quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Retirada das tropas norte-americanas do Iraque

Seria o Iraque, um novo Vietnã??? As características são mesmas os soldados norte-americanos levaram a pior num campo de batalha hostil e tática de guerrilha urbana fez estragos entre os Yankees no final tiveram que voltar para casa sem vencer a guerra ou cumprir a missão pela qual se meteram num conflito numa outra extremidade do mundo, que não havia nenhuma razão de ser ou de ocorrer, mais um guerra inútil, idiota e imbecil, como na verdade costumam ser os conflitos armados entre as nações.

Uma das promessas de campanha do presidente Barack Obama, começa se cumprir que é exatamente retirar as tropas do front de batalha e trazer os seus soldados de volta pra casa, para o alívio de quem tem amigos e parentes envolvidos numa guerra ilegítima, idiota e sem nenhuma razão de ser e sem nenhuma causa legítima a defenedr.

Na verdade além da conta gigantesca no aspecto econômico que o governo dos Estados Unidos está pagando com tantos anos de Guerra, mortes e o desgaste junto a opinião pública tanto internamente, assim como em todo o mundo.

O saldo é tremendamente negativo em todos os aspectos possíveis e imagináveis, mas mesmo assim ainda ficarão 50 mil militares que irão passar o "serviço" para os próprios iraquianos qe irão assumir o controle da segurança pública num país devastado pela guerra e dividido em diferentes grupos éticos e com vários insurgentes e rebeldes promovendo ataques terroristas e todo um clima de tensão no país que ainda é sem dúvida um barril de pólvora que não dá nem para dizer que estás prestes a explodir, porque na verdade as explosões ocorrem diariamente em solo iraquiano.

Essa guerra foi mais uma herança maldita do governo George W. Bush, que deixou um legado de incompetência, destruição, intolerãncia, má gestão e mortes em várias partes do mundo, mas de agora em diante cada vez mais Mr. Obama terá muito trabalho pela frente para limpar toda a sujeira deixada para trás pelo governo anterior, mas já é um bom começo trazer as tropas de volta de uma guerra ilegítima e que vitimou milhares de vidas inocentes, tanto de soldados dos Estados Unidos como de civis iraquianos.

Nenhum comentário: