sábado, 23 de janeiro de 2010

Os problemas humanitários pelo Mundo

Os problemas humanitários que existem pelo mundo contemporãneo, certamente não são eventos recentes, a fome em muitos países do continente africano, a miséria das castas consideradas inferiores na Índia, regiões que vivem na extrema pobreza no Brasil e na América Latina  e tantas outras partes do Globo terrestre passam por situações calamitosas. Isso sem falar na violência doméstica, dentro de casa entre os casais, pais e filhos e a célula-matter da sociedade sendo cada vez mais dilacerada!

A Guerra que assola tante gente, porque se você ainda não se deu por conta vivemos num mundo em Guerra, a Guerra Civil na cidade do Rio de Janeiro entre bandidos e traficantes, guerra contra o narcotráfico na Colômbia, guerra no Iraque, no Afeganistão, conflito entre palestinos e judeus no Oriente Médio e isso sem falar no terrorismo que é um inimigo iminente e de certa forma invísivel porque não há como ter 100% de certeza o próximo local no qual, os terroristas irão fazer de tudo para espalhar o terror e toda essa destruição causa problemas huanitários, gente ferida e machucada, por dentro e por fora atingindo o corpo físico e principalmente a alma.

Em 2010 temos visto, muitas catástrofes e ao longo dos últimos 20 anos, a população mundial vem sofrendo com ciclones, tornados, maremotos, terremoto, Tsunami, deslizamento de terras e enchentes que também provocam muitos problemas para o ser humano e o convívio social.

São inúmeras questões para se pensar, se tirássemos o equivalente em dinheiro aquilo que é gasto com as inúmeras guerras e conflitos pelo mundo, seria possível acabar com a fome no mundo. Em meio as catástrofes ficamos mais sensíveis e solidários e isso é bom, mas diariamente temos pequenas e grandes catástrofes a combater, dentro do nosso coração, na nossa casa, na nossa famíla, na comunidade, nas grandes cidades, em todo o país e em todo o planeta, é um momento de reflexão e ação para sairmos mais fortalecidos deste quadro de crise, porque apesar da dor da perda, todo problemas trás com ele oportuidades para prosseguirmos, sendo seres humanos um pouco melhores do que ontem.

E por último, ainda há muita gente insensível que mesmo vendo cenas fortes do Haiti e de outras partes do planeta, não se comovem e não motivam a cooperar com aqueles que precisam. Hoje a nossa sociedade chegou ao ponto de vermos uma pessoa ser assassinada, atropelada, com frio e fome e muitos são indiferentes, não estão nem aí, estão alheios aos problemas humanitários.

A nossa sociedade a cada dia que passa aumenta o número de pessoas insensíveis, mas quero crer que estas não sejam a maioria, quero acreditar e ter esperança qde ue o ser humano ainda ama, perdoa, se preocupa com o próximo, se renova e tenta melhorar enquanto filho(a), pai, mãe, profisional e enquanto ser humano, porque não podemos jamais perder a nossa essência e em meio as crises, nunca deixar de ser ... HUMANO!!!

Um comentário:

edpaegle disse...

Interessante pensar nas soluções desses probelmas. Tive a oportunidade de assistir um documentário sobre a situação atual da Colômbia e percebí o quanto os investimentos sociais melhoraram a situação. Medellín, cidade-símbolo da violência do narcotráfico da década de 1990 e do megatraficante Pablo Escobar, virou modelo à ser seguido com as favelas urbanizadas e ligadas por teleférico e com uma biblioteca na parte alta da cidade doada pelo rei espanhol Juan Carlos.