segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Eleição Presidencial na Costa Rica - 2010.

No último domingo a população da Costa Rica elegeu a governista, Laura Chinchilla, uma candidata tida como bastante conservadora, segundo as análises da mídia e que será a primeira mulher a governar o país em toda a sua História.

Porém, o que chama mais a atenção é que num cenário político em temos, Cristina Kichner como presidente na Argentina, embora seu governo seja caótico e ineficiente e no Chile o governo bem sucedido da centro-esquerdista, Michele Bachelet que ao contrário teve um governo de sucesso, mas que não conseguiu eleger o seu sucessor, Eduardo Frei.

Aqui no Brasil temos, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef que irá concorrer a presidencia neste ano, tendo o apoio integral do presidente Lula que inclusive a batizou como a mãe do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

No caso chileno não houve muito empenho da presidente Bachelet que se envolveu mais efetivamente na campanha apenas na última semana, mas aí ja era tarde e a direita venceu, com isso no Brasil, o presidente e os petistas estão investindo pesado para manter a Dilma na Mídia e fazê-la conhecida em todo o país e isso já reflete nas últimas pesquisas eleitorais.

Por último a eleição na Costa Rica passou praticamente em branco aqui no Brasil, esteve presente muito discretamente em alguns jornais e sítios da Internet, mas foi amplamente divulgada na mídia latino-americana, como por exemplo no Chile, Venezuela, Argentina, México e outros.

Um comentário:

edpaegle disse...

Uma curiosidade da Costa Rica é que esse país da América central não tem exército.