sábado, 22 de janeiro de 2011

O Capitalismo não é mais o mesmo ...

Quando lembramos dos anos da Guerra Fria entre 1945 e 1990, na disputa ideológica e militar entre os Estados Unidos (Capitalista) e a URSS (Socialista), ninguém poderia imaginar que o mundo teria a atual composição geopolítica, porque sem dúvida o mundo mudou muito e surpreendeu a todos.

Hoje a economia norte-americana está em crise, há milhões de desempregados e a pobreza aumenta consideravelmente, isso e cada vez mais outros países começam a superar comercialmente a terra do Tio Sam. Empresas fortes e estáveis dos EUA quebraram e levaram o mundo inteiro a um clima de apreensão conforme vimos em 2008, durante a Crise Econômica Mundial que para os estadunidenses ainda não acabou e não há previsão, a coisa ainda continua feia por lá.

Mas por sua vez o socialismo também não é mais o mesmo, na década de 1980, havia uma música do RPM que dizia que "agora a China bebe coca-cola ...", não só isso, mas de comunista na China, só mesmo o único partid que existe por lá, que é exatamente o Partido Comunista, porque no mais a realidade é toda capitalista. Empresas multinacionais, exploração dos trabalhadores e muita desigualdade social, e diga-se de passagem a China é um dos países mais desiguais do mundo e no Brasil há presença cada vez maior de empresas chinesas.

E ainda há o caso da Rússia que a partir da desfragmentação da URSS em 1991, deixou de ser o líder de uma grande união socialista e voltou a ser um país independente dos demais, embora a Rússia ainda tenha uma enorme influência sobre algumas das suas ex-repúblicas.

Para fechar o pacote, Cuba começa a demitir funcionários públicos, porque não há como o estado manter a todos e empresas particulares começam a ganhar espaço no país, mas muito lentamente, o país está começando a abrir, embora ainda haja muita repressão, domínio e um controle rígido sobre a população.

É ... o mundo não é mais o mesmo ...

Um comentário:

edpaegle disse...

E quem diria que a China que poderia salvar o capitalismo???