeonato na várzea sonha também com o título de campeão. Mas e quando nada disso acontece?

Todo cidadão sonha comprar a sua casa própria e outros em melhores condições sonham com a casa de praia ou de campo, ou ainda contar com as duas opções. E nas férias almeja ter a possibilidade de viajar para algum lugar paradisíaco, seja este lugar, no Brasil ou no exterior.

Outros já pensam em obter o primeiro carro, ou ainda pra quem já possui um automóvel, trocar de carro e pegar um mais novo e se possível for, um zero quilômetro. Mas e quando nada disso acontece?

Quem trabalha com vendas, sonha em obter um número maior de clientes, ampliar os seus negócios, abrir novas filiais e certamente aumentar o volume das suas vendas que beneficia não só o proprietário, como também a comissão de vendas dos vendedores, sejam eles internos ou externos. Mas e quando nada disso acontece?

Certamente todo mundo sonha com o melhor para si e para aqueles que lhe são preciosos, que são a sua família e os seus amigos. Estes na verdade podem ser considerados como "parentes", ou seja, os amigos são parentes que a gente mesmo escolhe.

Mas quando os nossos sonhos, objetivos, planos, intenções e ambições, não estão acontecendo na medida em que desejamos, só é possível resolver esta situação aparentemente adversa, se as raízes da sua Fé em Deus, forem firmes e profundas. Porque para tudo na vida há um tempo certo para que as coisas aconteçam e nem tudo que almejamos será benéfico para nós no futuro. Portanto amigo(a) ... siga firme e com Fé, porque a Fé ... não costuma falhar!!!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

BASQUETE - BRASIL CAMPEÃO DA COPA AMÉRICA - 2009

No último domingo dia 06/09/2009, a seleção brasileira de basquete sagrou-se campeã da Copa América de Basquete, sediada na América Central, em Puerto Rico. Nesta ocasião o selecionado brasileiro teve uma campanha brilhante e na final, venceu os donos da casa numa partida sensacional por 61 x 60.

É o começo da redenção deste esporte tão querido e empolgante e que atrai a paixão de milhares de brasileiros que inclusive, muita gente acompanha e torce pelos times da NBA e de quebra estão de olho nos brazucas que atuam nos Estados Unidos.

Neste ano de 2009 tivemos o NBB (Novo Basquete Brasil), onde a organização do campeonato brasileiro de basquete saiu da mão dos cartolas e ficou nas mãos das equipes e o resultado foi excelente. Tirando que pelo fato de um ser um torcedor vascaíno apaixonado, vi a equipe do Flamengo sendo campeã contra o Brasília. Mas tudo bem ... o que importa é que tivemos uma competição bem disputada e o principal com bastante público e um nível técnico de primeira categoria que redundou no título da Copa América de 2009.

O técnico (espanhol) Moncho Monsalve, vem fazendo um trabalho com um nível bom na seleção brasileira, embora eu não ache justo ter um técnico estrangeiro dirigindo a seleção brasileira porque temos muitos treinadores que são nossos compatriotas que poderiam executar este mesmo trabalho com Excelencia. Isso sem falar que nos últimos anos a Espanha nos últimos anos vem causando "n" situações desagradáveis a brasileiros que tentam entrar na Península Ibérica legalmente e com a documentação em dia.

São brasileiros que vão participar de eventos na área de negócios e congressos acadêmicos e acabam barrados como se fosse marginais. Por isso na minha opinião não cabe termos um técnico espanhol aqui. Não é nenhum tipo de ação relacionada a Eugenia ou preconceito, mas apenas o princípio da reciprocidade porque as autoridades espanholas não dão um tratamento digno aos nossos irmãos brasileiros e com isso fica uma situação constrangedora termos um treinador ou qualquer outro tipo de profissional em destaque aqui, ainda mais tendo profissionais a altura dentro do próprio país.

Porém o mais importante é o nosso basquete que irá disputar o Mundial da Turquia e temos muita esperança também que os nossos jogadores possam alcançar uma vaga para as Olimpíadas de 2012 em Londres.

sábado, 5 de setembro de 2009

NO LIMITE

Depois de aproximadamente uma década, aquela emissora de televisão que todos conhecem muito bem, e sempre teve um enorme poder de persusassão, reeditou o famoso "No Limite". Porém, ultimamente esse controle rígido desta emissora está em baixa. Na atualidade, percebe-se que que o povo brasileiro nos últimos anos e apesar dos pesares está se tornando um povo mais crítico e com isso já não de deixam levar totalmente por todo aquele "Engodo Global", que todos os dias ambiciona entrar em nossos lares e assim exercer a sua manipulação e controle, já tradicionais.

No Limite - Todos os dias existem milhões de brasileiros vivendo no limite, ou seja, em meio as muitas dificuldades da vida prática, ou seja no cotidiano, conseguem superar a pobreza, as mazelas pessoais de cada um, a desiguldade social, a violência, bala-perdida, tráfico de drogas, a opressão e de quebra a infinita corrupção que está inserida no DNA de uma grande parte dos políticos, brasileiros; salvo alguma belíssimas e honrosas exceções.

Além disso eu creio que a paciência da população brasileira também começa a chegar no limite em virtude de CPI ´s que não dão em nada, políticos coorporativistas que defendem os seus pares nas situações mais vexatórias possíveis, no fato de termos o parlamento mais bem pago do mundo e o pior retorno possível, porque percebe-se claramente que os interesses do país ficam sempre em segundo plano, porque primeiramente estes agradam os seus egos, os seus interesses pessoais e partidários e por último lugar, aí fazem alguma "coisinha" pelo povo, só para termso ainda mais razões para dizermos que eles não fizeram ou não fazem absolutamente nada de bom por nós!

Por último, em relação a esse "Reality Show", No Limite, tem toda uma história de superação, garra, luta e tirar forças da onde não se têm, conforme o povo brasileiro faz diariamente e com maestria. Mas fica evidente também um aspecto do mundo capitalista, "Tudo por dinheiro", aqueles cidadãos brasileiros se sujeitam a situações-limite, fome, constrangimento e a meu ver em alguns aspectos determinadas situações ferem a moral e a dignidade humana que é algo que não têm preço, mas que para a organização do Programa e para os participantes, valem ... R$ 500.000,00.

Quanto vale uma vida? Quanto vale a nossa moral e nossos princípios? Quanto vale a sua diginidade? Para mim isso é algo que não tem preço! E para você?!?

domingo, 30 de agosto de 2009

Certo e Errado

E como definir o que é certo e o que exatamente é errado nesta vida? Na verdade para vivermos em sociedade existem regras (ética), padrões de conduta e leis que todo cidadão deve seguir para o bom funcionamento da sociedade, isso se é que podemos dizer que a nossa sociedade funcione bem!

Quando falamos em ética, estamos nos referindo aos padrões de conduta que existem para de certa forma tentar "nortear" as ações das pessoas. Vemos isso nas diversas profissiões como na ética médica por exemplo, em instituições e órgãos governamentais, assim como no Congresso nacional (Brasília/DF) que vez por outra instaura uma nova comissão de ética para apurar eventuais irregularidades de algum parlamentar.

Mas analisando as ações do ser humano e mais especificamente, a questão do Certo x Errado,  nos deparamos com uma questão moral, ou seja, a conduta que cada pessoa têm. Vejo o homem como fruto do meio aonde vive, os valores familiares, educação, princípios religiosos e o caráter que ao longo da sua existência foi sendo forjado no interior de  determinada pessoa, que constitui a sua personalidade.

Para mim conforme pensavam os principais teóricos iluministas no século XVII, ninguém nasce sendo uma pessoa de mau caráter, agressivo ou desonesto, tudo isso vai surgindo ao longo da vida. Já em relação aos casos de desvio de conduta enquanto houver vida, sou otimista no sentido de que há esperança do despertar de uma nova caminhada, através de uma segunda oportunidade.

Na vida em sociedade cada pessoa dever ser respeitada em sua individualidade, porque cada um traz consigo a sua lista pessoal de certo e errado, pode e não pode, e impôr a nossa lista de certo e errado e vice-versa a uma outra pessoa é uma forma de violência porque cada ser humano tem os seus próprios valores pessoais, gostos e preferências, os quais devem ser respeitados de uma forma ampla e irrestrita.

Temos preferência por diferentes times de futebol, que inclusive isso gera muita rivalidade entre os torcedores. Na esfera política, temos diferentes linhas ideológicas (esquerda, direita e centro), diferentes estilos e filosofias de vida. Na religiosidade existe uma enorme variedade de religiões e de posicionamentos em torno da religião. Partindo do Cristianismo (Católico, Protestante ou Ortodoxo), Islamismo, Budismo, Hinduísmo, Espiritismo, Religiões afro-brasileiras, além dos ateus, materialistas e agnósticos. Realmente as religiões formam um imenso universo de diferentes perspectivas e possibilidades.

Por fim cada um sabe de si e deve ter a  noção do que é melhor, porém não esquecendo jamais da tolerância e principalmente da moderação e do equilibrio em tudo aquilo que for feito ao longo de toda a vida, de modo que possamos viver com honra, dignidade e respeito a nós mesmos e aos outros também.

sábado, 29 de agosto de 2009

ALIENAÇÃO & MANIPULAÇÃO

Essa é uma temática bastante interessante, porque em nossa sociedade, milhares de pessoas vivem de uma maneira totalmente alienada e com isso são muito facilmente manipulados. Alguns por conveniência se desligam da realidade; outros perdem totalmente a compreensão do mundo em que vivem em virtude problema pessoal mais grave, um trauma ou até algum problema psíquico.


Mas o pior são as pessoas que vão "sobrevivendo" dia-a-dia de uma forma mecânica, sem maiores questionamentos, sem pensar, sem raciocinar, sem perceber a beleza que mesmo em meio aos caos nunca deixou de existir, mesmo não sendo percebida. a vida de muita gente se resume apenas em compromissos profissionais e pessoais e assim vão se sucedendo os dias, vivem uma vida inteira segundo uma rotina rígida, todos os dias iguais ou pelo menos muito semelhantes.

Pensar - parece incrível mas nem todos os seres humanos querem ou se esforçam para pensar e perceber o mundo em que vivem e as questões que se apresentam ao longo das nossas vidas. O mundo se tornou esse caos, porque a alienação assola a nossa sociedade de uma forma altamente destrutiva.

Em meio à crises, as mais diversas, estes se abstém da vida, fazem “vista grossa” e ainda há aqueles que nunca sabem ao certo o que está acontecendo e continuam também sem querer estar apar dos acontecimentos e muito menos de opinar ou contribuir na solução dos problemas sociais que dizem respeito a vida de todo mundo.

Manipulação - certamente também existem aqueles “espertalhões”, que se aproveitam das situações-problema para manipular os outros, ou seja, para fazer valer seus interesses pessoais e/ou institucionais. Eles se aproveitam da boa fé das pessoas ou da distração delas, para por exemplo votarem num determinado político, participarem de uma causa ilegítima ou apoiarem alguma instituição irregular ou suspeita.

O alienado não pensa, não interpreta, é massa de manobra e depende das opinões de outros de algum colunista famoso ou reportagem de revista, não para formar a sua opinião, mas para sair por aí reproduzindo a opinião de outrem.

A alienação está na política, na mídia, nos padrões de moda, na escola, na família, nas religiões e quem tem a ousadia de questionar esses aparelhos ideológicos, toda essa rede de intrigas e todo esse maldito sistema, é mal visto e rotulado de forma pejorativa.

Porém, infelizmente até o conhecimento virou uma mercadoria nas mãos do Capitalismo. A arte não é valorizada e muito menos o artista. A boa música, a música inteligente e músicos talentosos não são levados á serio e com isso alguma marionete do sistema, acaba ocupando o lugar daquele que possui talento e inteligencia no que faz.

A filosofia que valoriza o pensamento e nos faz interpretar melhor o nosso mundo também não é levada a serio, e o preço que se paga é a alienação. Todo regime ditatorial combate a filosofia e também as ciencias humanas, porque elas buscam a formação de um ser humano crítico, consciente e pensante, um ser pensante. E para quem manipula a sociedade, pessoas assim, precisam ser eliminadas por serem "um risco para a sociedade"!!!

E você é uma pessoa alienada ou um Ser pensante?!?

terça-feira, 25 de agosto de 2009

BRASIL CAMPEÃO DA LIGA MUNDIAL DE VÔLEI - 2009

Depois da seleção brasileira de vôlei masculino liderada pelo técnico Bernardinho, perder a disputa pelo ouro olímpico em Pequim (2008), no mundo do esporte começou-se a pensar o seguinte: Como esse grupo conseguiu ficar tanto tempo em destaque, sem ser superado pelos seus rivais? Naquele momento, a grande questão não era o porque de terem perdido para a seleção dos EUA na final olímpica, mas o porque de ter levado 08 anos para que essa hegemonia no volei mundial fosse superada???

Depois da crise que envolveu o ex-levantador titular da seleção "Ricardinho" e o técnico, o treinador conseguiu levantar o grupo, porém na final da Olimpíada de Pequim, o jogo totalmente previsível do levantador "Marcelinho" e numa partida na qual a seleção não estava num dia muito inspirado, foram aspectos fundamentais que determinaram a derrota dos brazucas, que vieram para casa com a medalha de prata e diga-se de passagem, os brasileiros naquela oportunidade foram massacrados pelos norte-americanos que por méritos ficaram o ouro e diga-se de passagem muito merecidamente!!!

E também nesse dia a tal "Dna. Sorte" não deu o ar da sua graça, pq a seleção trabalha muito, treina duro e se doam sempre ao máximo e claro a sorte em alguns momentos ajudou, pq o treinador da equipe além de ser super competente, sério e trabalhador, é uma pessoa com muito carisma e que tem estrela, sorte de campeão e tudo isso ajuda muito. Porque não adianta nada ser muito competente e não ter sorte e ser um pé frio. Mas no caso do Bernardo Rezende, ele consegue juntar trabalho, competencia e sorte e nisto está uma parte da receita do seu sucesso e do seu grupo de trabalho.

No início deste ano tive a oportunidade de assistir uma entrevista do Bernardinho pela Televisão, na qual ele colocava as suas expectativas para a Liga Mundial de 2009, sabedor de que o seu grupo passava por mais um processo de renovação e que iriam buscar na medida do possível um pódio, ou seja, estar entre os três primeiros colocados na competição!!!Em face da enorme renovação da seleção brasileira e também pela evolução das demais concorrentes no volei mundial.

Para surpresa de todos na Liga Mundial 2009, o Brasil sagrou-se campeão da competição na chamada "Batalha de Belgrado", numa partida polêmica contra a Sérvia, na casa do adversário. Na final da Liga, alguns torcedores arremessaram moedas, pilhas e outros contra a seleção brasileira por causa de um ponto que havia sido dado a Sérvia e após protestestos dos brasileiros, o árbitro voltou atrás e deu o ponto para o Brasil!!! No final a seleção brasileira de voleibol, sagrou-se pela oitava vez, campeã da Liga, empatando em número de conquistas com a Itália, que era isolado o maior campeão desta competição.

Por fim, Parabéns ao grupo, ao técnico Bernardinho que implementou essa grande renovação na seleção, com jovens talentos e aumentando a estatura média da seleção e com isso tendo que mudar o estilo de jogo, aprimorando ainda mais o bloqueio e valorizando cada vez mais as características dessa nova seleção que com essa última conquista ganhou novas forças, moral e respeito internacional para obter ainda mais vitórias entre as muitas já obtidas até então!!! Esse time valoriza a camisa do Brasil, a Pátria e são um grande exemplo de superação, disciplina e de Luta, que inspira não só os esportistas, assim como milhões de brasileiros na luta pela realização dos seus sonhos!!!

GOLPE EM HONDURAS

Depois de tantos anos do término das Ditaduras militares que estavam espalhadas por toda a América Latina, agora em Honduras na América Central, o governo democrático do presidente Manuel Zelaya foi deposto e este buscou asilo político no país vizinho a Nicarágua e a OEA (Organização dos Estados Americanos), vem lutando para que o presidente deposto seja reconduzido ao seu cargo, porém as forças políticas que tomaram o poder não aceitam a volta do presidente, o exército está nas ruase além disso foi instaurado toque de recolher nas principais cidades do país. Em relação ao possível retorno do presidente ao país, está sendo dito que se ele colocar os pés em solo hondurenho, este será preso.

Como tudo na vida e na História, tem pelo menos duas versões, a primeira aponta que Zelaya queria fazer um referendo para ter a possibilidade de concorrer mais um mandato, o que não foi aprovado pelo judiciário e pela insistencia nessa idéia já reprovada ecclodiu o golpe em Honduras. mas por outro lado sem dúvida haveriam outras formas de se resolver este imapasse sem que fosse necessário chegar a extremos.

A realização de referendos tem se espalhado pela América Latina, já tivemos referendos na Venezuela (Hugo Chávez) e também na Bolívia (Evo Morales) e neste mesmo contexto Álvaro Uribe (Colômbia), pleiteava mais um mandato, mas não obteve sucesso em sua empreitada pessoal e agora em Honduras ocorreu esse fato lamentável, em pleno século XXI, depois de tantos anos do restabelecimento da democracia um golpe de estado que serve inclusive para deixar todos em estado de alerta para que atitudes como essa não sejam reproduzidas em nenhuma parte do continente americano.

Esperamos que esse problema seja resolvido através da diplomacia e com muito diálogo e sem nenhum tipo de extremismo de parte a parte. Estão previstas eleições presidencias para novembro e o governo provisório aceita antecipar a data das novas eleições, porque a população está dividida e a violência tem aumentado no país. Na verdade diante de uma situação como essa pode acontecer de tudo e também não acontecer nada, mas sem dúvida a comunidade internacional torce que este problema seja solucionado o mais breve possível, de uma forma pacífica e democrática.

THE SECRET (O SEGREDO)

O livro e o filme sob o mesmo título: "The Secret", em português, "O Segredo", se propoem a oferecer o Segredo para obter sucesso em vários aspectos da vida: área financeira, em seus relacionamentos, saúde física, superação de problemas e na conquista de objetivos muito difíceis de serem alcançados.

Esse tipo de proposta não é novidade para ninguem, os títulos de auto-ajuda se multiplicam pelas estantes das livrarias e todos seguem a busca desenfreada pelo sucesso. Sem duvida ninguem em sã consciencia, gosta de sofrer derrotas e falhar na busca de seus objetivos pessoais e palavras de motivação, sem duvida, são sempre muito bem vindas.

Mas o problema está nas "soluções mágicas" do tipo, mentalize e materialize (realize), o seu sonho. Outro ponto importante é o tom extremamente, Humanista, desse chamado "Segredo" , que aprsenta o homem como sendo capaz de realizar tudo que quiser. Resgatam o chamado antrocentrismo do Renascimento (Idade Moderna),o homem como o centro de todas as coisas. O Humanismo em sua proposta deixa Deus em segundo plano e coloca todos os holofotes no próprio homem.

Um outro aspecto é o Materialismo: casa de praia, casa de campo, carro importado, negócio próprio e muitos outros aspectos, onde "O Segredo" estimula a busca por esses objetivos. Mas é óbvio que infelizmente ou felizmente, nem todos chegarão por um motivo ou por outro a essas coisas.

Nem todas as pessoas estão preparadas para terem muito dinheiro, posses e bens materiais, porque o dia que isso acontecer, poderá ser a sua ruína. Outras pessoas muito precocemente chegam ao sucesso e o mantém. Na verdade cada pessoa tem a sua Historia e as coisas acontecem a seu tempo. Ninguem é igual a ninguem e nem sempre as comparações são salutares. os bons exemplos inspiram a todos, mas em relação a alcançar as metas, cada pessoa tem seu ritmo, oportunidades e realizações em tempos diferenciados, é a individualidade do ser humano, cada um tem um ritmo e uma conjuntura pessoal ímpar.

Por fim o homem não é capaz de resolver todos os seus problemas sozinho, dependemos do criador (Deus). Tambem não podemos ser escravos do sistema capitalista e do materialismo desenfreado propagado pelo Segredo e por uma parcela bastante considerável da nossa sociedade.

Uma coisa é voce ter fé e acreditar que pode melhorar de vida; a outra é acreditar em propostas do tipo como "Como chegar ao Sucesso em 10 Lições".
Não podemos nunca deixar de olhar essas proposta de forma crítica, seria, responsavel e até um pouco cética. A Felicidade é algo que encontramos ao longo da Jornada, ao longo de toda a nossa peregrinação na Terra e não atraves de Formulas mágicas!!!

Firmes na Luta

Sem qualquer sombra de dúvida, sabemos que a vida não é fácil para ninguém. A maioria da população tem problemas financeiros porque a riqueza está concentrada nas mãos de muito pouca gente, ou seja, menos de 10% da população brasileira.
Já o rico pode até não ter problemas financeiros, mas vive aprisionado dentro da própria casa, tem que andar com seguranças, carro blindado e ainda problemas do tipo (inveja dos outros) e gente tentando se aproximar apenas por interesse.

Desde o final do século XX e início do século XXI, cada vez mais aumenta o número de pessoas com stress, depressão e síndrome do pânico, isso causado por "n" fatores. A vida agitada e corrida, problemas existenciais, crises, fracassos, falência (que pode ser tanto da empresa, como tambem pessoal), problemas familiares, dor, tristeza, decepções e até mesmo não passar numa prova ou concurso importante já leva muita gente a nocaute!!!

No "Mundo do Esportes", além dos grandes campeões, um outro fator que me chama a atenção é o fato de que muitos atletas se preparam a vida inteira para um Campeonato mundial ou Olímpiada e dão o melhor de si, mas nem sempre esse melhor é suficiente. E então ... o que fazer quando o seu melhor não é suficiente?!?

Resta ... reiniciar, reiventar-se, ir mais fundo e acima de tudo continuar firme na luta, perseverança. Somente pessoas perseverantes conseguem transformar a grande derrota de hoje, numa grande vitória amanhã. É certo que em alguns momentos a esperança desaparece e o medo se agiganta dentro da gente e nos vemos numa encruzilhada: Se superar ou desistir.

Todos tempos sonhos, metas, planos e objetivos; mas para chegar até lá, existe todo um caminho a ser percorrido que passa por recomeçar do zero, ser uma pessoa melhor, mais humilde, mais humana e mais flexível. Além disso se organizar melhor, se preparar bem melhor do que antes e aprender com cada situação que a vida nos proporciona, seja essa situação boa ou ruim; agradável ou desagradável.

E por último ... ser firme, forte, valente, corajoso, determinado e aguerrido; acreditar que é possível vencer, ter muita Fé e seguir Firme na Luta

O QUE É A VIDA?

Já me disseram que a vida é como um Teatro, onde diariamente as pessoas representam personagens. Lidamos diariamente com muitas pessoas artificiais e quem se propõe a ser verdadeiro, é estigmatizado. Na realidade creio que todos gostariam de ser quem realmente são, mas por conveniencia, acabam usando máscaras.

Um Campo minado, em nossa caminhada lidamos com bombas enterradas sob o nosso solo, prontas para explodir e com isso podemos ser mutilados ou feridos pelas cirscuntancias da vida. Só nos resta então, caminhar com maior cautela e sempre sabendo exatamente onde está pisando, e estar preparado para desarmar os "explosivos" colocados em nosso caminho.

A nossa vida é cheia de "altos e baixos", as vezes estamos lá em cima, tudo dá certo, é uma fase onde a sorte está favoravel, mas lembramos que esse periodo é limitado, não dura para sempre. Tambem precisamos lidar com as fases de baixa, onde a maré seca, e as coisas não dão certo. Da mesma forma que a fase boa não dura, a fase ruim também passa. A vida é uma sucessão de fases boas e ruins, sorte e revés. Precisamos saber funcionar bem, independente das circunstancias e não deixar que nada externo venha a nos abalar e tirar a nossa paz!

Um Quebra-cabeça: a vida é cheia de mistérios e sempre teremos muitas coisas para ter dúvida e poucas para se ter certeza. Com isso, temos que ser bom observadores, saber aprender com cada situação. Quem consegue observar o seu próprio cotidiano e tirar lições praticas e aplica-las em sua vida, consegue melhores resultados. Com uma maior atenção aos acontecimentos do dia-a-dia será possivel desvendar os enigmas e perguntas sem resposta que se apresentam a nós.

Numa Jornada, o mais importante não é o destino final, mas cada centímetro do percurso, cada curva, desvio e até mesmo os acidentes. Precisamos aprender a desfrutar de cada momento, cada instante de nossa vida com intensidade, viver o Hoje, porque o futuro é desconhecido não sabemos nunca exatamente o que virá.

A vida pode ser vista como uma Dança, porque temos que aprender estar preparados para dançar em qualquer ritmo. Hoje não dá mais para sermos rígidos e inflexíveis, precisamos ser maleáveis e até mesmo ecléticos para podermos nos adaptar a cada situação inusitada que se apresente a nós.

Um Carrosel, por vezes temos a sensação de estarmos andando em círculos. Só poderemos seguir adiante a partir do momento em que aprendermos e praticarmos todas as Lições que temos que aprender no atual estágio. E enquanto isso não acontecer voce ficará estagnado e sem andar um centimetro sequer para frente. Quando somos reprovados e temos que repetir uma etapa, temos que aprender adequadamente as lições desse estágio, para aí sim sermos aprovados e avançar para a próximo fase.

Uma Partida de Xadrez. O xadrez é um jogo incrivel, que envolve pensamento lógico, precisão, estratégia e uma ampla visão de todo tabuleiro. Precisamos aumentar nosso campo de visão e saber utilizar cada peça de que dispomos em nossas mãos. Além disso, principalmente aprender com cada partida e com cada jogada.

Por fim ... o que é a vida? A vida é algo dinâmico, complexo e incrível!!!

O TEMPO

Em qual tempo você está vivendo?!? Passado, presente ou futuro?!?

Muita gente olha para o passado com uma certa nostalgia, olha para uma época em que se julgavam mais felizes do que hoje, isso por morar numa casa ou endereço onde muitas coisas boas aconteceram. Profissionalmente alguns recordam de uma empresa ou negócio próprio, onde naquele tempo já perdido no passado, ganharam muito dinheiro, prosperaram, trocaram de carro e viajaram para vários lugares incríveis.E chegam a pensar: Que bons tempos aqueles que não voltam mais!!!

Para outro grupo de pessoas estão muito mais ligados ao futuro do que a realidade do dia-a-dia, não conseguem viver no presente. Pensam que no dia que comprarem a casa própria aí serão felizes, o dia que comprarem um carro, aí será a felicidade. O dia que se formarem na faculdade ou obterem algum título importante, aí consideram possível ser felizes.

Penso que não podemos depender das circunstancias externas para sermos felizes, a questão não está em viver preso ao passado por melhor que ele tenha sido ou esperar que consquistas futuras nos realizem. O momento é agora, vamos viver um dia de cada vez, curtir toda a jornada até o lugar onde almejamos chegar.

Vamos viver mais intensamente e sermos felizes já no dia de Hoje, nem passado e nem o futuro, mas o Tempo presente com todas as boas possibilidades que se apresentam diariamente para todos nós.

AS RELAÇÕES HUMANAS

Todos os dias nos deparamos com as mais variadas pessoas e grupos sociais que formam as nossas relações humanas; vivendo em meio ao "Tecido Social". Desde o motorista do ônibus coletivo, a pessoa que nos atende quando tomamos um cafézinho numa lanchonete. O atendente de uma repartição pública ou vendedor em uma Loja. Os colegas de trabalho que são pessoas que querendo ou não, nos relacionamos diariamente, uns de cargos subalternos em relação a nós e outros em cargo de chefia e supervisão, ou seja acima de nós. E como eu e voce temos tratado cada uma dessas pessoas?

Será que tratamos a faxineira, o gari ou o camelô, com a mesma educação e respeito do nosso chefe ou do gerente da nossa conta no banco? Ou fazemos acepção de pessoas, classificamos as pessoas pela sua posição social, volume da conta bancária, influencia ou cargo que ocupa?
Na realidade devemos tratar a todos com educação, respeito, consideração e dignidade, independente de quem seja, até mesmo o mendigo de rua, na minha opinião merece respeito, e mais do que isso, na medida de possível, AJUDA!!!!

Todas as pessoas são como livros, sempre tem algo a nos ensinar, alguns são do tipo aventura, suas vidas são verdadeiras aventuras radicais. Outros são uma comédia, sempre divertidos e nos fazendo rir através do seu apurado senso de humor, outros são mais dramáticos, precisamos estar com lenços sempre apostos quando estamos conversando com estes. Outros são convencidos, exagerados e expansivos, mas certamente todos tem algo de bom a acrescentar, precisamos saber olhar as pessoas através de uma ótica boa, olhar aquilo que tem positivo, valorizar o que possuem de bom e não suas falhas e aspectos negativos que todo ser humano possui, ou seja, valorizar suas qualidades, acima dos defeitos.

Evidentemente, existem aquelas pessoas, sem caráter, mal educados, encrenqueiros, grosseiros, 171 , chatos e indesejáveis, esses sem dúvida tem toda sorte de problemas pessoais, psíquicos e emocionais, por mais que nos irritem e nos tirem do sério em vários momentos, são dignos de pena, suas atitudes desagradáveis, são um sinal de alerta, uma forma desesperada de chamar a atenção e pedir Socorro!!!

Não poderia terminar sem falar a respeito daquelas pessoas lindas, maravilhosas e incríveis, anjos que vez por outra cruzam o nosso caminho, estão sempre alegres e felizes; tem sempre uma palavra de incentivo, em meios as confusões estão sempre buscando apagar os incendios e buscar soluções para o bem estar de todos. São sábios, inteligentes, pacificadores; respeitam o espaço dos outros, estão sempre com a sua mão estendida a quem precisar e quando precisar; são pessoas as quais esse mundo cruel não é digno de ter, mas que estão aqui para fazer esse mundo um pouco melhor.

Lutam contra a desigualdade social, a pobreza e a exploração, a fome e a miséria; saem de casa todos os dias para transformar o mundo num lugar mais justo e solidário; querem combater as injustiças e contrastes sociais deste mundo cão; querem melhorias para todos e que o mundo entenda a importancia de valorizar a vida humana, veem cada pessoa como alguem especial e de forma humilde e discreta vão formando uma verdadeira Corrente do Bem!!!

E voce ao terminar este texto se identifica com qual grupo de pessoas???Todos os dias podemos melhorar em alguma area da nossa vida e assim ajudar a construir um mundo melhor para todos!!!!!

HERÓIS

Sem dúvida o Brasil é um país carente de heróis, a História tradicional tenta nos empurar goela abaixo alguns pseudo-herois nacionais, do tipo, Duque de Caxias, Almirante Tamandaré, Marechal Deodoro, Custódio de Melo e outros. Mas que na verdade são heróis apenas na caserna militar e nada mais que isso.

Outros olham para as estórias em quadrinhos e desenhos animados, daí surgem os famosos Super-heróis: Super-Man, Homem Aranha, X-Man, Capitão América, Mulher Maravilha, Laterna Verde, The Flash, Batman e outros. Cada um com características próprias e com análises de cunho filosófico que podemos fazer em torno desse heroísmo.

Na Grécia antiga, os mitos e fatos heróicos de deuses e semi-deuses despertam interesse e admiração de todos. Desde a antiguidade, todos estão a procura de heróis que nos salvem do perigo e de alguma forma possuam super-poderes. Lembramos sempre daqueles heróis salvam a mocinha em perigo e levam suas nações a vitórias surpreendentes nas guerras.

Na realidade todos os dias aqui no Brasil temos Heróis que tem buscado fazer a sua parte, como os bombeiros que arriscam suas próprias vidas para salvar a qualquer pessoa que esteja em perigo, cidadãos comuns que em momentos de calamidade se transformam em Heróis e fazem de tudo para salvar a vida de outros.

Professores no Bom sentido da palavra, que heroicamente se esforçam para ensinar mais do que a sua matéria curricular, mas ética,valores e Vida. Médicos que levam a sério o célebre "Juramento de Hipócrates" e estão realmente preocupados em salvar vidas, esses também podem ser considerados Heróis.

E tantos outros que diariamente, de forma anomina, salvam vidas, ajudam as pessoas e estendem a mão a quem precisa. Pessoas que além de atos heróicos tem uma vida digna, íntegra e correta, pessoas de bem e que não buscam o título de Heróis, mas em suas atitudes demonstram: Bravura, Coragem, Brio e Heroísmo!!!

A Educação no Brasil

A Educação no Brasil sem dúvida já virou caso de polícia. Isso porque constantemente vemos professores sendo ameaçados e agredidos (verbalmente e fisicamete) pelos alunos que cada vez mais chegam ao ambiente escolar oriundos de familias desestruturadas e muitos deles com envolvimento com drogas, álcool e todo tipo de violência. Foi o tempo em que a maioria das crianças eram seres educados, meigos e inocentes, bons tempos aqueles do passado ...

Os professores se tornaram reféns dentro das suas próprias salas de aula e também do sistema, porque as leis não ajudam os professores na realização do seu ofício. O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) está totalmente defasado e precisa ser revisto com urgência e na interpretação dos próprios adolescentes, estes consideram que o ECA lhes dá apenas direitos e nenhum tipo de deveres e pior do que isso os próprios professores, muitos deles não conhecem as leis educacionais adequadamente.

A Solução para educação passa primeiramente pela boa estruturação das famílias brasileiras, uma gestão mais efeciente nos projetos educacionais e uma melhor integração entre os governos: Federal, Estaduais e Municipais. Eu vejo que existe boa vontade das autoridades em Brasília tanto do presidente, assim como do ministro da educação, mas estes esbarram na burocracia e na ineficiência do sistema educacional brasileiro.

As escolas públicas acabaram se tornando ambientes que estão totalmente expostos a violência urbana e falta de segurança é algo latenete. professores desmotivados pela fala de infra-estrutura para trabalhar, baixos salários e as constantes humilhações do dia dia-a-dia, mesmo porque a sociedade não tem mais o mesmo apreço do passado pelos profissionais de educação que atuam na atualidade em todo o país.

A profissão de professor é segunda mais estressante só perdendo para os bancários e as consequencias disso são as faltas constanmtes dos professores, problemas de saúde (depressão, síndrome do pânico, stress) e em virtude desses fatores bons professores estão abandonando as salas de aula para exercerem outra profissão, menos insalubre; porque do jeito que a coisa está seroa necessário pagar aos professores insalubridade e periculosidade, para compensar os riscos que estes passam diariamente em sala de aula, principalmente nas áreas urbanas das grandes metrópoles brasileiras.

Para melhorar a educação no Brasil, mais do que excelentes projetos educacionais, que são muito belos na Teoria, mas que na prática não funcionam, é necessário um envolvimento de toda a sociedade através de pais, professores, estudantes, iniciativa privada, poder executivo e legislativo todos trabalhando com interesse e boa vontade no intuito de melhorar a educação no Brasil.

O nosso país é muito grande, é um país de contrastes, tem horas que a gente fica se perguntando se há solução para tantos problemas que o sistema educacional apresenta, mas não podemos perder a esperança e continuar lutando para melhorar o nosso bairro, a nossa cidade, o nosso estado e por fim ... o nosso Brasil!!!

TEMPOS DIFÍCEIS

Desde o segundo semestre de 2008, o mundo mergulhou numa crise econômica mundial (global), que vem produzindo um quadro de recessão e com consequencias seríssimas como desemprego, falências e empobrecimento da população mundial. E com isso todos os dias assistimos o noticiario da Tv ou lemos um jornal como uma certa dose de apreensão.

Certamente esta não é a primeira crise econômica mundial e certamente também não será a última, mas ao longo da História, o homem (ser humano), necessariamente aprendeu alguma coisa com as crises anteriores e agora é o momento de fazer uso desses conhecimentos em sua caminhada para que brevemente todo esse problema, possa ser superado e a vida da humanidade poder voltar a "normalidade".

Economicamente para superar uma crise é necessário ter sangue frio e liquidez, mas e para superar uma crise pessoal, o que é preciso?!?
Todos os dias nos deparamos com problemas os mais variados possíveis, são eles: familiares, econômicos, profissionais, existenciais, pessoais, espirituais, emocionais e outros. Como superá-los???

A nossa vida é feita de ciclos, fases ou estágios e com isso certamente teremos que lidar com momentos de baixa, de perde e de derrota. Momentos em que a gente esperava portas abertas e nos deparamos com as portas fechadas. Almejavamos que desse tudo certo, mas deu tudo errado, momentos de solidão e que a esperança surge assim como uma Luz no fim do Túnel.

Mas como não há mal, que sempre dure ... resta arregassar as mangas e encarar as crises e os problemas de frente no intuito de superá-los o mais rapidamente possível e para isso, a Fé, o trabalho, o esforço e a dedicação são armas fundamentais para se obter a Vitória!!!

REFORMA ORTOGRÁFICA

Já estamos começando 2009, com uma questão polêmica que é a reforma ortográfica, que a meu ver não poderia vir assim de cima para baixo, como uma imposição. Por mais que seja algo acordado entre os países de fala portuguesa no mundo, que são uma meia dúzia aproximadamente, na verdade deveria ter sido realizado um referendo junto a população brasileira e assim o povo teria condições de poder expressar a sua vontade sobre este assunto.

Os EUA a todo momento são alvo de muitas críticas, seja por sua política econômica, pelas guerras ou pela falta de diálogo com o mundo nas questões ambientais e muitos dos meus escritos e das minhas falas, trazem duras críticas ao governo de Washington. Mas não questão da língua, eles não estão nem aí para o inglês britânico e vivem bem dessa forma, no que diz respeito a área de Lingüistica. (com trema em sinal de protesto).

Ao mesmo tempo que temos aspectos culturais que possuem relação, como muitas palavras, obras, novelas e peças teatrais em comum com o além mar, ou seja, Portugal, a cultura brasileira possui uma característica especial, uma particularidade ímpar, que merece ser respeitada.
E falando em aspectos culturais, sem sairmos de dentro do Brasil, vez por outra ao viajarmos por esse imenso país levamos um verdadeiro choque cultural, imaginem então em relaçao a Portugal, Timor Leste ou a parte Lusitana da África????

No Brasil, o canaval, por exemplo, possui diferentes nuances, seja no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador ou Recife; todos na mesma época, mas com características, muito próprias. Além da culinária, desde o churrasco gaúcho, passando pelo vatapá e acarajé (BA), Tutu a mineira ou pão de queijo etc.

Mas voltando a reforma ortográfica ... para concluir ... uma parcela considerável da população já não escrevia direito na regra antiga, imaginem agora???