sábado, 17 de abril de 2010

NOVA PESQUISA DATAFOLHA PARA PRESIDENTE - 2010

Estamos diante dos números de mais uma pesquisa do Instituto Datafolha que apresenta José Serra com 38% das intençãoes de voto e Dilma 28%, tendo com isso, uma diferença de 10 pontos percentuais entre os dois mais bem colocados.

E mais uma vez cientistas políticos,  críticos e demais especialistas em ciências humanas, filósofos e demais seres pensantes deste país, estão no aguardo dos números dos outros institutos de pesquisa, (Ibope, Vox Populi, CNT/Sensus e etc), para poder expressar alguma opinião sobre o atual cenário político para a eleição presidencial de 2010, embora tudo indique que os números assim como na pesquisa anterior apresentem conteúdos diferenciados.

A pesquisa é algo muito importante e que ajuda a população a ter uma idéia bem próxima do quadro real, é como se fosse uma amostra, mas quando estes dados são divergentes? O que fazer ...

Conclui-se que a pesquisa ou está sendo realizada de uma maneira incompetente e com muitas falhas técnicas e por último que eventualmente possa estar havendo alguma forma de dôlo, engano ou má fé por parte de algum instituto de pesquisa e só teremos essa resposta após o término da apuração dos votos em primeiro turno no início do mês de outubro, aí então saberemos a verdade dos fatos, se houve manipulação ou não e qual instituto estava fazendo o seu trabalho corretamente e quais apresentaram dados incompatíveis com o realidade das urnas. Erros podem ocorrer, mas números muito divergentes, geram um certo mal estar na população e poderá afetar as intenções de votos da população.

Nenhum comentário: