terça-feira, 9 de março de 2010

Brasil retalia comercialmente ao Tio Sam

Neste semana presenciamos mais uma notícia que deixou muitos de nós brasileiros boquiabertos, o nosso Brasil que praticamente ao longo de todo o século XX foi refém dos Estados em praticamente todos os níveis e esferas, seja na economia, nas relações comerciais, tecnologia, importação de armas para as forças armadas, remédios, carros e etc.

O governo Lula depois de resolver as pendências com o Clube de Paris e o FMI que inclusive passamos a ser credores desta instituição que na verdade ajuda financeiramente as nações com sérios problemas financeiros, mas que depois estes ficam endividados ao extremo e tornam-se reféns conforme era a situação do Brasil no passado mais recente.

E agora a Organização Mundial do Comércio, autorizou o Brasil a retaliar a entrada de 102 produtos estadunidenses em nosso país, como forma de retaliação a postura econômica do Tio Sam que oferece subsídios ao algodão deles e nas relações comerciais, o Brasil não consegue competir em igualdade de condições com o algodão Yankee.

No entanto, o mais interessante de tudo é que os nosso "Brothers" da América do Norte, digo brothers porque se fossem algum país latino-americano eu diria "Hermanos", mas dessa vez as autoridades norte-americanas acharam um absurdo o Brasil retaliar os produtos "Made in Usa", se dizem decepcionados com as atitudes do governo Brazuca, de fato ... os tempos são outros!

Nesse momento aquele ditado popular brasileiro cai como uma luva nesta situação ... "Pimenta nos olhos dos outros é refresco", de fato esse século XXI, está trazendo surpresas incríveis para nós brasileiros entre 2000 e 2010, como o nosso país melhorou, como evoluímos, quanta coisa mundou, perfeito não está, não estamos as mil maravilhas, mas é só olhar em volta na conjuntura global e vermos que o Brasil não é mais o país do futuro, mas uma grande nação do presente.

Nenhum comentário: