terça-feira, 25 de agosto de 2009

A Educação no Brasil

A Educação no Brasil sem dúvida já virou caso de polícia. Isso porque constantemente vemos professores sendo ameaçados e agredidos (verbalmente e fisicamete) pelos alunos que cada vez mais chegam ao ambiente escolar oriundos de familias desestruturadas e muitos deles com envolvimento com drogas, álcool e todo tipo de violência. Foi o tempo em que a maioria das crianças eram seres educados, meigos e inocentes, bons tempos aqueles do passado ...

Os professores se tornaram reféns dentro das suas próprias salas de aula e também do sistema, porque as leis não ajudam os professores na realização do seu ofício. O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) está totalmente defasado e precisa ser revisto com urgência e na interpretação dos próprios adolescentes, estes consideram que o ECA lhes dá apenas direitos e nenhum tipo de deveres e pior do que isso os próprios professores, muitos deles não conhecem as leis educacionais adequadamente.

A Solução para educação passa primeiramente pela boa estruturação das famílias brasileiras, uma gestão mais efeciente nos projetos educacionais e uma melhor integração entre os governos: Federal, Estaduais e Municipais. Eu vejo que existe boa vontade das autoridades em Brasília tanto do presidente, assim como do ministro da educação, mas estes esbarram na burocracia e na ineficiência do sistema educacional brasileiro.

As escolas públicas acabaram se tornando ambientes que estão totalmente expostos a violência urbana e falta de segurança é algo latenete. professores desmotivados pela fala de infra-estrutura para trabalhar, baixos salários e as constantes humilhações do dia dia-a-dia, mesmo porque a sociedade não tem mais o mesmo apreço do passado pelos profissionais de educação que atuam na atualidade em todo o país.

A profissão de professor é segunda mais estressante só perdendo para os bancários e as consequencias disso são as faltas constanmtes dos professores, problemas de saúde (depressão, síndrome do pânico, stress) e em virtude desses fatores bons professores estão abandonando as salas de aula para exercerem outra profissão, menos insalubre; porque do jeito que a coisa está seroa necessário pagar aos professores insalubridade e periculosidade, para compensar os riscos que estes passam diariamente em sala de aula, principalmente nas áreas urbanas das grandes metrópoles brasileiras.

Para melhorar a educação no Brasil, mais do que excelentes projetos educacionais, que são muito belos na Teoria, mas que na prática não funcionam, é necessário um envolvimento de toda a sociedade através de pais, professores, estudantes, iniciativa privada, poder executivo e legislativo todos trabalhando com interesse e boa vontade no intuito de melhorar a educação no Brasil.

O nosso país é muito grande, é um país de contrastes, tem horas que a gente fica se perguntando se há solução para tantos problemas que o sistema educacional apresenta, mas não podemos perder a esperança e continuar lutando para melhorar o nosso bairro, a nossa cidade, o nosso estado e por fim ... o nosso Brasil!!!

2 comentários:

Marília Francisco disse...

Ficaria melhor se houvesse geração de empregos
por parte do governo e também do setor privado para que os pais de família tenham emprego e, assim, pudessem prosperar dando um exemplo positivo para os filhos. Isso é o que falta aos alunos: Exemplos positivos de trabalho digno, honesto e prosperidade, por mínima que seja!
Depois, a consequência, a longo prazo, seria a diminuição dos vícios destrutivos: álcolismo e drogas... Não que os vícios sejam justificados pelo desemprego e outras mazelas sociais. E, por conseguinte, a responsabilidade principal pela educação das crianças e dos adolescentes retornaria às famílias. Logo, os deveres dos alunos seriam melhor cumpridos ao natural.

Quanto a reforma do ECA, isso, como diz a galera, DEMOROU! Afinal, são novos tempos, uma nova realidade com situações impensáveis no tempo em que o ECA foi estabelecido.

Marília Francisco disse...

CORREÇÃO: alcoolismo