quinta-feira, 4 de março de 2010

LIDERANÇA

O assunto em pauta no dia de hoje envolve alguns dos muitos aspectos que envolvem a Liderança e digo liderança num sentido bastante amplo contemplando a sua atuação nos mais diversos segmentos da nossa sociedade, como no meio empresarial, sindicatos, movimentos operários, movimentos estudantis, no governo, em Ong ´s, na escola, turmas de faculdade, associações de moradores, na Igreja e etc.

Considero que ser líder é obter muito mais ônus do que bônus, é fazer muito e receber nada ou muito pouco em troca e até ser esquecido nas grandes ocasiões, este é o preço da Liderança, o qual muitos dos nossos líderes não estão dispostos a pagar e com isso muitos deles ficam chateados, aborrecidos, decepcionados e estressados e acabam tendo crises e colapsos nervosos e outros acabam adoecendo de verdade.

Creio que cabe ao líder, produzir sempre que possível, novos líderes porque na minha opinião Líder que não faz líder, é qualquer coisa, menos um líder de verdade. A renovação na liderança de um grupo é fundamental porque gente nova, oxigena e traz novas idéias e novas perspectivas e isso é algo muito importante nas organizações porque nos livra de alguns vícios, costumes e manias e deixa a porta aberta para o Novo, ou seja para um processo de ajustes, acertos e de um ciclo de mudanças, muitas das vezes bruscas, um verdadeiro giro de 180 graus.

Ao longo da História me lembro de nomes de grandes líderes que foram derrubados por conta de medidas impopulares, porque para liderar ou governar na administração pública, um líder necessita de uma base aliada de sustentação para que possa caminhar junto com ele, de modo que este não fique isolado e o próprio grupo se volte contra ele e o exclua de dentro do seu próprio reduto.

Me lembro na antiguidade romana dos imperadores Nero e Calígula que quando abusaram das suas medidas impopulares acabaram sendo não só derrubados, mas assassinados. No mundo contemporâneo, vez por outra vemos golpes de Estado seguidos por ditaduras e opressão, porque algum governo se perdeu em sua governança ou não soube realizar bem a "Política" que é justamente a arte do possível.

No mundo contemporâneo, percebo poucos líderes que possuem a habilidade de saber atender a necessidade dentro do seu grupo, como governar para os mais pobres, mas não deixar de atender minimimamente as elites de modo a evitar conspirações e golpes e ainda ter relações de alto nível com oposição e situação.

A Liderança em qualquer segmento ou esfera da vida humana é como um grande jogo de xadrez que ao movimentar uma simples peça, essa ação poderá ser muito decisiva tanto para a sua consagração, assim como para a sua Total ruína!!!

Nenhum comentário: