sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia do Professor

Nesta última quinta-feira dia 15/10/2009, comemorou-se mais um ... "Dia do Professor", no qual, são feitas homenagens nas escolas, as famílias e amigos dão os cumprimentos pela data e a mídia em geral, arranha um pouquinho mais a imagem do professor em suas matérias jornalísticas muitas delas, infelizes, porque o universo que é a Educação tem milhares de coisas boas a serem mostradas a sociedade, mas a imprensa em sua maioria e não na sua totalidade, acaba destacando o lado negativo, aquilo que não funcina as distorções, problemas e mazelas presentes em alguns aspectos que envolvem a Educação brasileira.

O ofício de professor caiu em descrédito, a sociedade não leva mais à sério este profissional que é tão importante na vida de todos os profissionais de hoje que um dia estudaram nos bancos da escola e hoje atuam nos mais diversos segmentos da sociedade.

A mídia acaba não contribuindo muito com a educação no Brasil quando através das suas reportagens acabam jogando os alunos e os pais contra os professores e destacando todo incidente ruim que ocorre dentro da escola como se fosse o padrão, como se na escola predominassem mais os aspectos negativos do que os positivos.

Na minha opinião dentro das escolas existem muito mais professores sérios e comprometidos com a Educação do que professores irresponsáveis e licenciosos. Tenho certeza que a grande maioria do professorado e dos diretores estão envolvidos com a construção de um país melhor e se esforçam ao máximo pelos seus alunos e tem uma relação digna, honesta, séria e responsável com as crianças e adolescentes que frequentam os bancos escolares.

Mas certamente existem casos omissos de violência, abuso e atitudes infelizes de alguns professores, mas isso na verdade são falhas que ocorrem em qualquer profissão e não são via de regra na verdade, são exceções que acabam tendo uma enorme visibilidade na mídia.

Então em vez da imprensa colaborar para que a instituição escolar possa melhorar a cada dia, acabam destacando o professor que num ato isolado agrediu um aluno, ou também o contrário o alunos que agrediu o professor e ainda há uma terceira modalidade que está infelizmente ocorrendo com mais frequencia em nossas escolas que são as mães que geralmente agridem as profesores e aí está uma questão de gênero, porque é sempre agressão a mulher, a mãe que agrediu a uma outra mulher a professora dos seus filhos e isso é uma vergonha, lamentável.

Então que em nossas reflexões sobre o "Dia do Professor" e sobre a Educação no Brasil, fica o meu protesto no sentido de que a mídia tem que trabalhar a favor da Educação e dos professores e contribuindo para que dentro das escolas haja uma maior harmonia entre: professores, pais e alunos.

E por último é necessário que não só a mídia mostre tudo aquilo que há de bom dentro das escolas, mas que os professores e a própria comunidade escolar abra as suas portas e mostre as muitas coisas boas que existem dentro das escolas.

Os nossos educadores e as unidades escolares têm milhares de coisas boas para mostrar a sociedade que por um motivo ou por outro acaba ficando dentro dos muros da escola ou num trabalho ou atividade fantástica que está num cantinho dentro de uma pequena sala de aula que ninguem enxerga nem dentro da própria escola e muito menos na comunidade na qual estão inseridos ou muito menos na mídia.

Nenhum comentário: