sábado, 29 de agosto de 2009

ALIENAÇÃO & MANIPULAÇÃO

Essa é uma temática bastante interessante, porque em nossa sociedade, milhares de pessoas vivem de uma maneira totalmente alienada e com isso são muito facilmente manipulados. Alguns por conveniência se desligam da realidade; outros perdem totalmente a compreensão do mundo em que vivem em virtude problema pessoal mais grave, um trauma ou até algum problema psíquico.


Mas o pior são as pessoas que vão "sobrevivendo" dia-a-dia de uma forma mecânica, sem maiores questionamentos, sem pensar, sem raciocinar, sem perceber a beleza que mesmo em meio aos caos nunca deixou de existir, mesmo não sendo percebida. a vida de muita gente se resume apenas em compromissos profissionais e pessoais e assim vão se sucedendo os dias, vivem uma vida inteira segundo uma rotina rígida, todos os dias iguais ou pelo menos muito semelhantes.

Pensar - parece incrível mas nem todos os seres humanos querem ou se esforçam para pensar e perceber o mundo em que vivem e as questões que se apresentam ao longo das nossas vidas. O mundo se tornou esse caos, porque a alienação assola a nossa sociedade de uma forma altamente destrutiva.

Em meio à crises, as mais diversas, estes se abstém da vida, fazem “vista grossa” e ainda há aqueles que nunca sabem ao certo o que está acontecendo e continuam também sem querer estar apar dos acontecimentos e muito menos de opinar ou contribuir na solução dos problemas sociais que dizem respeito a vida de todo mundo.

Manipulação - certamente também existem aqueles “espertalhões”, que se aproveitam das situações-problema para manipular os outros, ou seja, para fazer valer seus interesses pessoais e/ou institucionais. Eles se aproveitam da boa fé das pessoas ou da distração delas, para por exemplo votarem num determinado político, participarem de uma causa ilegítima ou apoiarem alguma instituição irregular ou suspeita.

O alienado não pensa, não interpreta, é massa de manobra e depende das opinões de outros de algum colunista famoso ou reportagem de revista, não para formar a sua opinião, mas para sair por aí reproduzindo a opinião de outrem.

A alienação está na política, na mídia, nos padrões de moda, na escola, na família, nas religiões e quem tem a ousadia de questionar esses aparelhos ideológicos, toda essa rede de intrigas e todo esse maldito sistema, é mal visto e rotulado de forma pejorativa.

Porém, infelizmente até o conhecimento virou uma mercadoria nas mãos do Capitalismo. A arte não é valorizada e muito menos o artista. A boa música, a música inteligente e músicos talentosos não são levados á serio e com isso alguma marionete do sistema, acaba ocupando o lugar daquele que possui talento e inteligencia no que faz.

A filosofia que valoriza o pensamento e nos faz interpretar melhor o nosso mundo também não é levada a serio, e o preço que se paga é a alienação. Todo regime ditatorial combate a filosofia e também as ciencias humanas, porque elas buscam a formação de um ser humano crítico, consciente e pensante, um ser pensante. E para quem manipula a sociedade, pessoas assim, precisam ser eliminadas por serem "um risco para a sociedade"!!!

E você é uma pessoa alienada ou um Ser pensante?!?

Nenhum comentário: