quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Futebol e Política

Nessas últimas semanas foi veiculado pela mídia a filiação dos ex-jogadores de Futebol, Romário e Edmundo a partidos políticos e pelo que parece, estes já irão concorrer em 2010 a uma vaga na ALERJ (Assembléia Legislislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Certamente não é a primeira vez e também não será a última que iremos ver jogadores de futebol e ex-jogadores se candidatando a algum cargo político e na grande maioria dos casos estes buscam uma cadeira no poder legislativo municipal ou estadual.

Nessa "célebre" lista constam nomes, como: Roberto Dinamite, João Leite, Reinaldo (Atlético-MG), Biro-biro, Geovani (Vasco), Túlio Maravilha, Nelinho, Mazaropi (goleiro do Grêmio e Vasco da Gama), Nelinho (Cruzeiro), Tarciso (Ex-Grêmio) e outros. E agora o "animal - Edmundo filiado ao PP (Partido progressista) e o "baixinho", Romário (PSB).

Não dá para avaliar até que ponto ex-jogadores tem ou não tem competencia para serem políticos, porque cada caso é um caso! E se intelectualidade fosse sinônimo de competência, o doutorado e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, teria sido o melhor presidente do país em todos os tempos e no entanto, não foi!!! Vimos na aliança já Tradicional entre PSDB e DEM (antigo PFL), um governo neoliberal que governou representando os interesses das elite burguesa deste país por oito anos.

Mas quando focando na questão futebolística, isso nos remete a paixão fanática dos torcedores pelos seus clubes e seus ídolos e na hora de uma eleição, muita gente não leva em consideração a capacidade do jogador, mas simplesmente a sua paixão pelo futebol e com isso existe uma imensa possibilidade deste eleitor e torcedor fazer uma escolha equivocada.

Em 2010 haverá eleições no Brasil para deputado (estadual e federal), senador, governador e presidenete e nesta hora não podemos ser irresponsáveis ao ponto de votar na pessoa pelo fato dela ser famosa, bonita ou pertencer ao nosso clube da coração, o critério deve ser bem diferente, na minha opinião possui uma relação direta com: honestidade, seriedade, senso de justiça, dignidade e caráter.

Sejamos responsáveis na escolha dos nossos candidatos para que o nosso país possa continuar progredindo e para que o nosso povo possa ter cada vez mais, uma melhor qualidade de vida em todos os níveis e felizmente ou infelizmente, isso passa pela Política.

Um comentário:

Kátia Hillesheim disse...

Oi Fábio... Adorei o texto e aproveito para comentar com a frase de Eça de Queiroz "Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão"
É bem isso né?
Grande Beijo!