sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O "Ser" Melhor

O ser humano em meio a Pós-modernidade, vive um tempo curioso, completamente diferente de tudo aquilo que já vivenciou em outras épocas. E por mais que todo mundo saiba que cada momento histórico têm as suas especificidades, a surpresa é a dimensão e a velocidade que as mudanças ocorrem e a nova mentalidade que choca profundamente aqueles cidadãos que possuem uma postura e visão de mundo mais conservadora e tradicional.

Neste novo tempo, o ser humano afirma que todos os corpotamentos são aceitáveis, que se pode tudo e praticamente mais nada pode ser considerado um tabu e com isso, afirmam: VIVA A PÓS-MODERNIDADE!!! E atitudes que eram totalmente reprováveis no Século XX enquanto comportamento social, é completamente aceito no Século XXI, sem maiores problemas e sem stress!!!

Mas o que percebo é que com tantos avanços tecnológicos e recursos inovadores e que sem dúvida trouxeram muito conforto e comodidade para as pessoas em geral, mas mesmo assim, o homem continua ... A PROCURA DA FELICIDADE!!!

Todavia apesar dos inúmeros avanços da ciência e tecnologia, o homem continua insatisfeito consigo mesmo, tendo que alterar isso ou aquilo no seu corpo, aumentar a sua massa muscular ou perder peso para para então poder sentir-se bem.

No plano material a questão do "Ser" mais uma vez passou longe, o negócio é ter e consumir: celular de R$ 1.000, carro novo, casa de campo, casa de praia, óculos escuros de R$ 500.00 e tudo aquilo que faz a pessoa estar inserida nessa sociedade de consumo, mas diga-se de passagem, em meio a atual crise econômica mundial, o capitalismo, ainda está em colapso e esse negócio de consumir 24h por dia de tudo, acabou chegando ao seu limite e o sistema deu um "Tilt".

Nunca antes na História da humanidade, vimos tantos casos de depressão, síndrome do pânico, compulsões (diversas), problemas emocionais e psiquicos, aumento no uso de drogas, conforme temos visto nesta primeira década do terceiro milênio.

Na realidade uma porcentagem muito grande da população quer ser percebida, notado, sentir-se valorizado e muita gente acaba se tornando como um verdadeiro "pavão" que quer aparecer de qualquer maneira ou tornar-se uma celebridade a qualquer custo. Porem, outros fazem a opção de tornar-se uma pessoa irritante para chamar a atenção e por trás do mais irrirtante dos comportamentos certamente existe uma pessoa carente pedindo socorro!,

Por último, acredito que para a sociedade opder viver de uma maneira mais harmônica e menos agressiva no dia-a-dia, devemos ter a ambição de sermos uma pessoa melhor a cada dia. Mas quando digo melhor, isso não significa, de uma maneira arrogante, se achar melhor do que os outros ... The best!!!! Mas ser a cada dia uma pessoa melhor do que ontem ... alguém ... mais educado ... mais gentil ... mais amigo ... mais companheiro ... que compreende as limitações do próximo ... que perdoa e que luta por um mundo melhor para si, para os seus e para toda a humanidade, um "Soldado da Paz" que luta pelo Bem comum.

domingo, 18 de outubro de 2009

Estado - RJ x Criminalidade

Neste último final de semana, na zona norte do Rio de Janeiro, ocorreu mais um conflito entre traficantes no Morro dos Macacos e neste conflito, além de causar mortes de cidadãos, marginais e policias, neste episódio, um helicóptero da Policia foi abatido e nos arredores ônibus foram queimados em mais uma tentativa dos delinquentes de espalhar o terror na cidade.

O governo do Estado do RJ, vem adotando uma política de repressão e de enfrentamento dos criminosos que ocupam a periferia e favelas da cidade, que na verdade já virou um guerra civil com baixas em ambos o lados, tanto nos que defendem a lei, na sociedade e entre os bandidos e quem mais sofre no meio desta guerra é a população carioca, que vive com medo e sob pressão durante as 24h por dia.

Dizem que o Brasil é um país pacífico e que não há guerras, mas na verdade o combate a criminaldade na cidade do Rio de Janeiro, virou uma verdadeira guerra civil, sendo que não declarada, que pode ser comparada a conflitos que acontecem no Iraque e no Afehanistão.

No campo, nas regiões mais interioranas, em virtude das ações do MST (Movimento sem Terra), temos uma outra guerra, sendo que este conflito é dos agricultores, fazendeiros e pecuaristas que tem de se defender das ações criminosas do MST que invadem terras produtivas de uma maneira violenta com depredações, ameaças e mortes. E em algumas ocasiões há conflito armado entre os sem terra e os seguranças das fazendas e as famílias que moram no interior do país que se vêem obrigados a defender as suas terras das invasões irresponsáveis do MST.

A saída para começar a solucionar os problemas sociais nas favelas cariocas, passa não somente por ações repressivas do Estado, mas principalmente por políticas públicas ligadas a inclusão social, humanização e urbanização das favelas, cursos de qualificação, oportunidades de emprego e programas sociais para atender as crianças e adolescentes de modo que possam ocupar o seu tempo ocioso, com atividades sócio-educativas.

Tais ações já estão sendo realizadas por meio de Ong ´s, pela iniciativa privada e em ações do governo (municipal, estadual e federal), mas estes programas necessitam ser melhorados e ampliados de maneira tal, que atenda a um número cada vez maior de pessoas.

Não dá para ficar simplesmente combatendo o crime 24h por dia, é necessário investir em infra-estrutura e principalemente nas pessoas, nos recursos humanos, de modo que a população mais humilde e que vive em áreas carentes possa ser bem assistida pelo Estado e este crie os meios necessários para criar oportunidades as mais diversas aos moradores das favelas de modo que possam ter um futuro melhor.

Sem dúvida a maioria maciça da população que vive em favelas são pessoas de bem, que anseiam por uma vida melhor, mais digna e próspera. Porém somente através de uma ação conjunta de toda a sociedade será possível reverter esse quadro que hoje é tão difícil em muitas comunidades do Rio de Janeiro.

A população do Rio de Janeiro que em sua região metropoliatna tem mais de 6 milhões de habitantes,  possui um povo alegre, acolhedor, dedicado e do Bem que é o povo carioca e que merecem uma melhor qualidade de vida, em todos os níveis e esferas da vida humana.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia do Professor

Nesta última quinta-feira dia 15/10/2009, comemorou-se mais um ... "Dia do Professor", no qual, são feitas homenagens nas escolas, as famílias e amigos dão os cumprimentos pela data e a mídia em geral, arranha um pouquinho mais a imagem do professor em suas matérias jornalísticas muitas delas, infelizes, porque o universo que é a Educação tem milhares de coisas boas a serem mostradas a sociedade, mas a imprensa em sua maioria e não na sua totalidade, acaba destacando o lado negativo, aquilo que não funcina as distorções, problemas e mazelas presentes em alguns aspectos que envolvem a Educação brasileira.

O ofício de professor caiu em descrédito, a sociedade não leva mais à sério este profissional que é tão importante na vida de todos os profissionais de hoje que um dia estudaram nos bancos da escola e hoje atuam nos mais diversos segmentos da sociedade.

A mídia acaba não contribuindo muito com a educação no Brasil quando através das suas reportagens acabam jogando os alunos e os pais contra os professores e destacando todo incidente ruim que ocorre dentro da escola como se fosse o padrão, como se na escola predominassem mais os aspectos negativos do que os positivos.

Na minha opinião dentro das escolas existem muito mais professores sérios e comprometidos com a Educação do que professores irresponsáveis e licenciosos. Tenho certeza que a grande maioria do professorado e dos diretores estão envolvidos com a construção de um país melhor e se esforçam ao máximo pelos seus alunos e tem uma relação digna, honesta, séria e responsável com as crianças e adolescentes que frequentam os bancos escolares.

Mas certamente existem casos omissos de violência, abuso e atitudes infelizes de alguns professores, mas isso na verdade são falhas que ocorrem em qualquer profissão e não são via de regra na verdade, são exceções que acabam tendo uma enorme visibilidade na mídia.

Então em vez da imprensa colaborar para que a instituição escolar possa melhorar a cada dia, acabam destacando o professor que num ato isolado agrediu um aluno, ou também o contrário o alunos que agrediu o professor e ainda há uma terceira modalidade que está infelizmente ocorrendo com mais frequencia em nossas escolas que são as mães que geralmente agridem as profesores e aí está uma questão de gênero, porque é sempre agressão a mulher, a mãe que agrediu a uma outra mulher a professora dos seus filhos e isso é uma vergonha, lamentável.

Então que em nossas reflexões sobre o "Dia do Professor" e sobre a Educação no Brasil, fica o meu protesto no sentido de que a mídia tem que trabalhar a favor da Educação e dos professores e contribuindo para que dentro das escolas haja uma maior harmonia entre: professores, pais e alunos.

E por último é necessário que não só a mídia mostre tudo aquilo que há de bom dentro das escolas, mas que os professores e a própria comunidade escolar abra as suas portas e mostre as muitas coisas boas que existem dentro das escolas.

Os nossos educadores e as unidades escolares têm milhares de coisas boas para mostrar a sociedade que por um motivo ou por outro acaba ficando dentro dos muros da escola ou num trabalho ou atividade fantástica que está num cantinho dentro de uma pequena sala de aula que ninguem enxerga nem dentro da própria escola e muito menos na comunidade na qual estão inseridos ou muito menos na mídia.

sábado, 10 de outubro de 2009

Barack Obama - (Prêmio Nobel da Paz - 2009).

Foi com grande surpresa que a comunidade internacional e até mesmo o próprio presidente da nação mais rica e poderosa do mundo, Barack Obama (EUA), recebeu a notícia de ter sido premiado com Nobel da Paz de 2009.

Na verdade Obama, está a aproximadamente 09 meses e neste curto espaço de tempo, não há como realizar grandes feitos no sentido de concretizar políticas para a efetização da paz mundial, isto é, sem realmente teremos condições de algum dia alcançar a paz mundial.

Depois de 08 anos do catastrófico governo republicano do ex-presidente George W. Bush, Obama (Partido Democrata), foi eleito para literalmente desfazer todas as "imperícias" que o seu antecessor fez durante os seus dois mandatos na Casa Branca.

Historicamente, os democratas, apesar de serem no âmbito econômico, extremamente protecionistas, na política internacional, são mais abertos ao diálogo e geralmente tem a missão de desfarem as guerras empreendidas pelos republicanos pelo mundo, trazerem os "filhos da América" de volta para casa, conforme acontece nos dias atuais em relação ao Iraque, que tem tudo para se tornar um "novo vietnã" para os estadunidenses e a guerra no Afeganistão.

Mas o Nobel foi entregue a Obama, por ter em tão pouco tempo de trabalho, caminhado na direção do desarmamento nuclear entre as nações que possuem maior número de armas nucleares no mundo como a Rússia, por exemplo.

Em relação a Ilha de Cuba, começam a ocorrer avanços no sentido de atenuar as sansões econômicas e sociais, impostas a única nação socialista em todo o continente americano e o principal, ter decidido pelo fechamento da base norte-americana de Guantánamo (Cuba).

Na política voltada ao Oriente Médio, Obama também tem buscado reestabelecer o dialógo entre árabes e palestinos, o que é uma atitude louvável e digna de nota, por mais difícil e árdua que seja tal tarefa, a paz entre judeus e palestinos.

O presidente Barack Obama, tem muito poder em mãos e a comissão que distribui este prêmio sabe muito bem disso, e a meu ver a idéia é manter o presidente, engajado na luta pela paz e pelo desarmamento, na verdade, este prêmio amarra Obama nas questões pacifistas e antes de qualquer iniciativa na geopolítica internacional, ele certamente estará pressionado pelo título Nobel da Paz de 2009, embora todos saibam que o presidente dos EUA, desde a sua campanha rumo a Casa Branca se comprometeu em assumir compromissos para pôr fim as guerras, estabelecer diálogo entre as nações e promover a Paz.

sábado, 3 de outubro de 2009

Olimpíadas - Rio 2016

Na última sexta-feira dia 02/10/2009 a cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro, foi escolhido para ser a sede das Olimpíadas de 2016, tendo superado cidades de países como: Chicago, Madri e Tóquio. O governo brasileiro na pessoa do Presidente Lula, Governador Sérgio Cabral, Prefeito Eduardo Paes, Carlos Arthur Nuzman (COB) e atletas do passado, como Pelé e outros do presente. Eles criaram uma comissão que lutou pela efetivação dos jogos e obtiveram êxito em sua empreitada.

Não só os cariocas, como todos os brasileiros estavam ansiosos por essa decisão do Comitê olímpico internacional que coroou a candidatura do Rio que recebeu com uma enorme festa e toda a satisfação do mundo, por essa escolha que trará inúmeros benefícios para a cidade e para o Brasil.

Em 2014 haverá a copa do mundo em praticamente todas as regiões do Brasil e logo em seguida, 2016, os jogos olímpicos, serão momentos inesquecíveis na história recente do nosso país, a julgar pelo grande sucesso que foi o Pan Rio 2007 e que certamente tudo aquilo que foi positivo naquela oportunidade será aperfeiçoado para esses eventos de grande porte que receberemos em breve.

Mas passada toda a euforia destes últimos dias festivos, agora começa o trabalho pra valer, no sentido do governo gerenciar todas as obras que necessitam ser desenvolvidas tanto para a Copa do Mundo, assim como nas olimpiadas, estádios, alojamentos e obras de infraestrutura como transporte urbano, hoteís, restaurantes, segurança pública, saúde e tudo que é necessário quando se quer promover eventos de tamanha magnitude.

O Brasil ganha com isso tudo prestígio no cenário internacional, obras que ficarão para a população após os jogos, empregos, renda e lembranças de momentos inesquecíveis na vida de cada cidadão brasileiro seja ele atleta, organizador, voluntário ou um simples torcedor anônimo.

Por último o carisma do presidente Lula foi um ponto-chave para a escolha da cidade do Rio de Janeiro, justamente ele que é tachado pelos seus opositores de "burro" e "ignorante", colocou no bolso em seu discurso um ex-aluno de Harvard, chamado Barack Obama, presidente da nação mais poderosa do mundo e o rei da Espanha, Juan Carlos. E digo mais nem mesmo um mestre, doutor (doutorado) ou um dos nossos "Ph. d euses", conseguiriam falar ao mundo com o coração, conforme o presidente Lula, fez! E foi emocionante ouvir o nosso presidente dizer ... sim, nós podemos, parafraseando o próprio Obama em sua campanha rumo a Casa Branca em 2008.

Na verdade esse discurso impressionou muito mais os próprios brasileiros do que os estrangeiros, que tambem foram tocados pelas palavras de Lula; mas aqui no Brasil, muitos depois de tantos anos reconheceram a sabedoria do presidente brasileiro que vai muito além de um título de mestre ou doutor, que evodentemente tem o seu devido valor e merece reconhecimento, mas que muitas das vezes se perdem em sua arrogância e em seus egos inflados.