terça-feira, 25 de agosto de 2009

HERÓIS

Sem dúvida o Brasil é um país carente de heróis, a História tradicional tenta nos empurar goela abaixo alguns pseudo-herois nacionais, do tipo, Duque de Caxias, Almirante Tamandaré, Marechal Deodoro, Custódio de Melo e outros. Mas que na verdade são heróis apenas na caserna militar e nada mais que isso.

Outros olham para as estórias em quadrinhos e desenhos animados, daí surgem os famosos Super-heróis: Super-Man, Homem Aranha, X-Man, Capitão América, Mulher Maravilha, Laterna Verde, The Flash, Batman e outros. Cada um com características próprias e com análises de cunho filosófico que podemos fazer em torno desse heroísmo.

Na Grécia antiga, os mitos e fatos heróicos de deuses e semi-deuses despertam interesse e admiração de todos. Desde a antiguidade, todos estão a procura de heróis que nos salvem do perigo e de alguma forma possuam super-poderes. Lembramos sempre daqueles heróis salvam a mocinha em perigo e levam suas nações a vitórias surpreendentes nas guerras.

Na realidade todos os dias aqui no Brasil temos Heróis que tem buscado fazer a sua parte, como os bombeiros que arriscam suas próprias vidas para salvar a qualquer pessoa que esteja em perigo, cidadãos comuns que em momentos de calamidade se transformam em Heróis e fazem de tudo para salvar a vida de outros.

Professores no Bom sentido da palavra, que heroicamente se esforçam para ensinar mais do que a sua matéria curricular, mas ética,valores e Vida. Médicos que levam a sério o célebre "Juramento de Hipócrates" e estão realmente preocupados em salvar vidas, esses também podem ser considerados Heróis.

E tantos outros que diariamente, de forma anomina, salvam vidas, ajudam as pessoas e estendem a mão a quem precisa. Pessoas que além de atos heróicos tem uma vida digna, íntegra e correta, pessoas de bem e que não buscam o título de Heróis, mas em suas atitudes demonstram: Bravura, Coragem, Brio e Heroísmo!!!

Nenhum comentário: