No ENEM de 2012 o tema da Redação foi bastante atual, tratando à respeito do movimento imigratório para o Brasil neste início do século XXI. Um primeiro público que tem se instalado em nosso país são aquelas pessoas que vivem nos chamados países hermanos, os povos latinoamericanos que são: argentinos, chilenos, bolivianos, paraguaios etc.
Muitos haitianos também tem vindo tentar a sorte no Brasil, em vista da situação caótioca que vivem em seu país de origem e muitos deles entram ilegalmente aqui e trabalham em condições deploráveis e são explorados de várias formas, e a PF tem registrado um aumento muito significativo desse tipo de movimento imigratório.
Africanos de várias nacionalidades que vem muitos deles estudar nas universidades brasileiras tanto na graduação, como na Pós-graduação; e outros que entram ilegalmente, que nos casos mais extremos se escondem nos porões dos navios para tentar entrar na "Terra Brasilis".
Os chineses vem trabalhar nos seus negócios ligados à empresas multinacionais e transnacionais que se instalam no país e de uma forma avulsa para montar lojas de artigo de R$ 1,99, trabalhar com importação e exportação e lanchonetes e pastelarias por toda parte, de norte a sul do país.
Na parte de mão de obra especializada vemos também norte-americanos, europeus e japoneses que vem ocupar uma lacuna de mão de obra que existe em nosso país, principalmente na parte de engenharia civil e na extração de petróleo.
Por último, esse tema de Redação é muito rico, porém, não é qualquer pessoa que teria condições de escrever sobre esta temática com propriedade e desenvolvutura, considero um tema contemporâneo muito relevante, mas não só estudantes que concluíram o ensino médio teriam dificuldades em escrever sobre este assunto, mas muitas pessos já graduadas nas mais diversas áreas e até Pós-graduadas pooderiam ter dificuldades em contemplar um assunto, um tanto complexo!
sábado, 17 de novembro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)