sábado, 3 de julho de 2010

Eleições 2010 - Diferenças entre as pesquisas eleitorais

Desde o final do ano passado está ocorrendo este fenômeno, os institutos de pesquisa fazem as suas pesquisas eleitorais e os dados não batem, apesar que entre o IBOPE, CNT/SENSUS e VOXPOPULI, há consenso, o que diferencia, o que saí da toada dos demais é só o Datafolha. mas porque será isso?

Será que o Datafolha representa algum interesse institucional e não consegue ter uma posição isenta em relações as candidaturas porque dentro da margem do erro é possível alavancar um candidatura em prejuízo da outra em detrimento de quem teoricamente queremos prejudicar.

O que mais me preocupa nisso tudo é a parcela da população menos esclarecida e que se deixa manipular pela opinião de qualquer desses institutos e vêem as suas informações, como a mais pura expressão da verdade, embora tenho plena convicção que no dia das eleições teremos surpresas com dados muito divergentes do que tem sido anunciado hoje e a meu ver isso acontecendo é caso de polícia, porque mostra má fé.

Então a campanha continua ... mas temos que estar atentos aos números de todos os intitutos de pesquisa e ficarmos atentos a eventuais casos de manipulação de resultados e de manipulação da opinião pública, sendo que para o azar de muita gente a população brasileira está muito mais bem informada e esclarecida do que no passado e percebe nitidamente esses casos de tentativas de construir esses dados estatísticos da intenção de voto para presidente.

Nenhum comentário: