quarta-feira, 14 de julho de 2010

Espanha - Muito mais do que uma Copa do Mundo, uma Unificação ...

Essa última Copa do Mundo, vencida pela Espanha está em boas mãos, porque além de serem um dos países que mais investem no Futebol profissional e com isso possuem o melhor campeonato nacional do mundo, foram os melhores em campo na Copa do Mundo e na volta para o maior prêmio de todos, a Unificação.

Muito semelhante ao que aconteceu em 1990, quando a Alemanha venceu a Copa do Mundo no mesmo da Reunificação, agora por meio do Futebol foi possível que tanto os moradores da Catalúnia, como do País Basco, pudessem sentir participantes da nação espanhola e o gol na final do jogador Iniesta que é nascido na Catalúnia , fechou a competição com chave de ouro.

E entre outros aspectos pode trazer um pouco de alegria ao povo espanhol que vive os efeitos ainda da última crise econômica mundial num cenário caóitco e muito difícil, no qual o povo necessita trabalhar unido em torno dos seus interesses nacionais.

Realmente só mesmo o esporte seria capaz de fazer com que espanhóis, catalões e bascos, vestissem a mesma camisa e deixassem de lado regionalismos, bairrismos e demais questões locais e empunhar a bandeira nacional do seu país com um espírito patriótico e deixando para traz as tristes lembranças das atividades terroristas do ETA, e agora surgem novas possibilidades de diálogo, mesmo porque esse passado recente não tem como ser esquecido, mas de qualquer maneira pode-se caminhar doravante numa nova perspectiva, na esperança de que dias melhores possam vir para os espanhóis.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que bom que o "pão e circo" sirva ao menos para unir o povo...

edpaegle disse...

Claro, que além disso, existe uma rivalidade histórica entre os jogadores do Real Madri e os do Barcelona. Os do Real como representantes da região de Castela de La Mancha e os do Barça, como da região da Catalunha