quarta-feira, 24 de março de 2010

DEM DEIXA O GOVERNO DE SANTA CATARINA

Nesta semana o Partido Democratas, do cacique político Jorge Bornhausen deixou a base do governo do Estado de Santa Catarina, para concorrer com candidato próprio nas eleições de outubro e com isso a Tríplice Aliança que saiu vitoriosa em 2006 está desfeita.

O partido está lançando o nome do senador Raimundo Colombo que tem bastante expressão e votos sobretudo na serra catarinense e na região oeste do Estado e agora concorrerá ao governo numa acirrada disputa contra adversarios muito fortes como o próprio PMDB, além dos tradicionais rivais PP e PT e até quem sabe o ex-aliado PSDB de Leonel Pavan que assumirá o governo de Santa Catarina porque Luiz Henrique da Silveira, concorrerá a uma vaga no senado federal.

Não sou profeta, mas já a dois anos vinha afirmando que a Tríplice Aliança iria rachar e foi o que de fato aconteceu porque não tem como manter essas três siglas, como PMDB-PSDB-DEM juntas por muito tempo existem muitos interesses em jogo e a dinâmica da política altera-se muito rapídamente e assim foi um devaneio que chegou ao fim ter esses três partidos numa coalizão por muito tempo e digo que ... ainda durou muito, conseguiram em certa medida chegar ao final do mandato e separaram-se para disputar essa nova eleição em 2010.

Mas quem será o próximo governador do Estado? Angela Amin (PP), Raimundo Colombo (DEM), Ideli Salvatti (PT), Pavan (PSDB) ou o PMDB de Dário Berger e Pinho Moreira, está tudo muito em aberto só o tempo e a vontade dos eleitores catarineneses é que dará respostas definitivas a estas questões!!!

Um comentário:

edpaegle disse...

Creio que o DEM não vai se envolver em discussões com o PMDB no primeiro turno, para tentar agrupar de novo, num possível segundo turno, num cenário de Colombo x Ângela Amin ou Ideli Salvatti.