quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A diferença entre o Reino de Deus e a Igreja (Institucional).

Hoje vamos adentrar um pouco no ramo da Teologia, não sou teólogo, sou historiador e cristão protestante, há 19 anos, tendo tido a experiência de em 1998 cursar um semestre do curso de teologia, o qual acabei abandonando e parti em seguida para a graduação em História na UFSC. E em todo esse tempo na atuação junto a algumas igrejas batistas tive oportunidade de ser professor da Escola Bíblica Dominical e através de centenas ou talvez milhares de estudos pude aprender um pouco mais sobre a Bíblia, a respeito da pessoa de Deus e um pouquinho de Teologia, embora não quero aqui fazer um papel de teólogo, mesmo porque não sou e não tenho a pretensão de sê-lo, mas quero aproveitar este espaço para publicar uma meditação a respeito do que é o Reino de Deus e  o que é a Igreja, porque muitas das vezes podemos até mesmo ser membros de uma Igreja, mas não estarmos inseridos no Reino de Deus, por incrível que pareça.

O Reino de Deus, não é um reino com bandeira, uma monarquia com um monarca absolutista, um parlamento, moeda única, um território físico muito bem delimitado, dotado de uma constituição, hino nacional, seleção de futebol do Céu, que seria o Aleluia F.C e todos os demais aspectos que envolvem um reino de fato e de direito. O Reino de Deus vai muito mais além do que isso ...

Uma Igreja é uma instituição uma humana, vem de Eclésia (comunidade em grego), a igreja é uma comunidade de pessoas que se reúnem para a prática religiosa, para uma vida eclesiástica que segue orientações, ritos, liturgia, devocionais, ações socias, louvor, estudo e ministração da palavra de Deus e atividades ligadas a sociabilidade, o grande problema está justamente quando determinados grupos dão mais ênfase as reuniões sociais e fazem da Igreja, simplesmente um ajuntamento de pessoas, ou seja, um verdadeiro clube social, sendo que o que une essas pessoas não é a paixão por um clube ou sociedade esportiva, mas teoricamente, a Fé!

E quando se fala em Igreja institucional, é sempre muito importante lembrar as pessoas em greal que as igrejas cristãs, elas poderão ser classificadas em três diferentes segmentos, todas são cristãs, seguem o mesmo Deus, mas estão divididas em grupos com práticas religiosas em alguns aspectos bem difrenciadas uma das outras e são elas: Igreja Católica Apostólica Romana, Igrejas evangélicas diversas (protestantes, pentecostais ou neopentecostais) e a Igreja Cristã Ortodoxa que pode ser Russa ou a Grega.

Jesus Cristo afirmou no passado que o seu Reino não é deste mundo, vale destacar que ele não estava se apresentando como um alienígena, mas que falava de algo maior o Reino de Deus, o Deus do céu que estava tornando a sua presença, a sua graça, a sua misericórdia, o seu amor e o seu poder acessíveis a todas as pessoas que se arrependessem dos seus maus caminhos e cressem no filho de Deus (Jesus) e seguissem os seus princípios e ensinamentos.

Em Romanos 14.17 está escrito: "Porque o Reino de Deus não é comida, nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo", comida e bebida possuem relação com o nosso mundo físico e natural, no qual vivemos todos os dias nos quais trabalhamos, estidamos, temos momentos de lazer e entretenimento, temos as nossas famílias e etc; mas o Reino, ele é Eterno.

Em Mateus 6:33, diz ... buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas. Buscar a presença de Deus, a vontade de Deus para as nossas vidas e caminhar segundo os preceitos da Fé cristã e partir do momento que se crê em Deus e buscamos diariamente em esse Deus em nossas vidas e procuramos ter uma vida que segue os ensinamentos do Cristo, estamos inseridos no seu reino que é acessível a todas as pessoas, de todas as tribos, povos e grupos étnicos.

Muitas igrejas, muitos líderes, escritores, pastores e outros, muita das vezes levam a pessoa a seguir uma religião e nos casos mais graves a seguir uma pessoa, um ser humano limitado igualzinho a todos os outros, mas em nenhum momento apontam para Deus e seu filho Jesus Cristo, apontam para si próprios e em nome de Deus se apresentam como os salvadores da pátria e acabam enganando muita gente e diga-se de passagem o Reino de Deus é acessível e a todas as pessoas e de Graça, sem ter que pagar um centavo sequer por isso, porque pela Graça sois salvos mediante a Fé e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Neste ano de 2010, busque a Deus, caminhe segundo os seus princípios, valores e ensinamentos e assim ao final deste ano poderás olhar para trás com a alegria de ter tido um ano diferente, com lutas e provações, Sim, mas a vida de Deus em você e com a força suficiente e a graça para permanecer firme nas batalhas, não que sua vida será um "mar de rosas", mas enfrentarás os problemas e verás a própria vida por um ângulo, completamente diferente, porque todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, seja uma vitória ou derrota, alegria ou tristeza, dor ou alívio, Deus está no controle de tudo com as suas mãos divinas, ele sabe o que faz, tenha Fé sempre e creia em Deus, independenetemente do momento em que estiver vivendo em sua vida pessoal.

2 comentários:

Gabriel Moreira disse...

Oi Fabio!
Procura divulgar mais o que tu fazes aqui no blog! Esse tipo de matéria é quase evangelística, e muito embora eu acredite que poderia ser bem resumida, seria legal você compartilhar mais...
Abraço!

Unknown disse...

Marcelo Pimenta

alo fabio
gostei muito do seu comentario, foi praticamente tudo que tinha na minha revista de escola dominical,e com uma linguagem bem atual, Gloria a Deus,
Abraços.