sábado, 3 de abril de 2010

Contradições: Pesquisa Datafolha x Vox Populi

Muito interessante! Na pesquisa sobre as intenções de voto para presidente da República o Datafolha divulgou 36% para José Serra (PSDB) e 27% para Dilma Roussef (PT) e agora neste sábado o instituto Vox Populi apresenta 34% para Serra e 31% para Dilma, mostrando dados muito diferenciados.

Vê-se que estes não batem de jeito nenhum, alguém está muito fora da margem de erro, isso porque no Datafolha a diferença é de 9 pontos percentuais enquanto na pesquisa de hoje 03/03/2010 do Vox Populi a diferença é de apenas 3 pontos percentuais e nessa história um dos institutos está completamente equivocado ... quem é? Eu não sei ... mas que há algo errado ... isso há!

Não estou sendo irresponsável ou acusando um dos institutos de pesquisa de estarem agindo de má fé ou forjando os dados da pesquisa, mas chamo a atenção para algum equivoco em alguma fase da pesquisa porque os dados entre os dois trabalhos realizados são muito diferentes e geram dúvidas na análise dos eleitores.

Mas para muita gente menos esclarecida esses dados conflituosos podem até parecer normais e não terão os recursos necessários para analisarem criticamente essa difrença "gritante" entre os dados entre os dois instituos de pesquisa.

Porém,  no final das contas o fiel da balança será quando um terceiro instituto como o Ibope ou CNT/Sensus divulgar os seus números para as eleições de 2010. Mas por hora, precisamos estar muito atentos a estes dados e não deixar de lê-los de uma maneira sempre crítica e não tomando-os como a verdade absoluta.

Nenhum comentário: