quinta-feira, 18 de março de 2010

Personalidades de Florianópolis

Em meio a um trabalho de pesquisa na sala informatizada na Escola Básica Municipal Doutor Paulo Fontes, no bairro de Santo Antônio de Lisboa, no municipio de Florianópolis, ao digitar no site de busca do Google, "Personalidades de Florianópolis", simplesmente não aparecia absolutamente nada ou ainda "Catarinenses ilustres" e nada ...

Mediante este fato me vi na obrigação de aproveitar o meu Blog pessoal e postar algumas informações que poderão ser úteis a muita gente não só das escolas (municipais, estaduias, federais e particulares), mas aqueles que trabalham com cultura e da mesma maneira ao "cidadão comum".

Bom ... vamos Lá ...

Cultura: É impossível não mencionar o nome do fantástico poeta catarinense, Cruz e Souza, um homem da etnia negra que em seu tempo entre o final do século XIX e o século XX obteve posição de destaque e ainda nos dias mais contemporâneos é lembrado pelo seu talento e por último sediou-se na cidade do Rio de Janeiro, aonde veio a falecer.

Nas artes plásticas, o pintor Victor Meirelles que teve como a sua principal obra, A Primeira Missa no Brasil", e vale a pena observar que temos no interior do Estado um município que leva o seu nome.

No esporte temos várias referências em diferentes modalidades, como: Guga Kuerten (tenis), Guga Arruda e Teco Padartz (Surfe), Fernando Schrer, o "Xuxa" (Natação) e no Vôlei a Cimed, sediada em capoeiras, Tri-campeã da Superliga de volei masculino.

E no setor socoal quero fazer menção do Padre Vilsom Groh, que faz um excelente trabalho social no maciço do Morro da Cruz e já a muitos anos, um homem que tem feito a diferença naquela comunidade com un trabalho de inclusão social e que tem mudado a vida de muitas crianças, adolescentes, jovens e adultos, certamente o Padre Vilson, não poderia ficar de fora desta lista.

Na política, temos a professora Antonieta de Barros, Hercílio Luz e algumas oligarquias que estão presentes na Historiografia catarinense. Embora a política seja uma área bastante perigosa para tecer comentários, porque sempre há interesses em jogo, disputas, diferenças e conflitos ideológicos e até pessoaos envolvidos e isso exige muito critério da parte de quem escreve.

Quando fala-se da política catarinense, temos as oligarquias presentes na História deste Estado, como a Família Ramos: Nereu Ramos, Governador Celso Ramos, Vidal Ramos, Aderbal Ramos da Silva e etc. Assim como a família Bornhausen, mas que nas últimas eleições vem perdendo espaço com a saída do ex-senador Jorge Bornhuasen e agora lomitando-se apenas a presença do deputado federal Paulo Bornhausen e o próprio partido deles o antigo PFL, agora chamado de DEM cada vez mais perde espaço no cenário político nacional.

Um comentário:

edpaegle disse...

Creio que essa pesquisa sobre catarinenses ilustres seja um bom indicativo de quanto somos um povo sem memória.

Abraços, Eduardo Paegle