quinta-feira, 1 de abril de 2010

Brasil - 2o Lugar Jogos de Medellín 2010 - Que vergonha ...

Terminados os jogos sul-americanos de Medellin 2010, o Brasil ficou mesmo com a segunda colocação sendo superado pela Colômbia que são os donos da casa e da mesma maneira de forma surpreendente a Argentina foi a 4a. colocada tendo a Venezuela em 3o. Lugar.

Mas o que mais me chama a atenção é que o Brasil tem um território mais de 20x maior do que o território da Venezuela e uma população de 45 milhões, enquanto os brasileiros estão quase chegando a 200 milhões de habitantes e diante destes números, a conclusão que chego é que a delegação brasileira teria o dever e a obrigação de ser o primeiro lugar no quadro de medalhas, mas no entanto ficou em segundo lugar, fato este que considero um absursdo.

Não quero de forma alguma tirar os méritos dos colombianos que certamente estruturaram-se e trabalharam de modo que pudesse alcançar esta honrosa colocação de primeiro lugar disputando os jogos em casa e surpreendeu a todos, porque creio que ninguém poderia esperar que os anfitriões ficassem em primeiro lugar, sabendo que nas últimas edições a Argentina vinha tendo uma certa hegemonia.

Termino dizendo que o COB tem repensar muita coisa em sua esfera de atuação porque não tivemos nenhuma grande potência participando do nipe de EUA ou Canadá, por ser obviamente na esfera sul-americana, mas se pensarmos então num Pan-americano ou Jogos Olímpicos de 2010 em Londres, se mantivermos este mesmo patamar teremos mais uma participação pífia e vexatória. Precisamos reorganizar e repensar muitas coisas e criarmos as condições de obtermos melhores resultados, mas se quer na América do Sul, a gente não consegue o 1o. Lugar, imaginem no momento em que disputarmos com países europeus, norte-americanos, chineses e etc ... tem tudo para ser mais um papelão, uma vergonha nacional.

Nenhum comentário: