segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PIB ou FIB: as lições do Butão.

PIB ou FIB: as lições do Butão
Susan Andrews - (Reportagem da Revista Época No.501)

Visualize um reino de deslumbrantes cumes nevados, com leopardos e iaques vagando pelas montanhas. Com vastas florestas intocadas, onde o contentamento é mais valorizado que o comércio, e um sábio rei que declara que a felicidade de seus súditos é mais importante que a produção econômica.

Um conto de fadas? Um sonho da imaginação? Um reino virtual no Second Life? Nada disso. Estou falando de um lugar real, com pessoas verdadeiras – o reino do Butão, no Himalaia.

O Butão tem capturado a atenção mundial por sua inovadora mensuração da FIB (Felicidade Interna Bruta), em vez de PIB (Produto Interno Bruto). Por décadas, o PIB, índice de progresso que soma todas as transações econômicas de uma nação, tem sido criticado, mais recentemente numa conferência da Comissão Européia, em Bruxelas. O PIB não somente falha em contabilizar os custos ambientais, mas também inclui formas de crescimento econômico que são prejudiciais ao bem-estar da sociedade. Por exemplo, despesas com atendimento médico, crime, divórcio e até desastres como o Katrina são computadas como um aumento do PIB!

A FIB vai um passo além. Ela situa a felicidade como o pivô do desenvolvimento. Desde a época de Aristóteles, e indo até a Declaração da Independência dos Estados Unidos, muitas sociedades consideraram a busca da felicidade um direito fundamental de todos os cidadãos. E agora, em pleno século XXI, o rei do Butão, Jigme Singye Wangchuk – uma das cem pessoas mais influentes do mundo, segundo a lista da revista Time –, disse que a FIB é o alicerce de todas as políticas de desenvolvimento do governo.
________________________________________

Na Edição No. 501 da revista consta esta reportagem sobre o Butão, um país asiático que está mais preocupado com a Felicidade da sua população do que toda a riqueza que o país pode produzir ao longo de 01 ano e isto é algo muito louvável!

Geralmente as pessoas em sua individualidade estão muito mais preocupadas em acumular bens e ganahar dinheiro, muito mais do que qualquer outra coisa nesta vida e em alguns casos, não é em todos os casos, mas nessa luta pela estabilidade financeira e pela aquisição de bens duráveis, nem sempre a Felicidade nem sempre encontra guarida neste coração que não está prioritariamente ... "A Procura da Felicidade", mas está literalmente correndo atrás do pote de ouro no final do arco íris.

Conforme no Filme do fantástico ator Will Smith, creio que a maior prioridade do ser humano deveria ser a Felicidade, assim como os butaneses já fazem, porque quem possui a Felicidade terá condições de reaçlizar-se muito mais facilmente, porque as pessoas são assim, quanto mais têm ... mais querem e entram num círculo vicioso que não tem fim, isso torna-se uma busca insaciável.

Não estamos combatendo uma estabilidade econômica, a riqueza, o conforto e a comodidade, mas alertando que a Felicidade está nas coisas mais simples da vida e com isso a tal felicidade acaba passando dasapercebida na vida de muita gente. Muitos viverem uma vida inteira correndo atrás de luxo, ouro e riquezas e não abriram espaço em seus corações para a FELICIDADE!!!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

BLOGGER-TERAPIA

O Blog é uma ferramenta pós-moderna que possibita entre muitas coisas; aquelas pessoas que sempre sonharam publicar os seus textos, idéias e pensamentos, mas não têm os mesmos recursos daqueles que fazem parte do mercado editorial e nem muito menos possuem os contatos e o conhecimento necessários para ser um escritor famoso, colunista ou comentarista de algum jornal ou revista de expressão nacional.

Mas a partir da existência dos Blog´s os "cidadãos comuns", a gente simples do povo, os "anônimos" puderam ter um espaço para fazer as suas publicações. Embora sempre exista a possibilidade de através da internet fazer o seu trabalho conhecido e até ganhar algum dinheiro com as suas publicações.

No entanto também existe aquele grupo de pessoas que quando publicam os seus textos nos Blog´s não buscam fama, status ou até dinheiro, querem apenas externalizar os seus sentimentos, suas dores, tristezas, frustrações, vitórias, sucesso e o momento pelo qual a sua vida está passando naquele instante.

Mas esse fato ocorre porque muitas das vezes as pessoas não tem condições de pagar uma consulta com um psicólogo ou algum outro tipo de terapia e vêem no Blog, um meio pelo qual poderão desabafar as suas emoções e interagir com outros que porventura estejam passando pela mesma situação criando em algumas ocasiões, uma rede de ajuda mútua, para superar situações-limite e problemas existenciais.

Na realidade o Blog acaba funcionando como uma forma de informalmente ocupar o seu tempo de uma maneira mais agradável, porque a pessoa necessita entre outras coisas pensar em torno de um tema, escrever adequadamente, postar e manter a sua página atualizada e para quem está vivendo algum tipo de crise existencial, depressão ou  ansiedade, isso é algo que pode ajudar bastante,.

No entanto é óbvio que este não é o único meio que temos para tentar atenuar algum problema, porque pode-se procurar um profissional (psicólogo) ou terapeuta. Mas sem dúvida praticar um esporte, desenvolver alguma atividade física, empreender uma viagem ou continuar por aqui na internet, postando as suas idéias, interagindo com outras pessoas e assim naturalmente encontrando as respostas que tanto busca e de alguma maneira encontrando os meios necessários para superar as crises, dilemas pessoais e existenciais. É conforme diria o grande filósofo grego, Sócrates: "Conhece-te a ti mesmo ..".

E por último ... quando se fala em Blogger-terapia não estamos querendo lançar nenhum novo tipo de terapia, invadir a área da saúde psíquica ou de alguma maneira tentar ganhar dinheiro com isso, mas apenas analisar que escrever um Blog é algo agradável, prazeroso e que ajuda várias pessoas a sentirem-se melhor e que estimula o desenvolvimento de uma maior auto-estima.

O termo BLOGGER-TERAPIA, não é nenhum termo técnico ou científico, nem algo ligado á área da sáude, de maneira nenhuma! Mas é uma forma das pessoas em geral, "comuns", expressarem as suas idéias e pensamentos e isso acaba gerando um sentimento de bem estar no ser humano, e isso quer queiram, quer não, é indiscutível, me desculpem os especialistas de plantão!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ARBITRAGEM NO FUTEBOL - (ERROS CONSTANTES).

A arbitragem no Futebol chegou a um ponto em que está interferindo de uma maneira que vai além do tolerável e com isso muitas equipes e seleções tem sido prejudicadas de uma maneira vergonhosa, embora seja evidente que os árbitros e auxiliares são seres humanos e falíveis, mas mediante o grande número de falhas que tem ocorrido no futebol brasileiro e mundial a FIFA precisa considerar a possibilidade de novos recursos tecnológicos para auxiliar os profissionais do apito.

No jogo São Paulo x Vitória/BA, dois jogadores são-paulinos (Hugo e André Dias) trocaram socos e foram advertidos com cartões amarelos e poucos dias depois dois jogadores do Palmeiras, (Obina e Maurício)praticam o mesmo erro e são expulsos direto, constituindo assim dois pesos e duas medidas, beneficiando determinada equipe e prejudicando uma outra, mais uma vez faltou critério.

E nesta última quarta-feira dia Henry da Frañça condiziu a bola na mão por quase 05 segundo e deu o passe para o Gol de Gallas contra a Irlanda e carimbou a vaga dos franceses de uma maneira irregular e assim vão se sucedendo os erros de arbitragem numa escala mundial, neste novos tempos de tecnologia globalizada e erros também numa escala global dos nossos "queridos" árbitros e auxiliares que atuam no futebol.

Mas até quando teremos que tolerar erros de arbitragem prejudicando equipes e seleções em todo futebol mundial, isso é profundamente, lamentável, um absurdo!!!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

2012

Nestes últimos dias entrou em cartaz mais um filme escatológico, intitulado:2012 que a partir de uma eventual profecia do povo Maia (México), o mundo teria o seu fim no ano de 2012 e a trama desta película funciona com catástrofes naturais que remetem ao fim do mundo.

Mas ... e se o mundo acabasse mesmo em 2012? O que mudaria hoje na sua vida??? Será que o ser humano teria uma postura melhor? Seria mais gentil, mais amigo, mais tolerante ou simpático para com os outros???

Isso porque em meio a correria da Pós-modernidade deparamo-nos em nosso cotidiano com muita gente grosseira, mal educada, stressados e agressivos, sendo que, com belíssimas e honrosas exceções.

No entanto acredito que seria uma oportunidade das pessoas em geral reverem a sua conduta, o seu estilo de vida, as suas prioridades e de alguma maneira melhorar a sua qualidade de vida e as suas relações humanas e prioridades.

Mas quem já está comprometido com o mal, a tendência é que fizessem as maiores atrocidades possíveis, crimes, delitos e atitudes cruéis e desonestas, considerando que seria o fim mesmo e que não teriam nada mais a perder.

Entretanto para as "pessoas de bem", aqueles que mesmo nessa sociedade que muitas das vezes nos surpreende negativamente pela sua hipocrisia, omissão e covardia, mas aqueles que ainda estão de alguma forma ligados ao bem, a ética, a dignidade humana e o respeito para consigo próprio e para com o próximo seria uma grande opoertunidade de aparar as arestas com os desafetos, perdoar os erros do passado, estender a mão aos necessitados, em casa fazer mais pelos seus e expressar os seus sentimentos aquelas pessoas que amamos de verdade que são a nossa família, os amigos e outros que passam pela nossa vida e assim creio faríamos muitas coisas boas que não fazemos cotidianamente.

E por que não termos essa postura no dia de hoje? Porque somente num eventual fim do mundo iríamos ser mais humanos, mais amigos e mais responsáveis de uma maneira em geral, mas na verdade hoje mesmo podemos muito bem sermos pessoas muito melhores do que somos hoje, só depende única e exclusivamente de você e de mais ninguém. Não espere pelo fim do mundo para promover essas mundanças para melhor em sua vida e na de quem está ao seu redor, daquelas pessoas que lhe são preciosas! E Boa sorte, ainda há muito que ser feito e melhorado em nossa vida e no mundo, pois a batalha ainda não está perdida!!!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O PAPEL DA AVALIAÇÃO EM NOSSA VIDA PRÁTICA

Desde quando nascemos já somos avaliados de alguma maneira, desde o padrão de beleza, o porte físico, a inteligência, capacidade motora e até a nossa simpatia ou antipatia é medida de alguma forma, e na vida adulta os níveis e critérios de avaliação tendem apenas a aumentar em todos os níveis.

Tem professor que estabelece tantos critérios de avaliação que ao final da fala do professor, o estudante não lembra nem da metada dos parâmetros estabelecidos pelo mestre. E se formos honestos com a gente mesmo, verificaremos que avaliar é uma tarefa muito difícil e que o grande desafio dos educadores é ter a sensibilidade de estabelecer critérios que sejam alcançáveis e acima de tudo, que sejam estes critérios sejam justos e que ao avaliar os professores em todos os momentos sejam honestos com os seus alunos.

Para conseguir tal proeza todo e qualquer profissional, seja ele um professor ou não, para desempenhar adequadamente a sua função necessita adotar padrões éticos em sua postura pessoal e praticar a auto-avaliação, pensar e repensar a sua prática em seu trabalho, manter uma busca pela inovação contínua, qualificação, treinamento e diariamente realizar a análise de seus erros e acertos, prós e contras em sua atividade profissional, a avaliação também deve estar presente muitas das vezes a começar em nós em nossa auto-avaliação, porque muitas das vezes existem profissionais que são licenciosos em sua prática e postura pessoal e extremamente exigentes ao cobrar aqueles que estão de alguma forma numa função subalterna ou que dependem do seu aval e da sua avaliação e isso algo desonesto e injusto.

Mas é na escola que vemos as maiores distorções na hora de avalaiar as nossas crianças e adolescentes porque em meio as muitas problemáticas do cotidiano escolar existem muitos professores que na hora de fechar uma média levam a questão para o lado pessoal e isso é o tipo de coisa que não se faz. Embora existam outros casos como professores que somam a média das provas e trabalhos e chegam a uma média matemática que nem sempre condiz com a realidade de cada aluno, creio que os professores precisam estar mais atentos aos talentos individuais dos seus alunos, seus dons naturais, talentos e habilidades e procurar de todas as formas potencializar a produção de cada um e estimular a curiosidade e o desejo de aprender dos seus alunos de modo que eles possam sentir satisfação em aprender e prazer na construção do seu próprio conhecimento, porém contando com a mediação dos seus professores.

Contudo, a avaliação também está presente na esfera das organizações, através da Avaliação institucional, que consiste em avaliar o desempenho de uma escola, uma empresa, indústria, negócio ou gestão (pública ou privada) e através de um processo de avaliação que seja coerente e bem estruturado poderá proporcionar a instituição ou organização as informações necessárias para melhorar diariamente a sua prática profissional.

Conclusivamente percebe-se que a avaliação estará presente em nossas vidas ao longo de toda a nossa existência e que as instituições e as pessoas em sua postura individual precisam conhecer melhor todo seu potencial, seus pontos fracos e buscar diariamente progredir e conforme diria o grande filósofo da antiguidade grega: "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os segredos do universo". (Sócrates).

domingo, 15 de novembro de 2009

VASCÃO CAMPEÃO DA SÉRIE B - (2009).

Depois de garantir o acesso à Série A em 2010 ao vencer o Campinense-PB, na última sexta-feira 13/11/2009, o Vasco venceu mais um jogo da Série B e desta vez a vítima foi o América-RN, numa partida muito brigada e disputada, porque o adversário precisava muito do resultado afim de somar pontos para escapar da Série C e inclisive abriu o placar no Maracanã.

Mas conforme canta a torcida vascaina ... "O Vasco é o time da virada, o Vasco é o time do amor", a equipe virou o placar para 2x1 e garantiu o título da Série B. E agora já começam os preparativos para temporada de 2010, renovação de contrato de jogadores, dispensas e a chegada de reforços.

O técnico da equipe Dorival Jr fez um trabalho excelente à frente do Vasco, já ganha um salário altíssimo, mas segundo vem sendo veiculado pela mídia, ele quer ter um aumento salarial para próxima temporada, o detalhe é que o seu salário é superior a R$ 200 mil, com isso na minha humilde opinião, acho muito difícil o Vasco conseguir renovar, porque creio que a diretoria não entrará num leilão com outras equipes para manter o treinador que é muito competente, mas que ao aumentar o salário do técnico poderá comprometer a folha de pagamento.

E com isso já começam a especular nomes de possíveis treinadores para trabalhar em São Januário em 2010. Porém nada impede da diretoria se esforçar para manter Dorival, mas só o tempo dirá o que acontecerá para próxima temporada.

E por hora ... É CAMPEÃO ... É CAMPEÃO ... É CAMPEÃO!!!

sábado, 14 de novembro de 2009

O Desabamento de uma viga do RODOANEL - EMBU/SP

Durante estes últimos dias tivemos circunstâncias atípicias, primeiro com um apagão com uma magnitude nacional e logo em seguida na sexta à noite, ocorreu um grave acidente na região metropolitana da Grande São Paulo, no qual uma viga ligada ao sistema RODOANEL desabou atingindo dois carros e uma carreta, porém, felizmente sem vítimas fatais.

Entretanto trata-se de uma obra de grande porte que está sendo realizada em São Paulo, para ajudar a desafogar o trânsito sempre caótico da cidade e assim principalmente os caminhões não precisarão mais entrar no centro da cidade e com isso trará mais agilidade ao transporte de cargas, que por sinal é uma excelente idéia e que trará diversos benefícios para a região e porque não dizer a malha viária do Brasil.

Todavia esse acidente, que a própria etmologia da palavra já diz, algo inesperado, uma fatalidade, ou seja, um "acidente" mesmo, são situações que acontecem as vezes por falha humana, "furo" de projeto, erros na execução ou até mesmo incompetência técnica, operacional ou em alguma etapa da execução da obra, mas que de qualquer maneira, seja o governo de São Paulo ou a empreiteira responsável, necessitam trabalhar sempre se antecipando e criando mecanismos que possam controlar as ações e evitar catástrofes desta natureza que felizmente não vitimou ninguém, mas que poderia ter sido uma enorme tragédia com dezenas ou centenas de vítimas.

É ... acidentes acontecem na gestão do governo federal (governo Lula), assim como na gestão do governo tucano do governo de São Paulo, falhas podem acontecer nas obras tanto em nível municipal, estadual ou federal; no governo do PT ou nas regiões (cidades e estados) administrados pela oposição (PSDB e DEM).

Mas a grande moral da História é justamente a seguinte: "acidentes não acontecem só com os outros".

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A DISPUTA POLÍTICA: PT x PSDB E O APAGÃO

Nem o mais fervoroso dos "Tucanos" poderia esperar que ocorresse um apagão entrando praticamente no último ano do Governo Lula, que foi uma das principais críticas do presidente aos 08 anos do Governo FHC e que lhe ajudou bastante a vencer o PSDB nas eleições de 2002 e 2006.

Sem dúvida neste apagão de 2009, o governo tenta blindar a Ministra Dilma Roussef de todas as formas e a oposição (PSBD/DEM/PPS), quer mais é expor a ministra e manter o assunto na mídia, causando desgastes políticos ao governo.

De um lado está o PT que tenta preservar a sua imagem e os tucanos estão atrás de factóides e polêmicas, mas o que fica em segundo plano são os interesses nacionais e da população brasileira e isso é algo lamentável, porque todo acontecimento acaba tendo uma conotação política ou a oposição faz com que torne-se um evento com desbobramentos políticos.

No entanto, os blecautes são acidentes, imprevistos que as vezes acontecem mesmo, mas por outro lado as justificativas do governo não têm sido nem um pouquinho convincentes e a população que acaba arcando com mais este ônus, embora há de se reconhecer que houveram alguns progressos nos últimos anos no setor elétrico, porém ainda há muito que ser feito, como investimentos em infra-estrutura e expansão da rede elétrica e a criação de mecanismos que tornem o sistema nacional de energia ainda mais robusto e seguro.

Por último não podemos descartar a possibilidade de ter ocorrido alguma possível falha humana na operação do sistema nacional de energia elétrica, fato este que será devidamente apurado e no correr dos dias toda sociedade brasileira esperar saber por meio das autoridades competentes, o que de fato aconteceu na noite do apagão! E para aqueles que acreditam na "Teoria da conspíração", também já começam a cogitar a HIPÓTESE ligada a uma eventual SABOTAGEM ...

Mas na verdade ... o que todos queremos ... é que eventos desta natureza não voltem mais a acontecer em nosso país e que haja realmente uma GESTÃO eficiente e competente na administração do sistema elétrico nacional.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O Caso do "Polêmico" Vestido na UNIBAN

No dia 22/10/2009 ocorreu um fato bastante inusitado na História do Brasil recente, na verdade vimos um grupo de estudantes de uma universidade de São Paulo, reviverem posturas da Era Medieval, mais precisamente da Inquisição, uma atitude que assusta e também gera preocupação, porque até onde vai a tolerência, o respeito a dignidade humana  e as diferenças de opiniões, posturas e valores.

Naquela ocasião a jovem Geisy (estudante de moda), estava usando um vestido que uns dizem ser vermelho e outros pink, mas que de qualquer forma era um vestido muito bonito e que fez com que a menina estivesse bem vestida e nos planos dela, terminada a aula, iria para uma festa.

Porém, chegando a universidade, ela começou a ser hostilizada pelos "colegas" da universidade, por se acharem no direito de julgá-la com uma postura indecente e muito pior do que isso, atribuiram-se os adjetivos mais pejorativos possíveis, palavras de baixo calão e todo um clima de guerra e olhando as imagens, qualquer pessoa de bem, poderia temer pelo que poderia ter acontecido a Geisy naquele dia porque a "massa insandecida" parecia querer invadir a sala e linchar a moça. Por fim a PM foi chamada e retiraram a moça de lá em segurança e levaram-na para a sua residência.

O que fica desta história, é o fato de vemos jovens universitários com uma postura legalista, pregando um falso moralismo, uma hipocrisia deslavada e no mínimo poderíamos chamá-los de fariseus hipócritas e conforme dizem a inveja é uma porcaria, outras pessoas criaram todo esse clima motivados pela inveja de uma pessoa que passa a nítida impressão de ser alguém autêntica, com uma personalidade firme e com opinião própria que sofreu um constrangimento gigantesco.

E só para variar a UNIBAN, decidiu expulsá-la da universidade e somente quando o MEC questionou tal postura, a universidade em questão voltou atrás. Confesso que com todos estes acontecimentos, fiquei boquiaberto, parecia cena de cinema, algo que não fosse real, mas infelizmente aconeteceu!

A sociedade precisa ter a consciência de que deve trabalhar mais a questão da tolerância, respeito ao outro(a) de uma maneira incondicional, sem querer impôr a nossa lista pessoal de pode e não pode; a uma outra pessoa, porque isto é uma forma de violência! O ser humano precisa urgentemente saber respeitar a opinião dos outros, as divergências e os valores e princípios morais de cada um, porque senão ... em muito pouco tempo estarão colocando novamente fogueiras em praças públicas queimando pessoas pelos motivos mais absurdos do mundo em nome de um falso moralismo hipócrita ... se bem que ... não existe nada mais falso, traiçoeiro e hipócrita do que a nossa socidade! Daí ... já viu ... né ...

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Queda do Muro de Berlim - (20 anos)

Em 2009 está completando os 20 anos da queda do "Muro da vergonha", que é como ficou o conhecido o muro que dividia a Alemanha em duas: Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (Socialista), no contexto da Guerra Fria que teve início em 1945 após a Segunda Guerra Mundial, criando duas áreas de influência, o Bloco Capitalista e o Bloco Socialista.

Em 1989, com a queda do muro, famílias separadas pela fronteira puderam ser unidas novamente e no aspecto econômico não foi preciso mais o povo do leste, tentar fugir para o lado ocidental, para o sistema capitalista na ânsia de melhores condições de vida, escapando das regras e do controle da Cortina de Ferro.

O "irmãozinho" mais rico ( lado ocidental), após a reunificação literalmente no aspecto econômico carregou nas costas, o outro irmão mais pobre (lado oriental), que mesmo num sistema rígido, existiam inúmeras dificuldades e problemas sociais e a única forma de escapar seria através da fuga do sistema socialista para o mundo capitalista que por sua vez também não é capaz de resolver todos os problemas sociais de qualquer ser humano, por ser um sistema extremamente desigual, excludente e perverso.

Na verdade nem capitalismo, nem socialismo e nem muito menos a social-democracia foi capaz de oferecer melhores condições de vida a quem quer que seja e nem muito menos o utópico anarquismo que nunca chegou a ser posto em prática seria capaz de resolver.

Mas nessa data os alemães comemoram a sua reunificação que consolidou-sem em 1990, quando estes venceram a Copa do Mundo, disputada na Itália e naquela ocasião brotou um forte sentimento nacionalista (volksgeist), entre os germânicos de todo o país.

domingo, 8 de novembro de 2009

VASCÃO NA SÉRIE A - (2010).

Neste sábado dia 07/11/2009 o time do Vasco da Gama, consolidou a sua volta para a Elite do Futebol brasileiro em 2010, ao vencer o time do Juventude-RS no Maracanã pelo placar de 2 x 1 com um público de mais de 81.000 torcedores vascaínos apaixonados pelo "Gigante da Colina".

E assim pôs fim ao pesadelo que é a Série B, que é um Campeonato muito disputado, com gramados ruins, viagens longas  e com times com menor nível técnico do que na Série A e com isso as partidas são muito brigadas, são "feias" e cada jogo é uma Guerra!!!

Segundo o treinador do time, Dorival Júnior, as vezes é necessário dar um passo pra trás, para se reorganizar e voltar mais forte e conseguir novas conquistas e além disso o treinador foi enfático ao afirmar que não é demérito nenhum para o Vasco, o título da Série B, por se tratar também de uma grande conquista.

Fora das quatro linhas, o Presidente do Clube e ex-jogador Roberto Dinamite, fez um excelente trabalho de gestão apoiado principalmente pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, o vascaíno, Sérgio Cabral Filho que foi fundamental para que fosse possível fechar o patrocínio da emrpesa Estatal, ELETROBRÁS que é uma marca excepcional e que trouxe recursos importantes para poder pagar salários em dia, investir em infra-estrutura e buscar reforços para o time.

No entanto dentro do campo, o grande "maestro" desta conquista foi o camisa 19, Carlos Alberto, que foi formado nas divisões de base do Fluminense-RJ, foi para o exterior, voltou ao país, jogou no Botafogo-RJ, São Paulo, no Corinthians, mas que sempre se meteu em várias confusões e problemas extra campo e chegou ao Vasco, desacreditado pela mídia e na desconfiança de muita gente.

Porem neste tempo no Vasco, C.Alberto se tornou a "alma do time" e com  ele em campo, sob a liderança deste que se tornou o capitão do time, o Vasco sempre foi um time mais forte e vencedor. Ele se tornou um jogador comprometido e que foi decisivo para o acesso para a Serie e inclusive fazendo o gol da vitória , justamente no jogo decisivo que fez o Vasco alcançar os 70 pontos e garantir a vaga na tão sonhada Elite do Futebol brasileiro, novamente!!!

Parabéns, VASCÃO!!! E ... "Vamos todos cantar de coração, a cruz de malta é o meu pendão, tens o nom,e do heróico português Vasco da Gama, sua fama assim se fez ...".