segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PIB ou FIB: as lições do Butão.

PIB ou FIB: as lições do Butão
Susan Andrews - (Reportagem da Revista Época No.501)

Visualize um reino de deslumbrantes cumes nevados, com leopardos e iaques vagando pelas montanhas. Com vastas florestas intocadas, onde o contentamento é mais valorizado que o comércio, e um sábio rei que declara que a felicidade de seus súditos é mais importante que a produção econômica.

Um conto de fadas? Um sonho da imaginação? Um reino virtual no Second Life? Nada disso. Estou falando de um lugar real, com pessoas verdadeiras – o reino do Butão, no Himalaia.

O Butão tem capturado a atenção mundial por sua inovadora mensuração da FIB (Felicidade Interna Bruta), em vez de PIB (Produto Interno Bruto). Por décadas, o PIB, índice de progresso que soma todas as transações econômicas de uma nação, tem sido criticado, mais recentemente numa conferência da Comissão Européia, em Bruxelas. O PIB não somente falha em contabilizar os custos ambientais, mas também inclui formas de crescimento econômico que são prejudiciais ao bem-estar da sociedade. Por exemplo, despesas com atendimento médico, crime, divórcio e até desastres como o Katrina são computadas como um aumento do PIB!

A FIB vai um passo além. Ela situa a felicidade como o pivô do desenvolvimento. Desde a época de Aristóteles, e indo até a Declaração da Independência dos Estados Unidos, muitas sociedades consideraram a busca da felicidade um direito fundamental de todos os cidadãos. E agora, em pleno século XXI, o rei do Butão, Jigme Singye Wangchuk – uma das cem pessoas mais influentes do mundo, segundo a lista da revista Time –, disse que a FIB é o alicerce de todas as políticas de desenvolvimento do governo.
________________________________________

Na Edição No. 501 da revista consta esta reportagem sobre o Butão, um país asiático que está mais preocupado com a Felicidade da sua população do que toda a riqueza que o país pode produzir ao longo de 01 ano e isto é algo muito louvável!

Geralmente as pessoas em sua individualidade estão muito mais preocupadas em acumular bens e ganahar dinheiro, muito mais do que qualquer outra coisa nesta vida e em alguns casos, não é em todos os casos, mas nessa luta pela estabilidade financeira e pela aquisição de bens duráveis, nem sempre a Felicidade nem sempre encontra guarida neste coração que não está prioritariamente ... "A Procura da Felicidade", mas está literalmente correndo atrás do pote de ouro no final do arco íris.

Conforme no Filme do fantástico ator Will Smith, creio que a maior prioridade do ser humano deveria ser a Felicidade, assim como os butaneses já fazem, porque quem possui a Felicidade terá condições de reaçlizar-se muito mais facilmente, porque as pessoas são assim, quanto mais têm ... mais querem e entram num círculo vicioso que não tem fim, isso torna-se uma busca insaciável.

Não estamos combatendo uma estabilidade econômica, a riqueza, o conforto e a comodidade, mas alertando que a Felicidade está nas coisas mais simples da vida e com isso a tal felicidade acaba passando dasapercebida na vida de muita gente. Muitos viverem uma vida inteira correndo atrás de luxo, ouro e riquezas e não abriram espaço em seus corações para a FELICIDADE!!!

Nenhum comentário: