terça-feira, 25 de agosto de 2009

THE SECRET (O SEGREDO)

O livro e o filme sob o mesmo título: "The Secret", em português, "O Segredo", se propoem a oferecer o Segredo para obter sucesso em vários aspectos da vida: área financeira, em seus relacionamentos, saúde física, superação de problemas e na conquista de objetivos muito difíceis de serem alcançados.

Esse tipo de proposta não é novidade para ninguem, os títulos de auto-ajuda se multiplicam pelas estantes das livrarias e todos seguem a busca desenfreada pelo sucesso. Sem duvida ninguem em sã consciencia, gosta de sofrer derrotas e falhar na busca de seus objetivos pessoais e palavras de motivação, sem duvida, são sempre muito bem vindas.

Mas o problema está nas "soluções mágicas" do tipo, mentalize e materialize (realize), o seu sonho. Outro ponto importante é o tom extremamente, Humanista, desse chamado "Segredo" , que aprsenta o homem como sendo capaz de realizar tudo que quiser. Resgatam o chamado antrocentrismo do Renascimento (Idade Moderna),o homem como o centro de todas as coisas. O Humanismo em sua proposta deixa Deus em segundo plano e coloca todos os holofotes no próprio homem.

Um outro aspecto é o Materialismo: casa de praia, casa de campo, carro importado, negócio próprio e muitos outros aspectos, onde "O Segredo" estimula a busca por esses objetivos. Mas é óbvio que infelizmente ou felizmente, nem todos chegarão por um motivo ou por outro a essas coisas.

Nem todas as pessoas estão preparadas para terem muito dinheiro, posses e bens materiais, porque o dia que isso acontecer, poderá ser a sua ruína. Outras pessoas muito precocemente chegam ao sucesso e o mantém. Na verdade cada pessoa tem a sua Historia e as coisas acontecem a seu tempo. Ninguem é igual a ninguem e nem sempre as comparações são salutares. os bons exemplos inspiram a todos, mas em relação a alcançar as metas, cada pessoa tem seu ritmo, oportunidades e realizações em tempos diferenciados, é a individualidade do ser humano, cada um tem um ritmo e uma conjuntura pessoal ímpar.

Por fim o homem não é capaz de resolver todos os seus problemas sozinho, dependemos do criador (Deus). Tambem não podemos ser escravos do sistema capitalista e do materialismo desenfreado propagado pelo Segredo e por uma parcela bastante considerável da nossa sociedade.

Uma coisa é voce ter fé e acreditar que pode melhorar de vida; a outra é acreditar em propostas do tipo como "Como chegar ao Sucesso em 10 Lições".
Não podemos nunca deixar de olhar essas proposta de forma crítica, seria, responsavel e até um pouco cética. A Felicidade é algo que encontramos ao longo da Jornada, ao longo de toda a nossa peregrinação na Terra e não atraves de Formulas mágicas!!!

Nenhum comentário: