sábado, 19 de dezembro de 2009

2009 - A Redenção do Futebol Carioca no Cenário Nacional.

Primeiramente como bom carioca quero dizer que 2009 foi um ano muito bom para os clubes da "Cidade Maravilhosa" e mesmo eu sendo um ... vascaíno convicto ... fiquei satisfeito com o título do "Urubu", porque assim foi quebrada a hegemonia do futebol paulista no Brasil. E São Paulo F.C, ganhar quatro campeonatos seguidos não seria justo, mesmo porque porque não mereciam. Na verdade, os três títulos da "Era Muricy", o São Paulo já não foi aquilo tudo, imaginem quatro vezes, seria algo assim insuportável, aturar aquela torcida pequeno burguesa do Morumbi e sem qualquer sombra de dúvida, eu fico muito mais feliz quando vence um time de massa, do povão, aí vale a pena, é um alento para os trabalhadores, para operariado que se vêem nos chamados clubes de massa, em meio a sua luta diária pela sobrevivência.

E o meu Vascão ... foi campeão da Série B e está retornando com força total para a Série A, sem dúvida foi ruim termos ido para a Segundona, mas era algo que já estava a acontecer a uns 03 ou 04 anos e acabou acontecendo justamente de 2008 para 2009. E agora o clube está se reestruturando e buscando os recursos necessários para novas e grandes conquistas.

Porém, o mais interessante é que em dado momento da Serie B, o Vasco, chegou a estar em 8o. lugar na e a nossa querida imprensa paulista, dizia que o Vasco não iria subir e ainda enchiam a boca para apostar nos seus representantes: Guarani, Ponte Preta, Portuguesa, Bragantino e São Caetano. Mas além disso contavam como certo com o descenso do Botafogo e do Fluminense. Mas como ... a Justiça é infinita ... o Vascão faturou a Série B e dos paulistas acima só o Guarani subiu e diga-se de passagaem o time de Campinas/SP, fez um excelente campeonato e mereceu o acesso com Louvor.

Fluminense, é um exemplo, uma história que deve inspirar cada brasileiro para lutar com mais afinco, garra e dedicação em meio aos seus problemas e dificuldades da vida. O time tinha 98% de chance de cair para a Segundona e com muita raça, foi ... matando um "Leão" por dia ... e na última rodada conseguiu o impossível e a grande Lição é: "O impossível é algo que vez por outra acontece".

E o Botafogo (Fogão), também se safou na última rodada eliminando o Palmeiras que tinha mais de 90% de chances de ser campeão, mas que no final das contas, não se classificou nem sequer para a Libertadores, o problema do Palmeiras, foi não ter efetivado o auxiliar técnico Jorginho, como treinador em definitivo e ter trazido o Muricy a "peso de ouro". E além disso, a contratação do Vágner Love, foi completamente infeliz, porque jogador de futebol, em sua grande maioria, mas com algumas honrosas exceções, é claro ... são egocêntricos, cheios de estrelismo e vaidades e quando o Vágner Love, chegou vindo da Rússia, ganhando uma bolada por mês, o time não jogou mais, a máquina alvi-verde, simplesmente parou!

E por último referente ao futebol carioca, a "cereja do bolo", o América F.C, o nosso querido "Amériquinha", o segundo time do coração de todo mundo do RJ, este foi campeão da 2a. Divisão do RJ e em 2010, volta para a primeira divisão do futebol carioca e conta com Romário como Managger do Clube e para o ano que vem  contratou o Bebeto, aquele do Tetra para ser o novo treinador.

Agora fica a expectativa que no ano novo, os times do Rio de Janeiro, façam bonito e conquistem a Libertadores, Copa do Brasil, o Brasileirão e tudo mais que for possível, mas para tanto precisam se estruturar melhor e ter uma gestão mais efetiva e funcional do futebol em 2010.

Um comentário:

edpaegle disse...

Fabio, acho que o Papai Noel é carioca. Não o mais fanático e bairrista carioca acreditaria que o Flamengo seria campeão da primeira divisão, o Vasco da segunda, o Botafogo e o Fluminense não cairiam e ainda por cima ganhar a sede dos Jogos Olimpícos!