sábado, 10 de outubro de 2009

Barack Obama - (Prêmio Nobel da Paz - 2009).

Foi com grande surpresa que a comunidade internacional e até mesmo o próprio presidente da nação mais rica e poderosa do mundo, Barack Obama (EUA), recebeu a notícia de ter sido premiado com Nobel da Paz de 2009.

Na verdade Obama, está a aproximadamente 09 meses e neste curto espaço de tempo, não há como realizar grandes feitos no sentido de concretizar políticas para a efetização da paz mundial, isto é, sem realmente teremos condições de algum dia alcançar a paz mundial.

Depois de 08 anos do catastrófico governo republicano do ex-presidente George W. Bush, Obama (Partido Democrata), foi eleito para literalmente desfazer todas as "imperícias" que o seu antecessor fez durante os seus dois mandatos na Casa Branca.

Historicamente, os democratas, apesar de serem no âmbito econômico, extremamente protecionistas, na política internacional, são mais abertos ao diálogo e geralmente tem a missão de desfarem as guerras empreendidas pelos republicanos pelo mundo, trazerem os "filhos da América" de volta para casa, conforme acontece nos dias atuais em relação ao Iraque, que tem tudo para se tornar um "novo vietnã" para os estadunidenses e a guerra no Afeganistão.

Mas o Nobel foi entregue a Obama, por ter em tão pouco tempo de trabalho, caminhado na direção do desarmamento nuclear entre as nações que possuem maior número de armas nucleares no mundo como a Rússia, por exemplo.

Em relação a Ilha de Cuba, começam a ocorrer avanços no sentido de atenuar as sansões econômicas e sociais, impostas a única nação socialista em todo o continente americano e o principal, ter decidido pelo fechamento da base norte-americana de Guantánamo (Cuba).

Na política voltada ao Oriente Médio, Obama também tem buscado reestabelecer o dialógo entre árabes e palestinos, o que é uma atitude louvável e digna de nota, por mais difícil e árdua que seja tal tarefa, a paz entre judeus e palestinos.

O presidente Barack Obama, tem muito poder em mãos e a comissão que distribui este prêmio sabe muito bem disso, e a meu ver a idéia é manter o presidente, engajado na luta pela paz e pelo desarmamento, na verdade, este prêmio amarra Obama nas questões pacifistas e antes de qualquer iniciativa na geopolítica internacional, ele certamente estará pressionado pelo título Nobel da Paz de 2009, embora todos saibam que o presidente dos EUA, desde a sua campanha rumo a Casa Branca se comprometeu em assumir compromissos para pôr fim as guerras, estabelecer diálogo entre as nações e promover a Paz.

Nenhum comentário: