domingo, 30 de agosto de 2009

Certo e Errado

E como definir o que é certo e o que exatamente é errado nesta vida? Na verdade para vivermos em sociedade existem regras (ética), padrões de conduta e leis que todo cidadão deve seguir para o bom funcionamento da sociedade, isso se é que podemos dizer que a nossa sociedade funcione bem!

Quando falamos em ética, estamos nos referindo aos padrões de conduta que existem para de certa forma tentar "nortear" as ações das pessoas. Vemos isso nas diversas profissiões como na ética médica por exemplo, em instituições e órgãos governamentais, assim como no Congresso nacional (Brasília/DF) que vez por outra instaura uma nova comissão de ética para apurar eventuais irregularidades de algum parlamentar.

Mas analisando as ações do ser humano e mais especificamente, a questão do Certo x Errado,  nos deparamos com uma questão moral, ou seja, a conduta que cada pessoa têm. Vejo o homem como fruto do meio aonde vive, os valores familiares, educação, princípios religiosos e o caráter que ao longo da sua existência foi sendo forjado no interior de  determinada pessoa, que constitui a sua personalidade.

Para mim conforme pensavam os principais teóricos iluministas no século XVII, ninguém nasce sendo uma pessoa de mau caráter, agressivo ou desonesto, tudo isso vai surgindo ao longo da vida. Já em relação aos casos de desvio de conduta enquanto houver vida, sou otimista no sentido de que há esperança do despertar de uma nova caminhada, através de uma segunda oportunidade.

Na vida em sociedade cada pessoa dever ser respeitada em sua individualidade, porque cada um traz consigo a sua lista pessoal de certo e errado, pode e não pode, e impôr a nossa lista de certo e errado e vice-versa a uma outra pessoa é uma forma de violência porque cada ser humano tem os seus próprios valores pessoais, gostos e preferências, os quais devem ser respeitados de uma forma ampla e irrestrita.

Temos preferência por diferentes times de futebol, que inclusive isso gera muita rivalidade entre os torcedores. Na esfera política, temos diferentes linhas ideológicas (esquerda, direita e centro), diferentes estilos e filosofias de vida. Na religiosidade existe uma enorme variedade de religiões e de posicionamentos em torno da religião. Partindo do Cristianismo (Católico, Protestante ou Ortodoxo), Islamismo, Budismo, Hinduísmo, Espiritismo, Religiões afro-brasileiras, além dos ateus, materialistas e agnósticos. Realmente as religiões formam um imenso universo de diferentes perspectivas e possibilidades.

Por fim cada um sabe de si e deve ter a  noção do que é melhor, porém não esquecendo jamais da tolerância e principalmente da moderação e do equilibrio em tudo aquilo que for feito ao longo de toda a vida, de modo que possamos viver com honra, dignidade e respeito a nós mesmos e aos outros também.

Nenhum comentário: