sábado, 15 de maio de 2010

A Seleção de Dunga - Copa do Mundo - 2010

O técnico da seleção brasileira de futebol, o Dunga, convocou nesta semana os 23 jogadores que irão representar o Brasil na Copa do Mundo da África do Sul. Esta convocação gerou um certo clima de desconfiança nos torcedores, porque muita gente não aprovou a lista do treinador, por conter jogadores que são reservas em seus clubes de origem e outros que não estão atravessando uma boa fase em suas carreiras seja em nível técnico ou físico.

Na lista na minha opinião pessoal, vi a ausência do goleiro do Grêmio, Victor como uma tremenda injustiça, deixar de fora um goleiro que já vem destacando-se a algum tempo em seu clube de origem e vinha sendo convocado regularmente, esse rapaz foi injustiçado.

No meio de campo, temos alguns jogadores, "caneleiros", "pernas de pau" e "brucutus", conforme é o caso do Gilberto Silva que não marca ninguém, é lento e tem um passe de bola muito ruim, é brincadeira e o outro, o Júlio Baptista que está muito mais para jogador de Rugbi ou "Football" aquele jogado com as mãos nos Estados Unidos da América ou ainda um peso pesado do Boxe, agora para boleiro, fica devendo.

Um outro aspecto é o Kaká que tem um problema recorrente no Pubis e penso que se ele se contundir ou no caso de suspensão por cartão amarelo ou vermelho a única alternativa que vejo é escalar o Gilberto que joga na meia-esquerda do Cruzeiro/MG, mas que foi convocado para atuar na lateral-esquerda. E um outro aspecto importante é que muitos críticos apontam o jogador do Real Madrid como um jogador que em algumas das grandes decisões costuma "amarelar", mas esta resposta só teremos nos campos de Futebol da África do Sul.

E no ataque o imperador Adriano (Flamengo), que conforme a mídia já vinha anunciando a uns 10 dias, acabou ficando de forma mesmo, ele fez de tudo para não ir e conseguiu mesmo, e com isso o Grafite ganhou dentro do campo a sua vaga na Copa. O que me preocupa é se o Adriano terá estrutura emocional para segurar a pressão, mesmo porque vemos um iminente desclassificação do rubro-negro carioca na Taça Libertadores da América, dái pra frente não sabemos ao certo, o que poderá acontecer ... espero que o craque do Flamengo possa superar bem este revés.

Na seleção, o que fica de positivo é que o Dunga manteve-se fiel a sua Filosofia de Trabalho e ao grupo que ele construiu ao longo destes últimos anos. Um outro ponto é que aqueles jogadores baladeiros e festeiros como Adriano e Ronaldinho gaúcho estão de fora, que mostra uma certo rigor  e disciplina do treinador e isto é muito bom para o bem-estar do próprio grupo.

A seleção não saí daqui nas graças do povo, não saí como a grande favorita para vencer este torneio de 07 jogos que é a Copa do Mundo e de certo modo isso é bom para nós ... a sorte está lançada e tudo é possível, desde uma participação pífia até o título mundial.

Nenhum comentário: