terça-feira, 18 de janeiro de 2011

As Enchentes na Região Serrana do Rio

Neste início de 2011 estamos vendo pela Tv a maior catástrofe natural do Brasil e que está entre as 10 piores do mundo e com resultados catastróficos, uma sobrevivente chegou a dizer que era um Tsunami vindo do céu.

As imagens são fortes e chocantes, corpos, casas completamente destruídas e o flagelo a que estão submetidos a população de praticamente toda a região serrana do Estado do Rio de Janeiro e parace mesmo um cenário de guerra, coisas que a gente geralmente só vê em outros países que tenham sido vítimas de terremotos, maremotos, furacões, ondas gigantes e etc.

Um outro aspecto a se pensar são as responsabilidades, é muito fácil dizer que a culpa disso tudo de a,b, ou c; do prefeito, governador ou presidente, defesa civil e por aí vai ... Mas na realidade não é hora de arranjar culpados ou inocentes é um momento de trabalho, resgate, solidariedade, reconstrução e desde já fazer o que o governo está começando a fazer, revendo as políticas públicas para a defesa civil em todo o país e se preparando melhor para que nos próximos anos, situações como esta nao voltem mais a se repetir, através da prevenção.

Uma coisa eu tenho certeza e digo isso tirando por mim. Ninguém mora em área de risco porque quer, porque está afim ou porque acha a coisa mais incrivel do mundo. Mas é a necessidade que faz com que isso aconteça, embora se fosse comigo, mesmo que eu fosse paupérrimo, eu não iria jamais me submeter a essas condições de jeito nenhum. Iria buscar uma outra cidade, outra região do RJ, ou até mesmo um outro estado que proporcionasse mais segurança e menos riscos para mim e para a minha família. Mas cada um, cada um ... Eu tomaria essa medida, porque conforme se diz: "Um dia a casa cai ...".

Por último fica a nossa solidariedade, a nossa torcida e o nosso apoio para que o sofrimento dos nossos irmãos do Rio de Janeiro seja minorado e que possam ter condições de começar a reconstruir a sua vida, o seu emocional, a sua casa e recomeçar. E que nunca mais este povo volte a vivenciar situações deste tipo, com consequencias tão trágicas. Ficam os nossos sentimentos, estima e respeito a todos aqueles que foram atingidos direta ou indiretamente pelas enchentes.

Nenhum comentário: