terça-feira, 25 de agosto de 2009

AS RELAÇÕES HUMANAS

Todos os dias nos deparamos com as mais variadas pessoas e grupos sociais que formam as nossas relações humanas; vivendo em meio ao "Tecido Social". Desde o motorista do ônibus coletivo, a pessoa que nos atende quando tomamos um cafézinho numa lanchonete. O atendente de uma repartição pública ou vendedor em uma Loja. Os colegas de trabalho que são pessoas que querendo ou não, nos relacionamos diariamente, uns de cargos subalternos em relação a nós e outros em cargo de chefia e supervisão, ou seja acima de nós. E como eu e voce temos tratado cada uma dessas pessoas?

Será que tratamos a faxineira, o gari ou o camelô, com a mesma educação e respeito do nosso chefe ou do gerente da nossa conta no banco? Ou fazemos acepção de pessoas, classificamos as pessoas pela sua posição social, volume da conta bancária, influencia ou cargo que ocupa?
Na realidade devemos tratar a todos com educação, respeito, consideração e dignidade, independente de quem seja, até mesmo o mendigo de rua, na minha opinião merece respeito, e mais do que isso, na medida de possível, AJUDA!!!!

Todas as pessoas são como livros, sempre tem algo a nos ensinar, alguns são do tipo aventura, suas vidas são verdadeiras aventuras radicais. Outros são uma comédia, sempre divertidos e nos fazendo rir através do seu apurado senso de humor, outros são mais dramáticos, precisamos estar com lenços sempre apostos quando estamos conversando com estes. Outros são convencidos, exagerados e expansivos, mas certamente todos tem algo de bom a acrescentar, precisamos saber olhar as pessoas através de uma ótica boa, olhar aquilo que tem positivo, valorizar o que possuem de bom e não suas falhas e aspectos negativos que todo ser humano possui, ou seja, valorizar suas qualidades, acima dos defeitos.

Evidentemente, existem aquelas pessoas, sem caráter, mal educados, encrenqueiros, grosseiros, 171 , chatos e indesejáveis, esses sem dúvida tem toda sorte de problemas pessoais, psíquicos e emocionais, por mais que nos irritem e nos tirem do sério em vários momentos, são dignos de pena, suas atitudes desagradáveis, são um sinal de alerta, uma forma desesperada de chamar a atenção e pedir Socorro!!!

Não poderia terminar sem falar a respeito daquelas pessoas lindas, maravilhosas e incríveis, anjos que vez por outra cruzam o nosso caminho, estão sempre alegres e felizes; tem sempre uma palavra de incentivo, em meios as confusões estão sempre buscando apagar os incendios e buscar soluções para o bem estar de todos. São sábios, inteligentes, pacificadores; respeitam o espaço dos outros, estão sempre com a sua mão estendida a quem precisar e quando precisar; são pessoas as quais esse mundo cruel não é digno de ter, mas que estão aqui para fazer esse mundo um pouco melhor.

Lutam contra a desigualdade social, a pobreza e a exploração, a fome e a miséria; saem de casa todos os dias para transformar o mundo num lugar mais justo e solidário; querem combater as injustiças e contrastes sociais deste mundo cão; querem melhorias para todos e que o mundo entenda a importancia de valorizar a vida humana, veem cada pessoa como alguem especial e de forma humilde e discreta vão formando uma verdadeira Corrente do Bem!!!

E voce ao terminar este texto se identifica com qual grupo de pessoas???Todos os dias podemos melhorar em alguma area da nossa vida e assim ajudar a construir um mundo melhor para todos!!!!!

Um comentário:

Marília Francisco disse...

Lembremos que nós próprios, por mais instrução, cultura e, até mesmo, elevação espiritual, muitas vezes, tratamos por invisíveis muitas pessoas que fazem parte das nossas relações.
Alguém saberá descrever o tradicionalmente conhecido por lixeiro de sua rua? E o atendente da lanchonete onde diariamente tomamos café no mesmo horário? E o "tio" ou "tia" do estacionamento e faxina de onde trabalhamos/estudamos?
Pensemos nisso!