terça-feira, 25 de agosto de 2009

BRASIL CAMPEÃO DA LIGA MUNDIAL DE VÔLEI - 2009

Depois da seleção brasileira de vôlei masculino liderada pelo técnico Bernardinho, perder a disputa pelo ouro olímpico em Pequim (2008), no mundo do esporte começou-se a pensar o seguinte: Como esse grupo conseguiu ficar tanto tempo em destaque, sem ser superado pelos seus rivais? Naquele momento, a grande questão não era o porque de terem perdido para a seleção dos EUA na final olímpica, mas o porque de ter levado 08 anos para que essa hegemonia no volei mundial fosse superada???

Depois da crise que envolveu o ex-levantador titular da seleção "Ricardinho" e o técnico, o treinador conseguiu levantar o grupo, porém na final da Olimpíada de Pequim, o jogo totalmente previsível do levantador "Marcelinho" e numa partida na qual a seleção não estava num dia muito inspirado, foram aspectos fundamentais que determinaram a derrota dos brazucas, que vieram para casa com a medalha de prata e diga-se de passagem, os brasileiros naquela oportunidade foram massacrados pelos norte-americanos que por méritos ficaram o ouro e diga-se de passagem muito merecidamente!!!

E também nesse dia a tal "Dna. Sorte" não deu o ar da sua graça, pq a seleção trabalha muito, treina duro e se doam sempre ao máximo e claro a sorte em alguns momentos ajudou, pq o treinador da equipe além de ser super competente, sério e trabalhador, é uma pessoa com muito carisma e que tem estrela, sorte de campeão e tudo isso ajuda muito. Porque não adianta nada ser muito competente e não ter sorte e ser um pé frio. Mas no caso do Bernardo Rezende, ele consegue juntar trabalho, competencia e sorte e nisto está uma parte da receita do seu sucesso e do seu grupo de trabalho.

No início deste ano tive a oportunidade de assistir uma entrevista do Bernardinho pela Televisão, na qual ele colocava as suas expectativas para a Liga Mundial de 2009, sabedor de que o seu grupo passava por mais um processo de renovação e que iriam buscar na medida do possível um pódio, ou seja, estar entre os três primeiros colocados na competição!!!Em face da enorme renovação da seleção brasileira e também pela evolução das demais concorrentes no volei mundial.

Para surpresa de todos na Liga Mundial 2009, o Brasil sagrou-se campeão da competição na chamada "Batalha de Belgrado", numa partida polêmica contra a Sérvia, na casa do adversário. Na final da Liga, alguns torcedores arremessaram moedas, pilhas e outros contra a seleção brasileira por causa de um ponto que havia sido dado a Sérvia e após protestestos dos brasileiros, o árbitro voltou atrás e deu o ponto para o Brasil!!! No final a seleção brasileira de voleibol, sagrou-se pela oitava vez, campeã da Liga, empatando em número de conquistas com a Itália, que era isolado o maior campeão desta competição.

Por fim, Parabéns ao grupo, ao técnico Bernardinho que implementou essa grande renovação na seleção, com jovens talentos e aumentando a estatura média da seleção e com isso tendo que mudar o estilo de jogo, aprimorando ainda mais o bloqueio e valorizando cada vez mais as características dessa nova seleção que com essa última conquista ganhou novas forças, moral e respeito internacional para obter ainda mais vitórias entre as muitas já obtidas até então!!! Esse time valoriza a camisa do Brasil, a Pátria e são um grande exemplo de superação, disciplina e de Luta, que inspira não só os esportistas, assim como milhões de brasileiros na luta pela realização dos seus sonhos!!!

Nenhum comentário: