terça-feira, 25 de agosto de 2009

O QUE É A VIDA?

Já me disseram que a vida é como um Teatro, onde diariamente as pessoas representam personagens. Lidamos diariamente com muitas pessoas artificiais e quem se propõe a ser verdadeiro, é estigmatizado. Na realidade creio que todos gostariam de ser quem realmente são, mas por conveniencia, acabam usando máscaras.

Um Campo minado, em nossa caminhada lidamos com bombas enterradas sob o nosso solo, prontas para explodir e com isso podemos ser mutilados ou feridos pelas cirscuntancias da vida. Só nos resta então, caminhar com maior cautela e sempre sabendo exatamente onde está pisando, e estar preparado para desarmar os "explosivos" colocados em nosso caminho.

A nossa vida é cheia de "altos e baixos", as vezes estamos lá em cima, tudo dá certo, é uma fase onde a sorte está favoravel, mas lembramos que esse periodo é limitado, não dura para sempre. Tambem precisamos lidar com as fases de baixa, onde a maré seca, e as coisas não dão certo. Da mesma forma que a fase boa não dura, a fase ruim também passa. A vida é uma sucessão de fases boas e ruins, sorte e revés. Precisamos saber funcionar bem, independente das circunstancias e não deixar que nada externo venha a nos abalar e tirar a nossa paz!

Um Quebra-cabeça: a vida é cheia de mistérios e sempre teremos muitas coisas para ter dúvida e poucas para se ter certeza. Com isso, temos que ser bom observadores, saber aprender com cada situação. Quem consegue observar o seu próprio cotidiano e tirar lições praticas e aplica-las em sua vida, consegue melhores resultados. Com uma maior atenção aos acontecimentos do dia-a-dia será possivel desvendar os enigmas e perguntas sem resposta que se apresentam a nós.

Numa Jornada, o mais importante não é o destino final, mas cada centímetro do percurso, cada curva, desvio e até mesmo os acidentes. Precisamos aprender a desfrutar de cada momento, cada instante de nossa vida com intensidade, viver o Hoje, porque o futuro é desconhecido não sabemos nunca exatamente o que virá.

A vida pode ser vista como uma Dança, porque temos que aprender estar preparados para dançar em qualquer ritmo. Hoje não dá mais para sermos rígidos e inflexíveis, precisamos ser maleáveis e até mesmo ecléticos para podermos nos adaptar a cada situação inusitada que se apresente a nós.

Um Carrosel, por vezes temos a sensação de estarmos andando em círculos. Só poderemos seguir adiante a partir do momento em que aprendermos e praticarmos todas as Lições que temos que aprender no atual estágio. E enquanto isso não acontecer voce ficará estagnado e sem andar um centimetro sequer para frente. Quando somos reprovados e temos que repetir uma etapa, temos que aprender adequadamente as lições desse estágio, para aí sim sermos aprovados e avançar para a próximo fase.

Uma Partida de Xadrez. O xadrez é um jogo incrivel, que envolve pensamento lógico, precisão, estratégia e uma ampla visão de todo tabuleiro. Precisamos aumentar nosso campo de visão e saber utilizar cada peça de que dispomos em nossas mãos. Além disso, principalmente aprender com cada partida e com cada jogada.

Por fim ... o que é a vida? A vida é algo dinâmico, complexo e incrível!!!

Nenhum comentário: