sábado, 12 de dezembro de 2009

"Tente outra vez ..."

Veja! Não diga que a canção está perdida, tenha em fé em Deus, tenha fé na vida, tente outra vez!... Tente! (Tente!) e não diga que a vitória está perdida. Se é de batalhas que se vive a vida Han!Tente outra vez!...

Há alguns dias atrás assisti um documentário na televisão sobre Raul Seixas com vários depoimentos sobre a vida dele e um que chamou muito a minha atenção e de várias pessoas também, foi um empresário que estava falido, entrou no quarto pegou uma arma ligou o rádio no último volume para então fazer o disparo fatal, mas estava tocando justamente ... Tente outra vez ... e aquilo mexeu com aquele homem que não perdeu a coragem de atirar e saiu dali diposto a tentar mais uma vez e deu certo na vida, tudo por causa de uma canção certa e na hora certa.

Neste exato momento eu passo por um momento de revés na minha vida, neste ano de 2009, fiz a minha quarta tentativa de entrar no mestrado em História da UFSC e mais uma vez, fui reprovado e nessas horas passa de tudo na cabeça da gente, não chega ao exagero do suicídio, mas deixa a gente frustrado, triste, chateado, aborrecido e descrente em muitas coisas, até na própria vida.

Em 2006 eu fui reprovado na língua estrangeira e naquela época valia somente o inglês e sem o certificado de Proficiência, mesmo com o projeto pronto, não pude nem me inscrever, a língua estrangeira me reprovou logo de saída. Em 2007, como não tinha condições de pagar um curso de inglês, comecei atrabalhar traduções de textos sozinho, assitir filmes com aúdio em inglês e legendas em português e me virei e consegui passar na prova de proficiência, mas quem disse que a vida é fácil ... o meu projeto sumariamente foi reprovado. Depois de um tempo compreendi que o meu tema sobre "Os Operários da Indústria Gráfica Juerp - a relação entre o protestantismo e a ditadura militar no Rio de Janeiro (1964 – 1982)"; este não seria viável porque os batistas não deixariam eu ter acesso as fontes e os pastores ligados a administração da gráfica de uma maneira hipócrita diziam ser idosos e não se lembrarem de nada daquela época porque não era interessante para eles, logos não haveria como este projeto ser aprovado, visto que eu não tinha de fato as fontes em mãos!

Mas em 2008 com um tema novo envolvendo a esquerda política na America do Sul, envolvendo os companheiros Lula, Hugo Chávez e Evo Morales e atual esquerda no contexto sul-americano, o projeto foi aprovado, mas como não estudei direito os livros da prova teórica e numa postura de exagerada auto-confiança, fui o primeiro a entregar a prova, mas ao término de tudo fui reprovado.

E por último em 2009, refiz o projeto de uma maneira impecável, bem, amarradinho, 100%, revisado por outras pessoas e tudo mais, estudei muito para a prova escrita e o que acontece ... me reprovam na prova escrita, na qual a nota mínima para aprovação é 7,0 e mediante as perguntas e o conteúdo que eu estudei não haveria como eu tirar menos do que isso na prova e o interessante é que eles não divulgam quanto cada um tirou na prova e nem dão o direito a revisão de prova ... muito estranho! De fato o Brasil é o país do Q.I (Quem indica), mas o que resta desta festa ... tentar outra vez conforme Raul Seixas.

Para 2010 irei reescrever mais uma vez o meu projeto, publicar vários artigos científicos, fazer muitos cursos de aperfeiçoamento e além de concorrer na UFSC de novo, vou preparar um projeto para concorrer na UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) e assim multiplico por dois as minhas possibilidades de passar!

Estou triste, arrasado e com coração pesado, mas só me resta ou sair de cena ou levntar do chão, sacudir a poeira e dar a volta por cima!!!

Nenhum comentário: