quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A QUESTÃO DAS ILHAS MALVINAS - 28 ANOS DEPOIS

Os britânicos iniciaram recentemente a exploração de petróleo nas proximidades das Ilhas Falkland para o Reino Unido e Ilhas Malvinas que em 1982 foi palco de uma guerra insana entre essas duas nações em plena Ditadura militar argentina, que sob o comando do então presidente o general Galtiéri, resolveram enfrentar o Império Britânico e foram massacrados, mediante o grande poderio bélico dos ingleses, infinitamente superior ao armamento e recursos dos hermanos.

Naquela oportunidade nenhum país das três Américas tomou partido em favor da Argentina e na época também em plena ditadura militar no Brasil, o nosso governo fez vista grossa e o único incidente da época fou um caça inglês que invadiu o espaço aéreo brasileiro foi preso e logo em seguida liberado.

Na cúpula realizada no México nestes dias, o presidente Lula, levantou uma questão muito interessante que pòs a ONU em xeque, alegando que em questões desta magnitude as Nações Unidas silenciam-se beneficiando aquela nação mais poderosa, que mesmo indo de encontro as resoluções da ONU não sofre nenhuma sanção.

É uma situação muito diferenciada por exemplo do chamado eixo do mal, (Coréia do Norte, Irã e Síria) que mediante qualquer ação mais beligerante sofrem ameaças de sanções econômicas e bloqueios. Sem dúvida já faz muito tempo que a ONU não vem arbitrando as questões internacionais da maneira que todos gostaria na comunidade internacional e sem beneficiar as nações mais ricas do mundo sempre em detrimento dos outros mais pobres e sem os mega-poderes das grandes nações imperialistas do passado, que hoje estão numa situação que é hegemônica.

CUPULA DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE - 2010 - (MÉXICO)

Ocorreu em Rivera Maya (México) um encontro entre os presidentes latino-americanos dos países integrantes do Grupo do Rio e da Cúpula da América Latina e do Caribe. O objetivo é criar um novo bloco regional, sem a presença dos Estados Unidos e o do Canadá.


Em dezembro de 2008, foi realizada no Brasil,uma primeira conferência na Costa do Sauípe, na Bahia, onde foram lançadas as bases deste atual encontro de 2010 tendo a intenção de criar este organismo mais efetivo na luta pelas questões das nações latino-americanas e afim de comabater a probreza e a desiguldade social na região.

O Haiti também estará na pauta de dicussões no sentido de aperfeiçoar a atendimento a este país hermano que passa por um momento crítico, com um número nuito superior a 200 mil mortos e que já não possuía uma boa infra-estrutura e que logo após o terremoto passou conviver ainda mais com a situação de miséria extrema e este tema, certamente não poderia ficar de fora, além da crise política em Honduras que inclusive a OEA (Organziação dos Estados Americanos), não reconhece o novo governo do presidente Porfírio Lobo.

Neste momento com o primeiro mundo ainda sentindo os efeitos da última crise na economia global, este tempo representa uma grande oportunidade ás nações emergentes, entre eles muitas nações latino-americanas que hoje tem a possibilidade de ampliar os seus negócios nas relações comerciais, compartilhar tecnologia e desenvolver parcerias mais amplas, visando acelerar o desenvolvimento regional.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

O MUNDO VIRTUAL

Hoje vamos falar um pouquinho acerca do "Mundo virtual", algo tão comum nos dias mais contemporâneos, no qual praticamente todo mundo acessa a Internet, tem conta de E-mail, Orkut, Twiiter, Facebook, Skype, Myspace, Blog e outros. Para quem no passado tinha que se contentar apenas com telefonemas, telegramas, telex e cartas que nos casos mais extremos poderiam levar muitos meses para chegar ao seu destinatário e hoje há o relato de pessoas que no passado tiveram o seu destino "alterado" por uma carta que não chegou.

No mundo virtual as pessoas podem ter um alterego, ou uma outra identidade ou até quem sabe um AVATAR, são maneiras de assumir neste mundo virtual se passar por um personagem e enganar outras pessoas e o pior enganar a si próprio.

Neste espaço cibernético os personagens são de "brincadeirinha", mas os prejuízos ocorrem no MUNDO REAL e não me refiro apenas aqueles casos de hackers que invadem contas bancárias e expressivos sistemas de informação e de processamento de dados, mas que invadem a vida de outras pessoas causam prejuízos emocionais gerando uma falsa esperança, gerando dolo e engano e deixando para trás pessoas em crise existencial e dali seguem adiante para prejudicar outros menos avisados.

Se no cotidiano lidando com pessoas reais, da nossa convivência poderemos ter eventualmente alguma surpresa desagradável, imagine você ... no mundo virtual, onde existem milhares e talvez milhões de pessoas que tem na sua aparência o Bem, mas tem na sua essência, o Mal e a Maldade arraigados na alma.

Os dias são maus, os dias são difíceis, embora este mundo virtual veio facilitar em vários aspectos a nossa caminhada. Mas não devemos nos iludir porque o espaço virtual é igualzinho a nossa sociedade, no qual  quase tudo é somente aparente, falso e mentiroso. Na sociedade tudo é FALSO, até as "verdades" que todos dizem acreditar coletivamente.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

FHC: Dilma não é líder, é só reflexo de um Líder.

A cada dia que passa as eleições de 2010 estão mais próximas e o clima começa a ficar ainda mais tenso entre o PT e o PSDB. Os Tucanos estão a 08 anos na oposição e para eles perderem uma terceira eleição consecutiva, seria algo mais ou menos equivalente a morte.

A Estratégia do PT é o comparativo por meio de dados e números estatísticos dos dois governos, que por sinal são EXTREMAMENTE favoráveis ao companheiro Lula e seu governo. FHC fala em contextualizar os momentos, os tucanos enfrentaram a crise da Rússia em 1997 e a crise da Rússia em 1998, mas o governo Lula enfrentou a ... MAIOR CRISE ECONÔMICA DA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA.

Em 2008 o Brasil enfrentou a crise e superou-a com Louvor, porque o nosso país foi um dos últimos a sofrer os maiores impactos desta crise que ainda hoje assola os Estados Unidos, Europa, Japão e outros, impondo efeitos catastróficos em suas economias nacionais, gerando desemprego e recessão.

Os méritos da superação desta crise não possui nenhuma relação com o governo FHC e isso é algo que pode ser perfeitamente justificado. O atual governo reduziu impostos, atuou na diminuição do IPI, desenvolveu e pôs em prática o Projeto Social "Minha cada, minha vida", aumentou no número de parcelas do seguro desemprego e etc.

No entanto a meu ver a principal medida foi o apelo do presidente Lula em cadeia nacional de rádio e televisão para que a população não parasse de consumir, para não quebrar o país, o qual foi prontamente atendido e a roda da economia continuo girando, será que isso tem alguma coisa haver com a Era FHC, suas privatizações e a condição de refém que o PSDB colocou o país em relação ao FMI e ao Clube de Paris.

E a última de dizer que a Dilma é apenas um reflexo de um Líder, penso que é melhor ser um reflexo de um Grande líder, do que ser alguem que se diz autônomo, conforme no caso do José Serra que não é e nunca deixará de ser uma sombra do Fernando Henrique Cardoso.

O PSDB tem uma política que é comprometida com as elites, previsível, arrogante e moderado ao extremo, limitado. Creio muito firmemente que se os Tucanos estivessem governando o Brasil desde o ano de 1994 de uma maneira inimterrupta até hoje, com toda a certeza do mundo,  o país não teria toda credibilidade que têm hoje no exterior e não teríamos essa condição econômica de agora, com reservas em caixa e com prestígio internacional.

O reflexo da política que se diz social-democrata deste partido levaria o pais a estar com quase 100% das suas indústria e de setores fundamentais privatizados e o pior de tudo, vendidos a preço de banana. E entre outros aspectos a distancia entre ricos e pobres no Brasil, seria gigantesca, algo assim fora de medida, onde o rico seria cada vez mais rico e os pobres continuariam com o salário arroxado e com pouquíssimo poder aquisitivo.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Eleição Presidencial na Costa Rica - 2010.

No último domingo a população da Costa Rica elegeu a governista, Laura Chinchilla, uma candidata tida como bastante conservadora, segundo as análises da mídia e que será a primeira mulher a governar o país em toda a sua História.

Porém, o que chama mais a atenção é que num cenário político em temos, Cristina Kichner como presidente na Argentina, embora seu governo seja caótico e ineficiente e no Chile o governo bem sucedido da centro-esquerdista, Michele Bachelet que ao contrário teve um governo de sucesso, mas que não conseguiu eleger o seu sucessor, Eduardo Frei.

Aqui no Brasil temos, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef que irá concorrer a presidencia neste ano, tendo o apoio integral do presidente Lula que inclusive a batizou como a mãe do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

No caso chileno não houve muito empenho da presidente Bachelet que se envolveu mais efetivamente na campanha apenas na última semana, mas aí ja era tarde e a direita venceu, com isso no Brasil, o presidente e os petistas estão investindo pesado para manter a Dilma na Mídia e fazê-la conhecida em todo o país e isso já reflete nas últimas pesquisas eleitorais.

Por último a eleição na Costa Rica passou praticamente em branco aqui no Brasil, esteve presente muito discretamente em alguns jornais e sítios da Internet, mas foi amplamente divulgada na mídia latino-americana, como por exemplo no Chile, Venezuela, Argentina, México e outros.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Venezuela - 11 anos do Governo Hugo Chávez

O governo do presidente venezuelano Hugo Chávez está completando 11 anos no poder e o coronel com o seu Projeto de Socialismo do Século XXI, parace que a cada dia perde popularidade em seu país e se perdeu em sua política, porque precisa ficar demonstrando força a quase todo instante, uma coisa é ter autoridade e a outra é manter-se no poder pela força através do autoritarismo, que é exatamente o que acontece na Venezuela.

Antigos aliados e parceiros de Chávez, estão declinando, fazendo oposição e pedindo a sua renúncia e a resposta do presidente vem por meio de censura, repressão, pancadaria e prisões, é lamentável o que está acontecendo neste país sul-americano e olha que para quem chamava o ex-presidente norte-americano George W. Bush de "El diablo" e de ditador, Chávez está saindo um líder totalitarista de mão cheia, sendo que no contexto latino-americano.

Na verdade com a saída de Bush (filho), que na verdade era a mola propulsora do seu acirrado discurso ante-estadunidense, perdeu a razão de ser, porque o novo presidente Barack Obama, apesar de até agora não ter dito a que veio, mas que pelo menos sinaliza recuar dos devaneios da política internacional do seu antecessor, não oferece a Hugo Chávez, o espaço e as condições para críticas e embates ideológicos com o coronel, ele não encontra resposta e com isso já acredito que Chávez, já sinta saudades de george W. Bush, com quem conseguia fazer polêmicas e o principal não saia da mídia internacional, fazendo trocadilhos, piadas, cantorias e tudo mais, realmente ele perdeu espaço.

Nas proximas eleições parlamentares na Venezuela creio que Chávez perca diversas cadeiras e na próxima reeleição prevista para 2012, já vejo condições reais de Hugo Chávez, ser derrotado nas urnas, isso é se não tiver nenhuma fraude nas eleições conforme vimos no Irã mais recentemente.

O presidente Chávez, afirmou que gostaria de ficar mais 11 anos no poder, o que seria péssimo para a população venezuelana porque o país está cada dia pior, com racionamenmto de energia, elevadíssimos índices de desemprego, violência urbana, aumento no número de favelas e falta de investimentos externos, porque nenhum grande empresário internacional em sã consciência faria qualquer novo investimento na Venezuela, temendo é claro alguma nova e iminente expropriação em nome da causa revolucinária, no caso, a Revolução Bolivariana, que a meu ver a cada dia está mais próxima do Fim, da mesma forma que a antiga URSS e praticamente todo bloco socialista foi "consumido" pelo consumismo capistalista, por esse sonho de ter acesso a tudo, principalmente a liberdade fez com que a utopia socialista chegasse ao fim na Europa.

E agora é a vez do socialismo bolivariano na Venezuela, que está no início do seu processo de deteriorização, porque ele não é somente utópico, mas agride e fere não só as pessoas, fere o livre arbítrio pessoal, o direito a propriedade privada e principalmente a Liberdade que anda sob censura na Venezuela, realmente sé resta-lhe dizer uma coisa: adiós Coronel!

BRASIL - RECORDE NO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA.

No último dia 02/01 o país bateu o recorde no consumo de energia elétrica e alguns fatores específicos acabaram contribuindo diretamente para que este evento acontecesse:

a) Por meio do aumento do crédito a toda população brasileira, as pessoas estão consumindo em número bem maior ventiladores, ar condicionado, geladeiras e etc, isso não é mais privilégio apenas da camada da população mais rica, ou seja, um número maior de pessoas está tendo acesso.

b) Redução do IPI (Imposto).

c) As altas temperaturas registradas neste verão em algumas cidades chegando bem próximo dos 40 graus centígrados, o que aumenta o consumo de bebidas, refrigerantes, sorvetes e etc.

E o principal mesmo com o consumo tão elevado de energia elétrica, não houve nenhum APAGÃO até agora, conforme aqueles ocorridos em 2001 na gestão do Fernando Henrique Cardoso, que por falta de investimentos no setor elétrico, privatizações e mais alguns erros de gestão no setor elétrico provocaram não só o apagão, mas também racionamento de energia elétrica, o amigo(a), lembrava deste fato? Recordar é viver!!!

Atualmente o sistema elétrico está funcionando adequadamente, apesar do enorme consimo no horário de pico entre 19h e 22h e além disso, a indústria segue produzindo normalmente e como as usinas hidroelétricas já estão funcionando no limite, foi necessário que as usinas termoelétricas entrassem em funcionamento para dar conta da demanda. E olha que eu acredito que nos próximos dias mediante o calor que está previsto a tendência natural é que este recorde venha a ser superado com facilidade.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

ENCHENTES NO ABCD PAULISTA.

Nesta última segunda-feira dia 01/02/2010, assisti pela televisão imagens fortes de enchentes na região do ABCD PAULISTA (Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema), na verdade segundo relata a mídia, choveu praticamente o mês inteiro de janeiro na região metrolopitana da Grande São Paulo, apresentando o maior volume pluviométrico da História e nesse cenário realmente fica muito complicado fazer qualquer coisa com o grau de eficiência necessário para atender da melhor forma a população mais pobre e necessitada.

Mas tenho visto pouco empenho da Prefeituta do município de São Paulo e do Sr. José Serra, é u  quadro difícil, mediante o grande volume de chuvas, mas nesse aspecto social, historicamente os partidos de direita sempre deixam a desejar quando eles estão a frente do executivo seja ele municipal, estadual ou federal, eles sabem muito bem é trabalhar com e para os mais ricos, essa é uma marca registrada do PSDB e do DEM.

No entanto o que me deixa mais triste é ver pessoas humildes, perdendo os poucos bens que possuem, contraindo doenças como a Lepstospirose e etc e ficando muitos deles na pior sem teren para onde ir, tendo que depender de amigos, familiares ou das autoridades que sempre demoram muito tempo para agilizar um bom atendimento a essas pessoas,  embora eu reconheça que a demanda seja enorme, porque a cidade de São Paulo é uma das maiores cidades do planeta e quando surgem problemas, estes surgem numa magnitude muito avançada!

As autoridades alegam que as principais pessoas atingidas são pessoas que moram nas margens de rios e demais áreas de risco, mas também não é por isso que o governo não deva antecipar-se e implantar uma boa política habitacional. Embora quem tem feito isso mais adequadamente é o governo federal, por meio do "Minha Casa é minha vida", em parceria com a Caixa Econômica Federal, os governos estaduais e federais.

Ficamos na expectativa não só do término das chuvas, mas de ações mais efetivas dos governos municipal e estadual de São Paulo, de modo que a parcela mais humilde da população venha a ser atendida adequadamente pelas autoridades.