sábado, 3 de outubro de 2009

Olimpíadas - Rio 2016

Na última sexta-feira dia 02/10/2009 a cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro, foi escolhido para ser a sede das Olimpíadas de 2016, tendo superado cidades de países como: Chicago, Madri e Tóquio. O governo brasileiro na pessoa do Presidente Lula, Governador Sérgio Cabral, Prefeito Eduardo Paes, Carlos Arthur Nuzman (COB) e atletas do passado, como Pelé e outros do presente. Eles criaram uma comissão que lutou pela efetivação dos jogos e obtiveram êxito em sua empreitada.

Não só os cariocas, como todos os brasileiros estavam ansiosos por essa decisão do Comitê olímpico internacional que coroou a candidatura do Rio que recebeu com uma enorme festa e toda a satisfação do mundo, por essa escolha que trará inúmeros benefícios para a cidade e para o Brasil.

Em 2014 haverá a copa do mundo em praticamente todas as regiões do Brasil e logo em seguida, 2016, os jogos olímpicos, serão momentos inesquecíveis na história recente do nosso país, a julgar pelo grande sucesso que foi o Pan Rio 2007 e que certamente tudo aquilo que foi positivo naquela oportunidade será aperfeiçoado para esses eventos de grande porte que receberemos em breve.

Mas passada toda a euforia destes últimos dias festivos, agora começa o trabalho pra valer, no sentido do governo gerenciar todas as obras que necessitam ser desenvolvidas tanto para a Copa do Mundo, assim como nas olimpiadas, estádios, alojamentos e obras de infraestrutura como transporte urbano, hoteís, restaurantes, segurança pública, saúde e tudo que é necessário quando se quer promover eventos de tamanha magnitude.

O Brasil ganha com isso tudo prestígio no cenário internacional, obras que ficarão para a população após os jogos, empregos, renda e lembranças de momentos inesquecíveis na vida de cada cidadão brasileiro seja ele atleta, organizador, voluntário ou um simples torcedor anônimo.

Por último o carisma do presidente Lula foi um ponto-chave para a escolha da cidade do Rio de Janeiro, justamente ele que é tachado pelos seus opositores de "burro" e "ignorante", colocou no bolso em seu discurso um ex-aluno de Harvard, chamado Barack Obama, presidente da nação mais poderosa do mundo e o rei da Espanha, Juan Carlos. E digo mais nem mesmo um mestre, doutor (doutorado) ou um dos nossos "Ph. d euses", conseguiriam falar ao mundo com o coração, conforme o presidente Lula, fez! E foi emocionante ouvir o nosso presidente dizer ... sim, nós podemos, parafraseando o próprio Obama em sua campanha rumo a Casa Branca em 2008.

Na verdade esse discurso impressionou muito mais os próprios brasileiros do que os estrangeiros, que tambem foram tocados pelas palavras de Lula; mas aqui no Brasil, muitos depois de tantos anos reconheceram a sabedoria do presidente brasileiro que vai muito além de um título de mestre ou doutor, que evodentemente tem o seu devido valor e merece reconhecimento, mas que muitas das vezes se perdem em sua arrogância e em seus egos inflados.

Nenhum comentário: