sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Classe C

Neste ano de 2010 esta classe social fez a festa, a sigla "Classe C" tornou-se sinônimo de:

- Crédito
- Celular
- Cheque Especial
- Computadores
- Colégio particular
- Consumo

Com isso as classes A e B que estaval acostumadas a terem no governo federal, governos que representavam única e exclusivamente os seus interesses agora vêem a Classe C chegando lá e sentem-se incomodados com a presença deles nos aviões comerciais, restaurantes, além de ocuparem o lugar antes ´só deles no trânsito porque hoje as pessoas podem ter carro e moto e os burgueses sentem-se incomodados com a presença desta classe emergente.

Ouvi um relato que dizia que uma senhora burguesa fora comer num restaurante e deu de cara com a sua empregada jantando no mesmo estabelecimento e depois no shopping na hora de pegar uma vaga para estacionar, lá estava novamente a doméstica estacionando um carro zero Km, para indignação da Madame, é mais ou menos isso que acontece hoje no Brasil.

Vida longa a classe C ... e se cuidem ... a classe D, vem por aí ... hauhauhauhauahauh

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Para a burguesia pobre não deveria andar de carro

É triste, mas é verdade, para a burguesia pobre tem que andar socado num coletivo de péssima qualidade, porque em sua opinião pequeno-burguesa a pista deve ser só deles andarem a vontade sem trânsito, essa é a mentalidade do burguês, eles se sentem incomodados com a presença da Classe C em restaurantes, aviões, lojas mais sofisticadas e tudo aquilo que os mais pobres estão tendo acesso nos últimos oito anos.

Mas pior do que isso é quando alguém de uma classe mais intermediária quer esculachar os mais humildes aí é que dói na alma da gente, tem muita gente que é pobre, oprimido e o sonho de consumo deles é ser rico de modo que da mesma maneira que um dia foram explorados possam fazer o mesmo com outros.

No comentário polêmico de Luiz Carlos Prates da RBS que teve espaço na mídia nacional, quando criticou os pobres pelo transito caótico na BR-101, dizendo que qualquer um pode ter carro, que bom que todo mundo tem acesso as coisas hoje em dia, porque não se governa mais única e exclusivamnete para as elites, porque hoje o Brasil é um país de todos.

No entanto não há nenhum surpresa no comentário do Prates, este senhor é extremamente reacionário, conservador, direitista e faz comentários na Tv repletos de preconceito, o negócio é não dar audiência para pessoas que assim como ele parecem estar na Idade Média, o melhor é ignorá-los porque a opinião deles não vale nada, não acrescenta nada porque o século XXI é um tempo mais dinâmico, amplo e para quem possui uma vasta visão de mundo.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Retirada das tropas norte-americanas do Iraque

Seria o Iraque, um novo Vietnã??? As características são mesmas os soldados norte-americanos levaram a pior num campo de batalha hostil e tática de guerrilha urbana fez estragos entre os Yankees no final tiveram que voltar para casa sem vencer a guerra ou cumprir a missão pela qual se meteram num conflito numa outra extremidade do mundo, que não havia nenhuma razão de ser ou de ocorrer, mais um guerra inútil, idiota e imbecil, como na verdade costumam ser os conflitos armados entre as nações.

Uma das promessas de campanha do presidente Barack Obama, começa se cumprir que é exatamente retirar as tropas do front de batalha e trazer os seus soldados de volta pra casa, para o alívio de quem tem amigos e parentes envolvidos numa guerra ilegítima, idiota e sem nenhuma razão de ser e sem nenhuma causa legítima a defenedr.

Na verdade além da conta gigantesca no aspecto econômico que o governo dos Estados Unidos está pagando com tantos anos de Guerra, mortes e o desgaste junto a opinião pública tanto internamente, assim como em todo o mundo.

O saldo é tremendamente negativo em todos os aspectos possíveis e imagináveis, mas mesmo assim ainda ficarão 50 mil militares que irão passar o "serviço" para os próprios iraquianos qe irão assumir o controle da segurança pública num país devastado pela guerra e dividido em diferentes grupos éticos e com vários insurgentes e rebeldes promovendo ataques terroristas e todo um clima de tensão no país que ainda é sem dúvida um barril de pólvora que não dá nem para dizer que estás prestes a explodir, porque na verdade as explosões ocorrem diariamente em solo iraquiano.

Essa guerra foi mais uma herança maldita do governo George W. Bush, que deixou um legado de incompetência, destruição, intolerãncia, má gestão e mortes em várias partes do mundo, mas de agora em diante cada vez mais Mr. Obama terá muito trabalho pela frente para limpar toda a sujeira deixada para trás pelo governo anterior, mas já é um bom começo trazer as tropas de volta de uma guerra ilegítima e que vitimou milhares de vidas inocentes, tanto de soldados dos Estados Unidos como de civis iraquianos.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Espanha - Muito mais do que uma Copa do Mundo, uma Unificação ...

Essa última Copa do Mundo, vencida pela Espanha está em boas mãos, porque além de serem um dos países que mais investem no Futebol profissional e com isso possuem o melhor campeonato nacional do mundo, foram os melhores em campo na Copa do Mundo e na volta para o maior prêmio de todos, a Unificação.

Muito semelhante ao que aconteceu em 1990, quando a Alemanha venceu a Copa do Mundo no mesmo da Reunificação, agora por meio do Futebol foi possível que tanto os moradores da Catalúnia, como do País Basco, pudessem sentir participantes da nação espanhola e o gol na final do jogador Iniesta que é nascido na Catalúnia , fechou a competição com chave de ouro.

E entre outros aspectos pode trazer um pouco de alegria ao povo espanhol que vive os efeitos ainda da última crise econômica mundial num cenário caóitco e muito difícil, no qual o povo necessita trabalhar unido em torno dos seus interesses nacionais.

Realmente só mesmo o esporte seria capaz de fazer com que espanhóis, catalões e bascos, vestissem a mesma camisa e deixassem de lado regionalismos, bairrismos e demais questões locais e empunhar a bandeira nacional do seu país com um espírito patriótico e deixando para traz as tristes lembranças das atividades terroristas do ETA, e agora surgem novas possibilidades de diálogo, mesmo porque esse passado recente não tem como ser esquecido, mas de qualquer maneira pode-se caminhar doravante numa nova perspectiva, na esperança de que dias melhores possam vir para os espanhóis.

sábado, 10 de julho de 2010

Seleção brasileira - Nem 1982 e nem 1994 ...

A palavra de ordem na seleção brasileira de futebol. segundo a CBF é "renovação" e creio que isso deva ser levado ao pé da letra, porque sem qualquer sombra de dúvida, do jeito que as coisas estão não poderiam continuar.

Penso que para assumir como técnico não deveríamos voltar ao passado com o Felipão por mais que seja um excelente treinador, já consagrado e com um enorme prestígio internacional, mas que já teve a sua oportunidade em 2002 e como obteve sucesso naquela oportunidade, creio que um raio não caia duas vezes no mesmo lugar e mais do que isso precisamos prestigiar a nova geração não só de jogadores de futebol, assim como novos treinadores que estão despontando.

Em 1982 tínhamos uma seleção com um "Futebol arte", empolgante e bonito de se ver, uma técnica apuradíssima, jogadores talentosos e habilidosos, mas que não obtiveram grandes conquistas, porque o seu sistema defensivo era fraco, a começar pelo goleiro Waldir Peres (franqueiro), miolo de zaga e volantes muito técnicos, mas com pouca pegada na hora da marcação, como Cerezo e Falcão, gênios da bola, mas fracos na marcação. E do meio pra frente muita habilidade e técnica, porém não chegaram a lugar algum, não venceram a Copa do Mundo de 1982, na Espanha.

Já a seleção de 1994, treinada por Carlos Alberto Parreira, jogou um futebol burocrático, muita aplicação tática, preparo físico, uma defesa forte, dois volantes de contenção aplicados em marcar quem eram o Mauro Silva e o Dunga e na frente o talento estava nos pés do Bebeto e do Romário, no mais um futebol feio de ver, tinha o Zinho (enceradeira) que ficava rodando como aquele eletrodoméstico utilizado dar brilho ao piso depois de encerado, o qual atuava no meio de campo, mas jogava pro time.

Mas nesse time também tinha o Cafu na lateral direita que estava muito mais para maratonista do que para jogador de futebol, porque chegava na linha de fundo e errava a grande maioria dos cruzamentos, mas voltava muito rápido para a defesa e muito combativo na marcação.

Mas em 2010 com a reformulação na seleção brasileira precisamos ao meu ver, mesclar 1982 com 1994, ou seja, a futebol arte da década de 80, somado a marcação, disciplina tática e objetividade de 94, porque jogar bonito e não ganhar de nada adianta e ter um futebol feio, de marcação, pegada, carrinho e força física apenas seria assassinar am principal virtude do futebol brasileiro que é exatamente a habilidade técnica dos nossos jogadores, o drible e as jogadas de efeito que evidenciam o futebol brasileiro.

sábado, 19 de junho de 2010

As Zebras estão à solta na África do Sul

A primeira Copa do Mundo realizada está confirmando as minhas previsões de que esta seria repleta de zebras, afinas de contas estamos no continente africano que é o hábitat natural desse animais e com isso os resultados das partidas estão sendo diretamente influenciados por este "animalzinho" tipicamente africano.

E como se já nã bastasse esse fator que por si só já deixam preocupados as maiores seleções do mundo que chegaram a África do Sul na condição de favoritas ainda tem a tal da "Bola da Copa" a famigerada "Jabulani", fabricada pela Adidas, que só é elogiada pelo Kaká porque o mesmo é patrocinado pessoalmente pela fornecedora de material esportivo alemã. De fato quem projetou essa boa, nunca jogou futebol na vida, prefiro a bola "Dente Leite", essa é bem melhor!!! rsrsrs

Mas as zebras já estão começando a fazer algumas vítimas, são elas a França que depois de terem se classificado de uma maneira irregular por causa daquele famoso lance de mão do Henry, já chegou na África sendo mal vista por todos e mais do que isso a seleção da França de 2010 é muito ruim mesmo e merece voltar pra casa já na primeira fase e não foi surpresa para ninguém perderem para a boa seleção mexicana que apresentou um futebol envolvente.

Uma outra zebra foi a Alemanha que estreou goleando o time pífio da Austrália que só tem Futebol-força e disposição, pegada e por mais que os australianos não sejam desleais, eles jogam muito duro, deve ser uma possível influência do Rugbi, principal esporte na terra do canguru. Já a Itália escapou de perder para o Paraguai, de fato o time da Itália também é ruim, mas já é tradição esta se classificar assim, aos trancos e barrancos, sem apresentar um futebol convincente e técnico. A Espanha que perdeu para a Suíça, isso porque a defesa da Espanha é "Horrível".

A Inglaterra vem de dois empates, um contra os Estados Unidos e outro contra a Argélia e mais do que isso os ingleses vem apresentando um futebol de baixa qualidade técnica e aparenetmente não dão a impressão de que irão muito longe nesta Copa do Mundo.

O Brasil estreou contra a Coréia do Norte, venceu apertadinho de 2x1, mas pelo menos conseguiu os três pontos e agora jogará contra a Costa do Marfim que empatou em  0x0 com Portugal, jogou melhor que portugueses mas não conseguiram vencer, ficaram só no empate! O jogo do Brasil contra esse bom time africano será um teste de fogo para a seleção de Dunga, porque é um time com muita força física, uma boa organização tática e com jogadores que jogam em grandes clubes europeus e todos esperamos que a "Zebra" não se faça presente nessa próxima partida do Brasil que inclusive precisa e pode melhorar, porque fez apenas o suficiente para vencer na estréia, mas vamos lá, fora Zebra e Boa sorte Brasil!

sábado, 12 de junho de 2010

O brasileiro é patriota de 4 em 4 anos ...

Neste ano de 2010 estamos mais uma vez vivenciando todo aquele clima de uma Copa do Mundo, tempo no qual a população aqui em nosso país compram camisetas da seleção brasileira de futebol, camisas em verde e amarelo, adereços, adornos, enfeites, balões e até a "Bandeira Nacional" passa a fazer parte do universo do consumismo em verde e amarelo que instala-se no país de quatro em quatro anos.

Muitos dizem que isso é patriotismo, mas eu questiono, a meu ver ser patriota não é utilizar as cores do país simplesmente em época de Copa do Mundo, isso até onde o Brasil conseguir ir se classificando, porque se os brazucas forem eliminados precocemente, logo, logo toda essa patriota vai para o espaço.

É muito importante que sejamos patriotas, mas patriotismo não é isso, na verdade é ter orgulho de ser brasileiro, isso independentemente do esporte, do Futebol ou da Copa do Mundo, mas ser um brasileiro que ama o seu país e que luta diariamente para melhorar o nosso país e que procura fazer a diferença sendo uma pessoa ética, honesta, correta e que procura dentro ou fora do Brasil honrar a Pátria-mãe gentil ... Pátria amada Brasil.

E um outro momento muito importante no qual precisamos ser bastante patriotas será logo em seguida que a Copa do Mundo chegar ao seu Término e todos nós começarmos a estar mais focados para as eleições de 2010 que serão muito importantes porque estaremos elegendo presidente, governadores, senadores e deputados (estaduais e federais) e o brasileiro precisa fazer escolhas acertadas.

E para presidente pelo amor de Deus, ninguem mereceria os tucanos de volta com sua política neoliberal voltada para atender os interesses exclusivamente dos mais ricos e das elites, com isso ... abertamente afirmo: DILMA NELES!!! O governo do presidente Lula precisa ter continuidade, através da eleição da Dilma Roussef que entre as opções que temos é a melhor mesmo.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

O Ataque de Israel ao Barco com ajuda humanitária na Faixa de Gaza

Em mais um incidente lamentável o Estado de Israel nesta semana atacou um barco que estava levando alimentos, remédio e roupas (víveres em geral) para a Faixa de Gaza para atender aos palestinos  que são vítimas do embargo de Israel.

Os Fuzileiros Navais atacaram o barco numa verdaeira operação de guerra, que a brasileira Iara Lee que é uam cineasta que estava envolvida nesta missão comparou com uma cena do Filme "Apocalipse Now", que é um Filme que retrata a guerra com cenas de extrema violência.

O Conselho de segurança da ONU se reuniu e mais uma vez não chegaram a conclusão alguma, é muito fácil realizar sanções contra a o Irã, a Síria ou a Coréia do Norte, quero ver ter coragem tomar alguma medida mais séria em relação a Israel. Todo mundo sabe que essas reuniões da ONU não irão dar em nada, e o próprio Estado de Israel sabe muito bem disso, por causa de todo poder que eles possuem, empresários e judeus ricos em todo o mundo, principalmente dentro dos Estados Unidos.

O povo judeu sem qualquer sombra de dúvida é um povo muito rico, próspero, com cientistas e tecnologia de ponta e são abençoados por Deus, isso não se pode duvidar. Mas também os judeus na minha opinião são o povo mais intolerante do mundo e fazem uso de uma força desproporcional, exageros no trato com o povo palestino do tipo lançar de um helicóptero um míssil Ar-Terra num suspeito e coisas deste tipo que não também não deixa de ser uma forma de Terrorismo. Embora da mesma forma nada justifique os ataques terroristas do palestinos, mas que não deixam de ser uma forma de auto-defesa por causa do poderio bélico dos judeus que é infinitamente superior ao dos palestinos.

É necessário que haja diálogo e um maior esforço pela paz, o que não dá é que atitudes como esta ocorrida na Faixa de Gaza continuem ocorrendo e que a comunidade internacional aceite isto de uma maneira passiva e nada seja feito, embora no fundo ... creio que um dia o mundo acabe e este conflito entre judeus x palestinos, nunca tenha chegado ao fim ...

domingo, 30 de maio de 2010

A Seleção de Dunga

Nesta copa do mundo de 2010 na África do Sul, o técnico da seleção Brasileira, o Dunga, optou por deixar de fora as estrelas de renome e já consagradas no Futebol mundial, que pelo menos em tese não teriam a mesma disposição para concorrer de outros que são menos conhecidos e até mais limitados técnicamente do que jogadores como Ronaldo (Fenômeno), Ronaldinho gaúcho, Roberto Carlos, Adriano e outros.

A opção desta vez foi pelo grupo, formar um grupo de jogadores que sejam mais fortes no coletivo do que individualmente, com isso fortalecendo o espírito de equipe e comabatendo o estrelismo de alguns jogadores da Copa do Mundo de 2006 que deixou um legado enorme de aspectos negativos que não devem ser copiados em 2010.

Entre os jogadores convocados temos alguns que são vistos pela mídia e por uma parcela considerável de torcedores como "carregadores de piano", "brucutus", "limitados", cabeças-de-bagre" e etc. Mas pelo menos esses sabem das suas limitações técnicas e procuram compensar com uma entrega maior, garra, raça e disposição para defender com força e honra as cores do Brasil e este é o tipo de equipe que costuma vencer na vida, aqueles que lutam pela auto-superação e sobretudo sabem o que é trabalhar em Equipe.

E na seleção de Dunga ... craque de Futebol ... NEM PENSAR!!!

sábado, 15 de maio de 2010

A Seleção de Dunga - Copa do Mundo - 2010

O técnico da seleção brasileira de futebol, o Dunga, convocou nesta semana os 23 jogadores que irão representar o Brasil na Copa do Mundo da África do Sul. Esta convocação gerou um certo clima de desconfiança nos torcedores, porque muita gente não aprovou a lista do treinador, por conter jogadores que são reservas em seus clubes de origem e outros que não estão atravessando uma boa fase em suas carreiras seja em nível técnico ou físico.

Na lista na minha opinião pessoal, vi a ausência do goleiro do Grêmio, Victor como uma tremenda injustiça, deixar de fora um goleiro que já vem destacando-se a algum tempo em seu clube de origem e vinha sendo convocado regularmente, esse rapaz foi injustiçado.

No meio de campo, temos alguns jogadores, "caneleiros", "pernas de pau" e "brucutus", conforme é o caso do Gilberto Silva que não marca ninguém, é lento e tem um passe de bola muito ruim, é brincadeira e o outro, o Júlio Baptista que está muito mais para jogador de Rugbi ou "Football" aquele jogado com as mãos nos Estados Unidos da América ou ainda um peso pesado do Boxe, agora para boleiro, fica devendo.

Um outro aspecto é o Kaká que tem um problema recorrente no Pubis e penso que se ele se contundir ou no caso de suspensão por cartão amarelo ou vermelho a única alternativa que vejo é escalar o Gilberto que joga na meia-esquerda do Cruzeiro/MG, mas que foi convocado para atuar na lateral-esquerda. E um outro aspecto importante é que muitos críticos apontam o jogador do Real Madrid como um jogador que em algumas das grandes decisões costuma "amarelar", mas esta resposta só teremos nos campos de Futebol da África do Sul.

E no ataque o imperador Adriano (Flamengo), que conforme a mídia já vinha anunciando a uns 10 dias, acabou ficando de forma mesmo, ele fez de tudo para não ir e conseguiu mesmo, e com isso o Grafite ganhou dentro do campo a sua vaga na Copa. O que me preocupa é se o Adriano terá estrutura emocional para segurar a pressão, mesmo porque vemos um iminente desclassificação do rubro-negro carioca na Taça Libertadores da América, dái pra frente não sabemos ao certo, o que poderá acontecer ... espero que o craque do Flamengo possa superar bem este revés.

Na seleção, o que fica de positivo é que o Dunga manteve-se fiel a sua Filosofia de Trabalho e ao grupo que ele construiu ao longo destes últimos anos. Um outro ponto é que aqueles jogadores baladeiros e festeiros como Adriano e Ronaldinho gaúcho estão de fora, que mostra uma certo rigor  e disciplina do treinador e isto é muito bom para o bem-estar do próprio grupo.

A seleção não saí daqui nas graças do povo, não saí como a grande favorita para vencer este torneio de 07 jogos que é a Copa do Mundo e de certo modo isso é bom para nós ... a sorte está lançada e tudo é possível, desde uma participação pífia até o título mundial.

domingo, 2 de maio de 2010

EQUILÍBRIO

Para tudo na vida dever haver equilíbrio e essa busca não deve ser apenas um ideal dos nossos queridos amigos, os budistas, mas de todas as pessoas que querem progredir de alguma maneira seja na vida pessoal, familiar, profissional, estudantil, acadêmica e etc.

Toda vez que o ser humano age movido por impulso certamente cometerá erros grostescos dos quais num prazo muito curto de tempo irá arrepender-se, com isso é melhor pensar uma vez, duas vezes, três vezes ... mil vezes se for necessário antes de tomar alguma atitude precipitada ou tomar alguma decisão baseado apenas em suposições e "achismos".

Quem aprendeu a controlar as suas emoções está muito anos-luz à frente dos demais, mas para chegar a este "Estado de Excelencia" não é da noite para o dia, é um processo que requer  tempo, um enorme auto-controle, renúncia e desprendimento até mesmo de algumas das suas vontades pessoais, tudo isso em nome de um Bem maior.

É muito fácil manter o equilíbrio quando está tudo bem, a vida prosperando, tudo dando certo e as portas todas abertas para nós, mas quando ocorre o inverso, nos momentos de maior dificuldade, solidão, dor e sofrimento, nestas horas é que o equilíbrio é tão necessário.

Mas na vida de tanta gente jé justamente naquelas situações mais críticas da nossa vida cotidiana é que falta exatamente o domínio próprio, mansidão, temperança e acima de tudo ... EQUILÍBRIO ... para termos as ações mais acertadas diante dos desafios da vida!!!

quinta-feira, 4 de março de 2010

LIDERANÇA

O assunto em pauta no dia de hoje envolve alguns dos muitos aspectos que envolvem a Liderança e digo liderança num sentido bastante amplo contemplando a sua atuação nos mais diversos segmentos da nossa sociedade, como no meio empresarial, sindicatos, movimentos operários, movimentos estudantis, no governo, em Ong ´s, na escola, turmas de faculdade, associações de moradores, na Igreja e etc.

Considero que ser líder é obter muito mais ônus do que bônus, é fazer muito e receber nada ou muito pouco em troca e até ser esquecido nas grandes ocasiões, este é o preço da Liderança, o qual muitos dos nossos líderes não estão dispostos a pagar e com isso muitos deles ficam chateados, aborrecidos, decepcionados e estressados e acabam tendo crises e colapsos nervosos e outros acabam adoecendo de verdade.

Creio que cabe ao líder, produzir sempre que possível, novos líderes porque na minha opinião Líder que não faz líder, é qualquer coisa, menos um líder de verdade. A renovação na liderança de um grupo é fundamental porque gente nova, oxigena e traz novas idéias e novas perspectivas e isso é algo muito importante nas organizações porque nos livra de alguns vícios, costumes e manias e deixa a porta aberta para o Novo, ou seja para um processo de ajustes, acertos e de um ciclo de mudanças, muitas das vezes bruscas, um verdadeiro giro de 180 graus.

Ao longo da História me lembro de nomes de grandes líderes que foram derrubados por conta de medidas impopulares, porque para liderar ou governar na administração pública, um líder necessita de uma base aliada de sustentação para que possa caminhar junto com ele, de modo que este não fique isolado e o próprio grupo se volte contra ele e o exclua de dentro do seu próprio reduto.

Me lembro na antiguidade romana dos imperadores Nero e Calígula que quando abusaram das suas medidas impopulares acabaram sendo não só derrubados, mas assassinados. No mundo contemporâneo, vez por outra vemos golpes de Estado seguidos por ditaduras e opressão, porque algum governo se perdeu em sua governança ou não soube realizar bem a "Política" que é justamente a arte do possível.

No mundo contemporâneo, percebo poucos líderes que possuem a habilidade de saber atender a necessidade dentro do seu grupo, como governar para os mais pobres, mas não deixar de atender minimimamente as elites de modo a evitar conspirações e golpes e ainda ter relações de alto nível com oposição e situação.

A Liderança em qualquer segmento ou esfera da vida humana é como um grande jogo de xadrez que ao movimentar uma simples peça, essa ação poderá ser muito decisiva tanto para a sua consagração, assim como para a sua Total ruína!!!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A QUESTÃO DAS ILHAS MALVINAS - 28 ANOS DEPOIS

Os britânicos iniciaram recentemente a exploração de petróleo nas proximidades das Ilhas Falkland para o Reino Unido e Ilhas Malvinas que em 1982 foi palco de uma guerra insana entre essas duas nações em plena Ditadura militar argentina, que sob o comando do então presidente o general Galtiéri, resolveram enfrentar o Império Britânico e foram massacrados, mediante o grande poderio bélico dos ingleses, infinitamente superior ao armamento e recursos dos hermanos.

Naquela oportunidade nenhum país das três Américas tomou partido em favor da Argentina e na época também em plena ditadura militar no Brasil, o nosso governo fez vista grossa e o único incidente da época fou um caça inglês que invadiu o espaço aéreo brasileiro foi preso e logo em seguida liberado.

Na cúpula realizada no México nestes dias, o presidente Lula, levantou uma questão muito interessante que pòs a ONU em xeque, alegando que em questões desta magnitude as Nações Unidas silenciam-se beneficiando aquela nação mais poderosa, que mesmo indo de encontro as resoluções da ONU não sofre nenhuma sanção.

É uma situação muito diferenciada por exemplo do chamado eixo do mal, (Coréia do Norte, Irã e Síria) que mediante qualquer ação mais beligerante sofrem ameaças de sanções econômicas e bloqueios. Sem dúvida já faz muito tempo que a ONU não vem arbitrando as questões internacionais da maneira que todos gostaria na comunidade internacional e sem beneficiar as nações mais ricas do mundo sempre em detrimento dos outros mais pobres e sem os mega-poderes das grandes nações imperialistas do passado, que hoje estão numa situação que é hegemônica.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

O MUNDO VIRTUAL

Hoje vamos falar um pouquinho acerca do "Mundo virtual", algo tão comum nos dias mais contemporâneos, no qual praticamente todo mundo acessa a Internet, tem conta de E-mail, Orkut, Twiiter, Facebook, Skype, Myspace, Blog e outros. Para quem no passado tinha que se contentar apenas com telefonemas, telegramas, telex e cartas que nos casos mais extremos poderiam levar muitos meses para chegar ao seu destinatário e hoje há o relato de pessoas que no passado tiveram o seu destino "alterado" por uma carta que não chegou.

No mundo virtual as pessoas podem ter um alterego, ou uma outra identidade ou até quem sabe um AVATAR, são maneiras de assumir neste mundo virtual se passar por um personagem e enganar outras pessoas e o pior enganar a si próprio.

Neste espaço cibernético os personagens são de "brincadeirinha", mas os prejuízos ocorrem no MUNDO REAL e não me refiro apenas aqueles casos de hackers que invadem contas bancárias e expressivos sistemas de informação e de processamento de dados, mas que invadem a vida de outras pessoas causam prejuízos emocionais gerando uma falsa esperança, gerando dolo e engano e deixando para trás pessoas em crise existencial e dali seguem adiante para prejudicar outros menos avisados.

Se no cotidiano lidando com pessoas reais, da nossa convivência poderemos ter eventualmente alguma surpresa desagradável, imagine você ... no mundo virtual, onde existem milhares e talvez milhões de pessoas que tem na sua aparência o Bem, mas tem na sua essência, o Mal e a Maldade arraigados na alma.

Os dias são maus, os dias são difíceis, embora este mundo virtual veio facilitar em vários aspectos a nossa caminhada. Mas não devemos nos iludir porque o espaço virtual é igualzinho a nossa sociedade, no qual  quase tudo é somente aparente, falso e mentiroso. Na sociedade tudo é FALSO, até as "verdades" que todos dizem acreditar coletivamente.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Eleição Presidencial na Costa Rica - 2010.

No último domingo a população da Costa Rica elegeu a governista, Laura Chinchilla, uma candidata tida como bastante conservadora, segundo as análises da mídia e que será a primeira mulher a governar o país em toda a sua História.

Porém, o que chama mais a atenção é que num cenário político em temos, Cristina Kichner como presidente na Argentina, embora seu governo seja caótico e ineficiente e no Chile o governo bem sucedido da centro-esquerdista, Michele Bachelet que ao contrário teve um governo de sucesso, mas que não conseguiu eleger o seu sucessor, Eduardo Frei.

Aqui no Brasil temos, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef que irá concorrer a presidencia neste ano, tendo o apoio integral do presidente Lula que inclusive a batizou como a mãe do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

No caso chileno não houve muito empenho da presidente Bachelet que se envolveu mais efetivamente na campanha apenas na última semana, mas aí ja era tarde e a direita venceu, com isso no Brasil, o presidente e os petistas estão investindo pesado para manter a Dilma na Mídia e fazê-la conhecida em todo o país e isso já reflete nas últimas pesquisas eleitorais.

Por último a eleição na Costa Rica passou praticamente em branco aqui no Brasil, esteve presente muito discretamente em alguns jornais e sítios da Internet, mas foi amplamente divulgada na mídia latino-americana, como por exemplo no Chile, Venezuela, Argentina, México e outros.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Venezuela - 11 anos do Governo Hugo Chávez

O governo do presidente venezuelano Hugo Chávez está completando 11 anos no poder e o coronel com o seu Projeto de Socialismo do Século XXI, parace que a cada dia perde popularidade em seu país e se perdeu em sua política, porque precisa ficar demonstrando força a quase todo instante, uma coisa é ter autoridade e a outra é manter-se no poder pela força através do autoritarismo, que é exatamente o que acontece na Venezuela.

Antigos aliados e parceiros de Chávez, estão declinando, fazendo oposição e pedindo a sua renúncia e a resposta do presidente vem por meio de censura, repressão, pancadaria e prisões, é lamentável o que está acontecendo neste país sul-americano e olha que para quem chamava o ex-presidente norte-americano George W. Bush de "El diablo" e de ditador, Chávez está saindo um líder totalitarista de mão cheia, sendo que no contexto latino-americano.

Na verdade com a saída de Bush (filho), que na verdade era a mola propulsora do seu acirrado discurso ante-estadunidense, perdeu a razão de ser, porque o novo presidente Barack Obama, apesar de até agora não ter dito a que veio, mas que pelo menos sinaliza recuar dos devaneios da política internacional do seu antecessor, não oferece a Hugo Chávez, o espaço e as condições para críticas e embates ideológicos com o coronel, ele não encontra resposta e com isso já acredito que Chávez, já sinta saudades de george W. Bush, com quem conseguia fazer polêmicas e o principal não saia da mídia internacional, fazendo trocadilhos, piadas, cantorias e tudo mais, realmente ele perdeu espaço.

Nas proximas eleições parlamentares na Venezuela creio que Chávez perca diversas cadeiras e na próxima reeleição prevista para 2012, já vejo condições reais de Hugo Chávez, ser derrotado nas urnas, isso é se não tiver nenhuma fraude nas eleições conforme vimos no Irã mais recentemente.

O presidente Chávez, afirmou que gostaria de ficar mais 11 anos no poder, o que seria péssimo para a população venezuelana porque o país está cada dia pior, com racionamenmto de energia, elevadíssimos índices de desemprego, violência urbana, aumento no número de favelas e falta de investimentos externos, porque nenhum grande empresário internacional em sã consciência faria qualquer novo investimento na Venezuela, temendo é claro alguma nova e iminente expropriação em nome da causa revolucinária, no caso, a Revolução Bolivariana, que a meu ver a cada dia está mais próxima do Fim, da mesma forma que a antiga URSS e praticamente todo bloco socialista foi "consumido" pelo consumismo capistalista, por esse sonho de ter acesso a tudo, principalmente a liberdade fez com que a utopia socialista chegasse ao fim na Europa.

E agora é a vez do socialismo bolivariano na Venezuela, que está no início do seu processo de deteriorização, porque ele não é somente utópico, mas agride e fere não só as pessoas, fere o livre arbítrio pessoal, o direito a propriedade privada e principalmente a Liberdade que anda sob censura na Venezuela, realmente sé resta-lhe dizer uma coisa: adiós Coronel!

sábado, 30 de janeiro de 2010

Lula: Prêmio Estadista Global - (Davos).

O presidente Lula, por questões de saúde não pode ir a Davos na Suíça, para receber a primeira edição do Prêmio Estadista Global, oferecido pelo fórum de Davos, mas o chanceler brasileiro Amorim, esteve representando Lula, leu o seu discurso que enalteceu o povo o brasilero e sem dúvida, foi um discurso emocionante, que inclusive já está disponível na íntegra na rede mundial de computadores.

Lula é reconhecido como a principal positiva liderança na América Latina, já que Hugo Chávez, tyem sido visto como um exemplo de liderança negativa na região, enquanto cada vez mais o brasileiro consolida a sua fama de estadista que recuperou a auto-estima do povo brasileiro e o respeito internacional.

Nos EUA, o presidente Obama diz que "Lula é o cara", na Inglaterra, a Rainha Elizabeth recebe o "Filho do Brasil", reconhece os seus feitos e elogia o sujeito e até mesmo na conferência do G-8, ele é já foi convidado para participar como convidado especial. E aqui no Brasil uma parcela da classe média, ligada a direita, diz que o cara é burro, o que é um absurdo!!! É o preconceito dos nossos pequeno burgueses porque um operário é presidente do Brasil e o povo está tendo uma vida melhor, estão ascendendo socialmente e isso incomoda os mais ricos.

Outro dia tive o desprazer de ouvir um burguês dizer que esse negócio de ter acesso a carro 0Km, moto e casa deveria ser mais difícil conforme era no passado, porque está bem mais fácil e qualquer um está tendo essas coisas. Olha só que absurdo na cabeça do burguês, as pessoas em geral não poderiam ter acesso a essas coisas, imaginem só o que eles não pensam do presidente? Mas o Brasil, mudou ... hoje é um país de todos com ministros de todas as regiões do país, que não é como na época do governo FHC que era um pool de ministros em sua grande maioria do Estado de São Paulo. E hoje também temos ministros negros e mais mulheres nos cargos do primeiro escalão, isso representa um país de todos. BRASIL - UM PAÍS DE TODOS!!!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

"A Venezuela, não será Televisionada".

Desta vez fazendo um trocadinho ao documentário, a "Revolução não será Televisionada", a situação neste país sul-americano não está das melhores seis emissoras de TV foram retiradas do ar pela Conatel que é o órgão governamental que controla este setor no país, relacionado com as telecomunicações.

O principal alvo da "censura" é novamente a RCTV é de oposição ao governo Chávez, que entre coisas é acusada de ter atuado como pivô do golpe contra o presidente venezuelano em 2002, inclusive tendo incitando a população para ir as ruas no intuito de depor o presidente. Naquela ocasião a emissora transmitia que Chávez havia renunciado, embora fosse a única que naquele momento sabia que se tratava de um golpe de Estado contra um presidente eleito democraticamente pelo povo venezuelano.

Os estudantes estão indo as ruas protestar contra a censura contra estes canais de Tv, tem havido conflitos nas ruas de Caracas e um jovem foi morto nos conflitos, o que é lamentável e todos esses acontecimentos certamente são muito ruins para a geopolítica na América do Sul, tudo isso é algo muito preocupante.

Da mesma forma que o Estadão no Brasil, passou por problemas de censura recentemente, por publicar alguma reportagem sobre um dos filhos do José Sarney, agora a Venezuela está envolvida em novos problemas relacionados com a censura e afinal ... quem tem razão nesta história?

Penso na liberdade de expressão, creio que imprimir uma censura em pleno século XXI seria um grande retrocesso, depois de tantas conquistas que tivemos depois que todas as ditaduras militares terminaram na América Latina, seria muito ruim para a democracia na América Latina. Mas por outro lado, sou a favor de que aquele jornalista levantou um falso testemunho, praticou um dano moral, acusou alguém de algo que não se efeitvou, que seja responsabilizado e punido por meio da justiça.

Eu sei que existem muitos jornalistas sérios, mas também têm aqueles que jogam "merda" no ventilador, põe o nome de alguém na lama e o tal fato noticiado pela mídia, era só uma suspeita, algo que não possui sustentação e que não possui provas suficientes para incriminar uma pessoa.

Muitas dessas reportagens bomástica são ... plantadas ... para prejudicar alguém, atender a interesses institucionais e de terceiros ou simplesmente para vender mais revistas e jornais nas bancas, quem faz este tipo de serviço precisa ser punido exemplarmente!

Deve haver a liberdade de imprensa, Sim; mas também a responsabilidade de tal jornalista assumir as consequencias do que escreve, de modo que alguns não fiquem por aí escrevendo qualquer coisa a esmo e com isso prejudicando pessoas injustamente, conforme ocorre em determinada revista de circulação nacional que vez por outra publica um dossiê, onde pessoas são prejudicadas e nem sempre a notícia reproduz a verdade dos fatos.

E retornando a questão política na Venezuela, na minha opinião as emissoras não precisam ter uma postura pró-governo, podem perfeitamente ter uma postura de oposição, desde que joguem limpo e não fiquem incitando a opinião pública contra o governo em novas ações golpistas. Podem publicar e transmitir o que quiserem na minha opinião desde que o seu trabalho seja feito com isenção e responsabilidade, sou contra a lei da mordaça, tanto no Brasil, assim como na Venezuela, ou em qualquer parte do mundo!

sábado, 23 de janeiro de 2010

Os problemas humanitários pelo Mundo

Os problemas humanitários que existem pelo mundo contemporãneo, certamente não são eventos recentes, a fome em muitos países do continente africano, a miséria das castas consideradas inferiores na Índia, regiões que vivem na extrema pobreza no Brasil e na América Latina  e tantas outras partes do Globo terrestre passam por situações calamitosas. Isso sem falar na violência doméstica, dentro de casa entre os casais, pais e filhos e a célula-matter da sociedade sendo cada vez mais dilacerada!

A Guerra que assola tante gente, porque se você ainda não se deu por conta vivemos num mundo em Guerra, a Guerra Civil na cidade do Rio de Janeiro entre bandidos e traficantes, guerra contra o narcotráfico na Colômbia, guerra no Iraque, no Afeganistão, conflito entre palestinos e judeus no Oriente Médio e isso sem falar no terrorismo que é um inimigo iminente e de certa forma invísivel porque não há como ter 100% de certeza o próximo local no qual, os terroristas irão fazer de tudo para espalhar o terror e toda essa destruição causa problemas huanitários, gente ferida e machucada, por dentro e por fora atingindo o corpo físico e principalmente a alma.

Em 2010 temos visto, muitas catástrofes e ao longo dos últimos 20 anos, a população mundial vem sofrendo com ciclones, tornados, maremotos, terremoto, Tsunami, deslizamento de terras e enchentes que também provocam muitos problemas para o ser humano e o convívio social.

São inúmeras questões para se pensar, se tirássemos o equivalente em dinheiro aquilo que é gasto com as inúmeras guerras e conflitos pelo mundo, seria possível acabar com a fome no mundo. Em meio as catástrofes ficamos mais sensíveis e solidários e isso é bom, mas diariamente temos pequenas e grandes catástrofes a combater, dentro do nosso coração, na nossa casa, na nossa famíla, na comunidade, nas grandes cidades, em todo o país e em todo o planeta, é um momento de reflexão e ação para sairmos mais fortalecidos deste quadro de crise, porque apesar da dor da perda, todo problemas trás com ele oportuidades para prosseguirmos, sendo seres humanos um pouco melhores do que ontem.

E por último, ainda há muita gente insensível que mesmo vendo cenas fortes do Haiti e de outras partes do planeta, não se comovem e não motivam a cooperar com aqueles que precisam. Hoje a nossa sociedade chegou ao ponto de vermos uma pessoa ser assassinada, atropelada, com frio e fome e muitos são indiferentes, não estão nem aí, estão alheios aos problemas humanitários.

A nossa sociedade a cada dia que passa aumenta o número de pessoas insensíveis, mas quero crer que estas não sejam a maioria, quero acreditar e ter esperança qde ue o ser humano ainda ama, perdoa, se preocupa com o próximo, se renova e tenta melhorar enquanto filho(a), pai, mãe, profisional e enquanto ser humano, porque não podemos jamais perder a nossa essência e em meio as crises, nunca deixar de ser ... HUMANO!!!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Um ano do governo Obama nos Estados Unidos.

Hoje dia 20/10/2010, faz um ano da eleição do presidente Obama, que entre vitórias e derrotas, uma coisa é certa, esperava-se muito mais dele, embora no congresso norte-americano, ele tem tido dificuldades para aprovar os seus projetos para o país.

O seu antecessor George W. Bush, deixou sem qualquer sombra de dúvida, um Legado maldito, com duas guerras pelo mundo, em meio a maior crise econômica mundial da Idade Contemporânea, além de um forte sentimento anti-estadunidense pelo mundo, além de desemprego, recessão e crises internas.

E no Cop-15 em Conpenhage na Dinamarca, mais um fiasco, como ele foi para a conferência não autorizado a tomar grandes decisões mais polêmicas, ficou muito chato para o Mr. Obama, que foi apenas mais um expectador em solo dinamarquês, sendo que todos esperavam muito do Obama, mediante todo o estrago deixado por Bush por ter se recusado a assinar o Tratado de Kyoto, poderia ter sido redenção dos EUA diante do mundo, mas não foi.

Passando também pelas Olimpíadas 2016, onde Lula colocou o presidente estadunidense no bolso e a candidatura do Rio de Janeiro, derrotou Chicago, com folga, nem na área esportiva, a coisa está favorável para o nosso simpático Obama.

Mas nem tudo é negativo, ele está trabalhando para poder desativar a prisão de Guantánamo na Ilha de Cuba que é uma verdadeira vergonha, para a nação que se diz o país da Liberdade e marcou data para as tropas norte-americanas voltarem para casa, dando fim ao ciclo de guerras que os republicanos plantaram pelo mundo e na História dos EUA é sempre assim na gestão republicana, eles levam o país a guerra e quando os democratas voltam ao poder vão desmanchar a lambança dos seus antecessores e trazer as suas tropas de volta para casa.

E o Prêmio Nobel da Paz?!? Pois é ... até o Obama ficou sem graça ao ser premiado porque não fez nada de maior destaque pela paz mundial, mas a idéia de quem premiou era justamente intimar o presidente a estar engajado na causa da paz mundial.

Por último de ontem para hoje, os democratas perderam a maioria no senado dos Estados Unidos ao perder a cadeira que era de Ted Keneddy que faleceu em 2009 e nesta eleição os republicanos venceram e deixaram os democratas numa situação muito complicada porque perderam a governabilidade, pelo menos por enquanto, ao perder a cadeira de Massachussets.

É ... Mr. Obama, eu não gostaria de estar no seu lugar de jeito nenhum e sinceramente espero que o seu governo neste novo ano possa lograr melhor êxito do que em 2009!!! Good Luck!!!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

HAITI

Este ano de 2010, começou cheio de expectativas para todos, mas lamentavelmente com um número elevado de catástrofes naturais, com muita destruição e muitas mortes de inocentes. Aqui no Brasil já tivemos situações terríveis no RS, Angra dos Reis (RJ), Baixada Fluminense, chuvas na Grande São Paulo e agora internacionalmente no Haiti.

Todo mundo já sabe que o Haiti é um dos países mais das três Américas e está entre os mais pobres do mundo e nos últimos tempos esta nação virou uma verdadeira confusão generalizada e os nossos soldados brasileiros através da ONU estão atuando como uma tropa dos chamados capacetes azuis, já alguns e em meio a esta enorme catástrofe, estão ajudando como podem esta nação e no tremor de terra, alguns compatriotas brasileiros tiveram as suas vidas ceifadas e fica a nossa solidariedade e os nossos sentimentos para todos aqueles que estão envolvidos mais diretamente com este acontecimento trágico no Haiti.

No Brasil alguns cornteiros de plantão e até algumas celebridades, já começam a falar as suas besteiras, comentários altamente infelizes e lamentáveis. É aquela velha história ... com tanta gente precisando porque ajudar primeiro lá fora antes de fazer alguma coisa aqui? (Dizem assim os burgueses).

Bom ... se formos examinar com cautela esses que enchem a boca pra falar essas bobagens, não ajudam absolutamente ninguém e quando fazem alguma coisinha mínima, tomam todos os cuidados para que isto tenha uma grande visibilidade na mídia.

Além disso isso mostram que apesar da fama e contas bancárias recheadas com muito dinheiro, são pessoas ignorantes. Digo isto porque existem acordos internacionais dos quais o Brasil participa e em situações desta natureza o país está firmando através de acordo de ajudar sempre da maneira que puder e da mesma maneira quando ocorrem grandes catástrofes aqui no país também somos ajudados por países estrangeiros, por exemplo, nas enchentes em SC em 2008, recebemos ajuda da Alemanha, Arábia Saudita e de vizinhos do Mercosul e agora numa hora como essas é o momento da contrapartida, ajudar os outros, os nossos irmãos latino-americanos.

Não é hora de olharmos só para o Meu Umbigo F.C, mas de fazermos o nosso dever de cada em nossos problemas domésticos no Brasil, nossas enchentes e tragédias locais, mas também de não de furtar em ajudar uma nação que é muito mais pobre que o Brasil, um país que vive numa total miséria e num país como o Brasil de ampla maioria cristã, Jesus sempre motivou a fazer o bem e ajudar o próximo e esta é uma excelente hora para começarmos a não só pensarmos nestas ações, mas fazermos algo de mais prático e efetivo no aspecto humanitário e social.

Embora seja justo destacar a presença do Brasil no Haiti desde 2004, cooperando no sentido de reconstruir esse país que no seu cotiiano já passa por inúmeras mazelas, tanto no sentido material, emocional, econômico e social, num quadro de miséria extrema. Os brasileiros estão lá fazendo a sua parte e neste momento mais do que nunca o governo brasileiro foi um dos primeiros a enviar a ajuda humanitária e houve um aumento no número de militares e médicos do nosso país, além do envio de bombeiros do RJ e de Brasília/DF; além de alimentos, remédios e a tarefa árdua de tentar colocar um país que no dia-a-dia já é um caos!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A diferença entre o Reino de Deus e a Igreja (Institucional).

Hoje vamos adentrar um pouco no ramo da Teologia, não sou teólogo, sou historiador e cristão protestante, há 19 anos, tendo tido a experiência de em 1998 cursar um semestre do curso de teologia, o qual acabei abandonando e parti em seguida para a graduação em História na UFSC. E em todo esse tempo na atuação junto a algumas igrejas batistas tive oportunidade de ser professor da Escola Bíblica Dominical e através de centenas ou talvez milhares de estudos pude aprender um pouco mais sobre a Bíblia, a respeito da pessoa de Deus e um pouquinho de Teologia, embora não quero aqui fazer um papel de teólogo, mesmo porque não sou e não tenho a pretensão de sê-lo, mas quero aproveitar este espaço para publicar uma meditação a respeito do que é o Reino de Deus e  o que é a Igreja, porque muitas das vezes podemos até mesmo ser membros de uma Igreja, mas não estarmos inseridos no Reino de Deus, por incrível que pareça.

O Reino de Deus, não é um reino com bandeira, uma monarquia com um monarca absolutista, um parlamento, moeda única, um território físico muito bem delimitado, dotado de uma constituição, hino nacional, seleção de futebol do Céu, que seria o Aleluia F.C e todos os demais aspectos que envolvem um reino de fato e de direito. O Reino de Deus vai muito mais além do que isso ...

Uma Igreja é uma instituição uma humana, vem de Eclésia (comunidade em grego), a igreja é uma comunidade de pessoas que se reúnem para a prática religiosa, para uma vida eclesiástica que segue orientações, ritos, liturgia, devocionais, ações socias, louvor, estudo e ministração da palavra de Deus e atividades ligadas a sociabilidade, o grande problema está justamente quando determinados grupos dão mais ênfase as reuniões sociais e fazem da Igreja, simplesmente um ajuntamento de pessoas, ou seja, um verdadeiro clube social, sendo que o que une essas pessoas não é a paixão por um clube ou sociedade esportiva, mas teoricamente, a Fé!

E quando se fala em Igreja institucional, é sempre muito importante lembrar as pessoas em greal que as igrejas cristãs, elas poderão ser classificadas em três diferentes segmentos, todas são cristãs, seguem o mesmo Deus, mas estão divididas em grupos com práticas religiosas em alguns aspectos bem difrenciadas uma das outras e são elas: Igreja Católica Apostólica Romana, Igrejas evangélicas diversas (protestantes, pentecostais ou neopentecostais) e a Igreja Cristã Ortodoxa que pode ser Russa ou a Grega.

Jesus Cristo afirmou no passado que o seu Reino não é deste mundo, vale destacar que ele não estava se apresentando como um alienígena, mas que falava de algo maior o Reino de Deus, o Deus do céu que estava tornando a sua presença, a sua graça, a sua misericórdia, o seu amor e o seu poder acessíveis a todas as pessoas que se arrependessem dos seus maus caminhos e cressem no filho de Deus (Jesus) e seguissem os seus princípios e ensinamentos.

Em Romanos 14.17 está escrito: "Porque o Reino de Deus não é comida, nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo", comida e bebida possuem relação com o nosso mundo físico e natural, no qual vivemos todos os dias nos quais trabalhamos, estidamos, temos momentos de lazer e entretenimento, temos as nossas famílias e etc; mas o Reino, ele é Eterno.

Em Mateus 6:33, diz ... buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas. Buscar a presença de Deus, a vontade de Deus para as nossas vidas e caminhar segundo os preceitos da Fé cristã e partir do momento que se crê em Deus e buscamos diariamente em esse Deus em nossas vidas e procuramos ter uma vida que segue os ensinamentos do Cristo, estamos inseridos no seu reino que é acessível a todas as pessoas, de todas as tribos, povos e grupos étnicos.

Muitas igrejas, muitos líderes, escritores, pastores e outros, muita das vezes levam a pessoa a seguir uma religião e nos casos mais graves a seguir uma pessoa, um ser humano limitado igualzinho a todos os outros, mas em nenhum momento apontam para Deus e seu filho Jesus Cristo, apontam para si próprios e em nome de Deus se apresentam como os salvadores da pátria e acabam enganando muita gente e diga-se de passagem o Reino de Deus é acessível e a todas as pessoas e de Graça, sem ter que pagar um centavo sequer por isso, porque pela Graça sois salvos mediante a Fé e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Neste ano de 2010, busque a Deus, caminhe segundo os seus princípios, valores e ensinamentos e assim ao final deste ano poderás olhar para trás com a alegria de ter tido um ano diferente, com lutas e provações, Sim, mas a vida de Deus em você e com a força suficiente e a graça para permanecer firme nas batalhas, não que sua vida será um "mar de rosas", mas enfrentarás os problemas e verás a própria vida por um ângulo, completamente diferente, porque todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, seja uma vitória ou derrota, alegria ou tristeza, dor ou alívio, Deus está no controle de tudo com as suas mãos divinas, ele sabe o que faz, tenha Fé sempre e creia em Deus, independenetemente do momento em que estiver vivendo em sua vida pessoal.