domingo, 2 de maio de 2010

EQUILÍBRIO

Para tudo na vida dever haver equilíbrio e essa busca não deve ser apenas um ideal dos nossos queridos amigos, os budistas, mas de todas as pessoas que querem progredir de alguma maneira seja na vida pessoal, familiar, profissional, estudantil, acadêmica e etc.

Toda vez que o ser humano age movido por impulso certamente cometerá erros grostescos dos quais num prazo muito curto de tempo irá arrepender-se, com isso é melhor pensar uma vez, duas vezes, três vezes ... mil vezes se for necessário antes de tomar alguma atitude precipitada ou tomar alguma decisão baseado apenas em suposições e "achismos".

Quem aprendeu a controlar as suas emoções está muito anos-luz à frente dos demais, mas para chegar a este "Estado de Excelencia" não é da noite para o dia, é um processo que requer  tempo, um enorme auto-controle, renúncia e desprendimento até mesmo de algumas das suas vontades pessoais, tudo isso em nome de um Bem maior.

É muito fácil manter o equilíbrio quando está tudo bem, a vida prosperando, tudo dando certo e as portas todas abertas para nós, mas quando ocorre o inverso, nos momentos de maior dificuldade, solidão, dor e sofrimento, nestas horas é que o equilíbrio é tão necessário.

Mas na vida de tanta gente jé justamente naquelas situações mais críticas da nossa vida cotidiana é que falta exatamente o domínio próprio, mansidão, temperança e acima de tudo ... EQUILÍBRIO ... para termos as ações mais acertadas diante dos desafios da vida!!!

Um comentário:

edpaegle disse...

Considerando que o segredo da natureza é equilíbrio, por que os seres humanos não seriam assim?