quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

CUPULA DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE - 2010 - (MÉXICO)

Ocorreu em Rivera Maya (México) um encontro entre os presidentes latino-americanos dos países integrantes do Grupo do Rio e da Cúpula da América Latina e do Caribe. O objetivo é criar um novo bloco regional, sem a presença dos Estados Unidos e o do Canadá.


Em dezembro de 2008, foi realizada no Brasil,uma primeira conferência na Costa do Sauípe, na Bahia, onde foram lançadas as bases deste atual encontro de 2010 tendo a intenção de criar este organismo mais efetivo na luta pelas questões das nações latino-americanas e afim de comabater a probreza e a desiguldade social na região.

O Haiti também estará na pauta de dicussões no sentido de aperfeiçoar a atendimento a este país hermano que passa por um momento crítico, com um número nuito superior a 200 mil mortos e que já não possuía uma boa infra-estrutura e que logo após o terremoto passou conviver ainda mais com a situação de miséria extrema e este tema, certamente não poderia ficar de fora, além da crise política em Honduras que inclusive a OEA (Organziação dos Estados Americanos), não reconhece o novo governo do presidente Porfírio Lobo.

Neste momento com o primeiro mundo ainda sentindo os efeitos da última crise na economia global, este tempo representa uma grande oportunidade ás nações emergentes, entre eles muitas nações latino-americanas que hoje tem a possibilidade de ampliar os seus negócios nas relações comerciais, compartilhar tecnologia e desenvolver parcerias mais amplas, visando acelerar o desenvolvimento regional.

Nenhum comentário: