sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O "Ser" Melhor

O ser humano em meio a Pós-modernidade, vive um tempo curioso, completamente diferente de tudo aquilo que já vivenciou em outras épocas. E por mais que todo mundo saiba que cada momento histórico têm as suas especificidades, a surpresa é a dimensão e a velocidade que as mudanças ocorrem e a nova mentalidade que choca profundamente aqueles cidadãos que possuem uma postura e visão de mundo mais conservadora e tradicional.

Neste novo tempo, o ser humano afirma que todos os corpotamentos são aceitáveis, que se pode tudo e praticamente mais nada pode ser considerado um tabu e com isso, afirmam: VIVA A PÓS-MODERNIDADE!!! E atitudes que eram totalmente reprováveis no Século XX enquanto comportamento social, é completamente aceito no Século XXI, sem maiores problemas e sem stress!!!

Mas o que percebo é que com tantos avanços tecnológicos e recursos inovadores e que sem dúvida trouxeram muito conforto e comodidade para as pessoas em geral, mas mesmo assim, o homem continua ... A PROCURA DA FELICIDADE!!!

Todavia apesar dos inúmeros avanços da ciência e tecnologia, o homem continua insatisfeito consigo mesmo, tendo que alterar isso ou aquilo no seu corpo, aumentar a sua massa muscular ou perder peso para para então poder sentir-se bem.

No plano material a questão do "Ser" mais uma vez passou longe, o negócio é ter e consumir: celular de R$ 1.000, carro novo, casa de campo, casa de praia, óculos escuros de R$ 500.00 e tudo aquilo que faz a pessoa estar inserida nessa sociedade de consumo, mas diga-se de passagem, em meio a atual crise econômica mundial, o capitalismo, ainda está em colapso e esse negócio de consumir 24h por dia de tudo, acabou chegando ao seu limite e o sistema deu um "Tilt".

Nunca antes na História da humanidade, vimos tantos casos de depressão, síndrome do pânico, compulsões (diversas), problemas emocionais e psiquicos, aumento no uso de drogas, conforme temos visto nesta primeira década do terceiro milênio.

Na realidade uma porcentagem muito grande da população quer ser percebida, notado, sentir-se valorizado e muita gente acaba se tornando como um verdadeiro "pavão" que quer aparecer de qualquer maneira ou tornar-se uma celebridade a qualquer custo. Porem, outros fazem a opção de tornar-se uma pessoa irritante para chamar a atenção e por trás do mais irrirtante dos comportamentos certamente existe uma pessoa carente pedindo socorro!,

Por último, acredito que para a sociedade opder viver de uma maneira mais harmônica e menos agressiva no dia-a-dia, devemos ter a ambição de sermos uma pessoa melhor a cada dia. Mas quando digo melhor, isso não significa, de uma maneira arrogante, se achar melhor do que os outros ... The best!!!! Mas ser a cada dia uma pessoa melhor do que ontem ... alguém ... mais educado ... mais gentil ... mais amigo ... mais companheiro ... que compreende as limitações do próximo ... que perdoa e que luta por um mundo melhor para si, para os seus e para toda a humanidade, um "Soldado da Paz" que luta pelo Bem comum.

Nenhum comentário: