sábado, 3 de outubro de 2009

Tentativa de Fraude no ENEM 2009

O Brasil inteiro ficou perplexo diante da tentativa de algumas pessoas que fizeram com que o gabarito do Enem 2009, vazasse. Esse ato complicou a vida de 04 milhões de estudantes que iriam prestar esta prova neste domingo dia 04/10/2009.

Para o MEC não havia outra alternativa senão, cancelar as provas e marcar uma nova data para a realização das mesmas em todo o território nacaional. Para esta nova prova o governo irá gastar aproximadamente mais 30 milhões de reais com todas as etapas que envolvem a preparação da prova, logística e correção, e todo esse dinheiro é óbvio que sairá do bolso do contribuinte.

Se é que existe algo de positivo neste episódio lamentável, está a questão da fraude ter sido evitada, ou seja, tudo ocorreu antes da aplicação das provas, porque seria bem pior se a prova tivesse ocorrido normalmente e dias depois a "Bomba" explodisse, ou seja, as informações referentes ao vazamento do gabarito e com isso os estudantes envolvidos teriam que sair de casa duas vezes para realizar as provas em virtude da fraude. Porém dos males o menor, pelo menos todo esse esquema ilícito foi descoberto antecipadamente e agora cabe as autoridades competentes investigar, localizar, julgar e condenar os responsáveis por esta ação criminosa.

Realmente não faltava acontecer mais nada neste país, que está crescendo em todos os níveis e indicadores, mas que ainda não conseguiu se livrar da corrupção que está arraigada no DNA de muitas pessoas neste imenso Brasil. Embora eu tenho certeza absoluta que o povo brasileiro em linhas gerais é constituído por pessoas sérias, honestas e de bem. Mas infelizmente as ações corruptas de uma minoria infelizmente acabam tendo maior destaque e espaço na mídia, porque as boas ações, atitudes acertadas e honestas, tem pouco espaço na imprensa e pouca divulgação.

Nenhum comentário: