terça-feira, 26 de janeiro de 2010

"A Venezuela, não será Televisionada".

Desta vez fazendo um trocadinho ao documentário, a "Revolução não será Televisionada", a situação neste país sul-americano não está das melhores seis emissoras de TV foram retiradas do ar pela Conatel que é o órgão governamental que controla este setor no país, relacionado com as telecomunicações.

O principal alvo da "censura" é novamente a RCTV é de oposição ao governo Chávez, que entre coisas é acusada de ter atuado como pivô do golpe contra o presidente venezuelano em 2002, inclusive tendo incitando a população para ir as ruas no intuito de depor o presidente. Naquela ocasião a emissora transmitia que Chávez havia renunciado, embora fosse a única que naquele momento sabia que se tratava de um golpe de Estado contra um presidente eleito democraticamente pelo povo venezuelano.

Os estudantes estão indo as ruas protestar contra a censura contra estes canais de Tv, tem havido conflitos nas ruas de Caracas e um jovem foi morto nos conflitos, o que é lamentável e todos esses acontecimentos certamente são muito ruins para a geopolítica na América do Sul, tudo isso é algo muito preocupante.

Da mesma forma que o Estadão no Brasil, passou por problemas de censura recentemente, por publicar alguma reportagem sobre um dos filhos do José Sarney, agora a Venezuela está envolvida em novos problemas relacionados com a censura e afinal ... quem tem razão nesta história?

Penso na liberdade de expressão, creio que imprimir uma censura em pleno século XXI seria um grande retrocesso, depois de tantas conquistas que tivemos depois que todas as ditaduras militares terminaram na América Latina, seria muito ruim para a democracia na América Latina. Mas por outro lado, sou a favor de que aquele jornalista levantou um falso testemunho, praticou um dano moral, acusou alguém de algo que não se efeitvou, que seja responsabilizado e punido por meio da justiça.

Eu sei que existem muitos jornalistas sérios, mas também têm aqueles que jogam "merda" no ventilador, põe o nome de alguém na lama e o tal fato noticiado pela mídia, era só uma suspeita, algo que não possui sustentação e que não possui provas suficientes para incriminar uma pessoa.

Muitas dessas reportagens bomástica são ... plantadas ... para prejudicar alguém, atender a interesses institucionais e de terceiros ou simplesmente para vender mais revistas e jornais nas bancas, quem faz este tipo de serviço precisa ser punido exemplarmente!

Deve haver a liberdade de imprensa, Sim; mas também a responsabilidade de tal jornalista assumir as consequencias do que escreve, de modo que alguns não fiquem por aí escrevendo qualquer coisa a esmo e com isso prejudicando pessoas injustamente, conforme ocorre em determinada revista de circulação nacional que vez por outra publica um dossiê, onde pessoas são prejudicadas e nem sempre a notícia reproduz a verdade dos fatos.

E retornando a questão política na Venezuela, na minha opinião as emissoras não precisam ter uma postura pró-governo, podem perfeitamente ter uma postura de oposição, desde que joguem limpo e não fiquem incitando a opinião pública contra o governo em novas ações golpistas. Podem publicar e transmitir o que quiserem na minha opinião desde que o seu trabalho seja feito com isenção e responsabilidade, sou contra a lei da mordaça, tanto no Brasil, assim como na Venezuela, ou em qualquer parte do mundo!

Um comentário:

edpaegle disse...

E por aqui, se "A voz no Brasil" não passasse na rádio ás 19:00, o que ocorreria?